Belotur realiza 2o encontro de Turismo de negócios e Eventos

A Belotur realizou, nesta terça-feira (16/12), o 2º Encontro de Turismo e Negócios e Eventos com a presença de representantes do trade turístico e empresas do setor.

Durante o evento, foram apresentados os principais resultados do setor em 2014 e o plano de ação para 2015. Belo Horizonte conta com um Grupo de Trabalho Especial de Eventos (GTE), supervisionado pela Belotur, com o objetivo de desenvolver atividades para a organização e ampliação do Turismo de Negócios e Eventos na capital. O GTE é formado por cinco sub-grupos focados em ações nas seguintes áreas: Indicadores, Espaços para Eventos, Infraestrutura e Serviços, Tributos e Promoção. A coordenação técnica é realizada pelo Sebrae MG.

A diretora de promoção turística da Belotur, Stella de Moura, lembrou que os grupos de trabalho são espaços para reunir poder público, entidades e empresas chave da cadeia produtiva do turismo. “Estamos fazendo um trabalho integrado e dinâmico que têm colocado Belo Horizonte no caminho certo. Essa sinergia entre os atores do turismo faz com que sejam desenvolvidas ações convergentes para que o destino Belo Horizonte entenda o que o mercado busca, se enquadre nessas necessidades e se consolide, cada vez mais, como um polo de Turismo de Negócios e Eventos. É o sucesso na atração de fluxo turístico nessa área que garante a sustentabilidade de outros segmentos da cadeia produtiva, como o gastronômico, o cultural e o lazer”, disse.

Durante o encontro foi criado um importante fomentador de atração de novos eventos para Belo Horizonte: o Grupo de Captação, responsável pelo mapeamento de potenciais eventos e ações diretas para sua captação. Também foi apresentado o desenho do 1º Fórum de Eventos de Belo Horizonte, previsto para ser realizado no segundo semestre de 2015.

Alguns dos resultados do trabalho dos GTE’s também foram apresentados, como a adequação e implantação de áreas de embarque e desembarque de passageiros em pontos turísticos e hotéis; a realização de rodada de negócios entre hotéis e agências de viagem para formatar pacotes especiais para feriados como o Carnaval; acompanhamento dos indicadores do setor turístico, como ISS, geração de emprego, renda e receitas; além de levantamento dos eventos âncora e do perfil da sazonalidade do calendário de eventos de Belo Horizonte; dentre outros.

O setor de eventos em 2014 – Atualmente, a cidade disponibiliza 337 espaços para eventos, sendo dois Centros de Convenções (Minascentro e Associação Médica), três pavilhões de feiras (Expominas, Serraria Souza Pinto, Parque Bolivar de Andrade), 97 auditórios, 93 hotéis com espaços, 16 espaços para uso múltiplo (ex.: Minas Tenis Clube, Mineirão, Chevrolet Hall), 28 restaurantes, 17 bares, 8 casas de show-música, 46 espaços para eventos de negócios e buffets, 13 clubes e 6 equipamentos culturais, além de espaços para eventos ao ar livre, que são cada vez mais solicitados. Em 2015, estão previstas também a inauguração da Estação Cultural Presidente Itamar Franco e do Espaço Multiuso do Parque Municipal.

A pesquisa “O Perfil do turista de negócios em BH” realizada pela Secretaria de Estado de Turismo e Esportes de Minas Gerais mostrou que, em 2013, o turismo de negócios em Belo Horizonte gerou receita de R$ 1,05 bilhões. Cerca de 990 mil turistas visitaram a capital motivados por negócios e eventos; a permanência média foi de 7,3 dias e o gasto individual foi de R$ 1.066,68 por viagem.

Em 2014, a Belotur realizou, em parceria com o Belo Horizonte Convention e Visitors Bureau e a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH), a promoção de Belo Horizonte para empresários cariocas e paulistas por meio do evento “Uma Surpreendente BH te Aguarda”, que tem como objetivo apresentar as novas ofertas turísticas da capital e sua renovada infraestrutura. Também foi realizada a promoção de Belo Horizonte em cinco eventos que serão realizados na cidade em 2016 - 11º Congresso de Ortopedia Pedriátrica, 51ª Reunião da Sociedade Brasileira de Zootecnia, 17ª Simpósio Internacional de Fisioterapia Cardiorrespiratória, 27º Congresso Brasileiro de Neurologia e 15º Congresso Brasileiro de Controle de Infecção e Epidemiologia Hospitalar - e apoio à captação de dois importantes eventos técnico-científicos: o 18º Simpósio Internacional de Fisioterapia Cardiorrespiratória, em 2016, e o International Council of the Aeronautic Science, em 2018.

Com a recente filiação à ICCA - International Congress and Convention Association e à Organização Mundial do Turismo, a Belotur passa a ter acesso a informações privilegiadas da entidade, aumentando sua competitividade entre os principais destinos nacionais e internacionais. Em 2013, a capital mineira permaneceu na 6ª posição no ranking da ICCA com a realização de 11 eventos internacionais.

O Encontro - O 1º Encontro de Turismo de Negócios e Eventos de Belo Horizonte foi realizado em dezembro de 2013, no Expominas, durante a feira Minas Eventos Expo. Durante o encontro foi criado o Grupo de Trabalho Especial de Eventos (GTE) para trabalhar, a princípio, cinco temas importantes para o setor, com uma programação dinâmica e focada no desenvolvimento setorial. Atualmente, GTE é composto por 12 entidades e 3 empresas.

Por meio do GTE, há a participação ativa de atores chave - com entregas de curto prazo e geração constante de novas demandas - em sintonia com todo o escopo de programas e ações, sejam públicos ou privados, já existentes, e principalmente com o mercado. É da sua multidisciplinaridade e pluralidade de participantes, desde as atividades econômicas geradoras de eventos até o captador do evento, que resulta a sua posição estratégica nas definições para a sustentabilidade da cadeia produtiva de Belo Horizonte.

Fonte: Assessoria