Em resposta a esta forte perda de receita, alguns veículos já começaram a utilizar bloqueadores dos bloqueadores. Na prática, eles impedem o acesso ao seu conteúdo por pessoas que estejam usando ad blockers e não sejam assinantes pagos. “Estamos vivendo um verdadeiro ‘braço de ferro’ entre a liberdade de acesso ao conteúdo dos usuários e o direito dos veículos de obterem receita pela produção de seu material”, explica Celso Ribeiro, fundador e diretor comercial da BR Media Group..
Consumidor: o que ele quer dizer com o uso de ad blockers?
O que hoje já se sabe é que a reação do consumidor que busca bloquear a publicidade on-line não deve ser menosprezada. Mais do que falta de paciência, ela revela uma desconexão entre as mensagens e formatos com o público que estes anúncios deveriam conquistar. Mais uma vez, se opta pela antiga prática de tentar colocar a publicidade ‘goela abaixo’ do consumidor.
“Enquanto é absolutamente lícito que os veículos busquem garantir, por meio da publicidade, a sustentabilidade econômica de seus negócios, os anunciantes precisam entender que é hora de tornar suas mensagens o menos invasivas possíveis”, explica Celso Ribeiro. O cada vez se mostra mais difícil nas redes e na internet.
Esse movimento dos consumidores torna cada dia mais irrelevante a publicidade online, se em passado recente era crescente o aporte de recursos do marketing nas redes sociais e outras mídias online, este movimento deve decrescer progressivamente diante do desgaste da imagem das marcas que insistem em impingir sua publicidade aos consumidores.
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