Belo Horizonte é apresentada para mercado paulista

A realização do evento integra as estratégias do Programa de Turismo de Negócios e Eventos de Belo Horizonte que visa alavancar o segmento na cidade e manter a sustentabilidade do setor após o Mundial.
Evento foi realizado no Espaço Minas Gerais, em São Paulo, e contou com a presença de organizadores e promotores de eventos, representantes do trade turístico da capital paulista, empresários e formadores de opinião



As mudanças da capital mineira; sua rede hoteleira ampliada e renovada; os novos atrativos turísticos e espaços para eventos da capital e o entorno foram apresentados para empresários paulistas na manhã desta quarta-feira (27/8), no Espaço Minas Gerais, em São Paulo. O evento “Uma surpreendente BH te aguarda” foi uma iniciativa da Belotur, do Belo Horizonte Convention e Visitors Bureau e da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis Minas Gerais e teve o objetivo de consolidar o destino Belo Horizonte no pós Copa. Estiveram presentes organizadores e promotores de eventos, representantes do trade turístico da capital paulista, empresários e formadores de opinião. A realização do evento integra as estratégias do Programa de Turismo de Negócios e Eventos de Belo Horizonte que visa alavancar o segmento na cidade e manter a sustentabilidade do setor após o Mundial.

O presidente da Belotur, Mauro Werkema, lembrou que Belo Horizonte evoluiu em seu planejamento urbano, o que permitiu que ela se transformasse em uma cidade da modernidade, sendo base da arquitetura do modernismo brasileiro. Werkema ainda lembrou que 86% do PIB da cidade está no setor terciário, com forte ênfase para o Turismo de Eventos e Negócios, que tem na medicina, na biotecnologia, na gastronomia, na moda e no TI os seus polos econômicos fortes. “Turismo é uma atividade fundamental nas cidades renovadas pela Economia Criativa, que demanda eventos, reuniões e encontros de toda natureza. Hoje, Belo Horizonte tem condições de competir e promover eventos nos âmbitos nacional e internacional”, disse.

O presidente do Belo Horizonte Convention e Visitors Bureau, Antônio Claret Nametala, lembrou o papel da entidade e da capacidade da capital mineira de receber eventos. “Temos como objetivo atrair novos negócios turísticos para BH. E, dentro desta linha, é importante estar na maior cidade da América Latina e maior polo emissor de turistas de negócios e lazer para Minas Gerais. Como porta de entrada do turismo mineiro, Belo Horizonte está preparada para receber todo e qualquer tipo de evento, seja ele de caráter técnico-cientifico, comercial, esportivo ou corporativo, pois possuímos empresas qualificadas, bons espaços e hotelaria considerada a mais nova e moderna do país, além dos nossos encantos culturais e naturais”, disse.

A presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis Minas Gerais, Patrícia Coutinho, lembrou que a capital mineira tece o aumento de 35% no número de leitos, e que alguns hotéis passaram por reforma e revitalização. “Belo Horizonte conta com 13 mil unidades habitacionais para atender aos eventos de todos os portes. A atual rede hoteleira tem capacidade para receber, simultaneamente, 17 mil pessoas dentro de seus 194 espaços para eventos. Hoje podemos dizer que temos em Belo Horizonte uma hotelaria de nível internacional”, concluiu.

Estão previstas outras duas edições do evento: uma no dia 17 de setembro, no Rio de Janeiro, e outra em Brasília, com data a definir. Foram parceiros na realização do evento: a Associação Brasileira de Agências de Viagens de Minas Gerais – ABAV MG; Associação Brasileira de Bares e Restaurantes – ABRASEL MG; Associação Brasileira de Empresas de Eventos – ABEOC MG, a Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo - Abrajet de Minas Gerais e São Paulo, o Sindicato das Empresas Organizadores de Eventos – SINDIPROM MG e a Federação de Convention & Visitors Bureaux do Estado de Minas Gerais – FC&VB-MG.

A nova Belo Horizonte

Com localização estratégica no mapa brasileiro, a capital mineira está a, aproximadamente, uma hora do Rio de Janeiro, São Paulo e Brasília. Por meio do Aeroporto Internacional Tancredo Neves, que terá sua capacidade de movimentação aumentada para 20 milhões de passageiros até 2016, tem ligação direta com a Argentina, Estados Unidos, Panamá e Portugal.

Belo Horizonte é uma cidade renovada pela Economia Criativa, por isso se destaca por seus polos econômicos fortes: moda, móveis, TI, medicina, gastronomia, cultura, dentre outros. Possui ampla rede de prestação de serviços, o que a torna competitiva para a realização de eventos de todos os gêneros, que podem ser realizados, por exemplo, em espaços como o Minascentro, Expominas, Mineirão, salas de convenções dos hotéis, dentre outros. Para se ter uma ideia da capacidade de recepção de grandes eventos em Belo Horizonte, atualmente a cidade já sedia eventos como a Feira Nacional de Artesanato, o festival de música baiana Axé Brasil, o Comida di Buteco e a Expocachaça.

Belo Horizonte foi sede de seis jogos da Copa do Mundo e, de acordo com pesquisa do Ministério do Turismo, foi a terceira cidade-sede que mais recebeu turistas estrangeiros (20%). Pesquisa da Secretaria de Estado de Turismo e Esportes de Minas Gerais demonstrou que 92% das pessoas que visitaram a capital mineira durante a Copa do Mundo indicariam a cidade como destino turístico a amigos e parentes.

Da esq. para a dir (embaixo)- O presidente do Belo Horizonte Convention e Visitors Bureau, Antônio Claret Nametala; o secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico de Belo Horizonte, Marcelo de Souza e Silva; a diretora de Promoção Turística da Belotur, Stella Kleinrath; o presidente da Belotur, Mauro Werkema; o presidente da Associação Brasileira de Agências de Viagens de Minas Gerais – ABAV MG, Antônio da Matta; a presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis de Minas Gerais – ABIH MG, Patrícia Coutinho. (Em cima) O vice-presidente da Câmara de Dirigentes Logistas de Belo Horizonte - CDL BH, Anderson Souza Rocha e o assessor da diretoria do Belo Horizonte Convention e Visitors Bureau, Hernani de Castro



Fonte: Belotur