A Beauty Fair, considerada uma das maiores feiras de beleza das Américas, encerrou sua 19ª edição na última terça-feira (10) em São Paulo, com mais de meio milhão de visitantes, marca histórica do evento. A influenciadora e empresária, Thais Giraldelli, pioneira em extensão de cílios no Brasil, marcou presença ao lado de Bruna Tavares, Karen Bachini, entre outras mulheres revolucionárias no mercado da beleza e estética.
Ocupando todos os pavilhões do Expo Center Norte, a 19ª edição marca um novo recorde na história do evento. “Em relação ao ano passado, estamos quase 10% acima no nível de ocupação, dentro de uma estrutura de cerca de 35 mil m2. Ficamos bem felizes com esse resultado”, afirma o diretor geral César Tsukuda.
Reunindo mais de 2 mil marcas de beleza em aproximadamente 500 estandes, a feira deve também registrar um novo recorde de volume de negócios realizados neste ano. “Nós estamos estimando um crescimento entre 10 e 15% no volume de negócios gerados dentro da feira, o que faz a Beauty Fair ultrapassar a casa de R$ 1 bilhão de movimentação, que já atingimos em 2023”, afirmou o executivo.
Em número de visitantes, não deve haver grandes alterações, ficando perto das 205 mil pessoas registradas em quatro dias de evento da edição passada. O profissional aponta, ainda, que há uma expectativa de crescimento limitada de público, até pelos próprios limites do espaço, e que se a feira enche muito, a entrega fica comprometida.
Segundo o profissional, as movimentações não são de crescer em volume de visitantes, mas em tentar fazer um trabalho de qualificação, aumentando o número de lojistas e de profissionais, que são, de fato, quem movimenta o mercado dos negócios. Ele prossegue, lembrando que o tema da nova edição da Beauty Fair, “Você na Cena da Beleza”, enaltece a criatividade pessoal do profissional de beleza brasileiro.
“Neste ano, temos muitas empresas apostando em fragrâncias. O Brasil é muito forte nessa categoria, mas as vendas são muito concentradas no porta-a-porta e em franquias. No varejo tradicional, é quase irrelevante. Então percebemos com bons olhos marcas querendo trazer isso para a realidade do varejo. A Coty, que é um player importante, vem fazendo um movimento bastante agressivo nesse sentido”, afirma Tsukuda.
Com relação ao haircare, skincare e produtos profissionais, o executivo aponta que os produtos são destaque na feira e evidencia a participação de marcas de haircare nesta edição. “Cabelo sempre é uma fortaleza aqui na feira e o que notamos é a consolidação da subsegmentação da categoria, de acordo com a necessidade do consumidor. Hoje encontramos, por exemplo, produtos para os mais diferentes tipos de cachos e isso é interessante porque amplia mercado”.
Além de skincare, Tsukuda destaca ainda na 19ª Beauty Fair a subsegmentação do mercado profissional, com destaque para a extensão de cílios. “Dez anos atrás, quem imaginava que teríamos um profissional especialista em extensão de cílios? Esse é um movimento que forma um novo tipo de profissional, leva ao desenvolvimento de novos produtos e, cedo ou tarde, reflete no consumo”, finaliza.
Comentários