O rebranding do Beach Park, planejado por Luis Grottera, está entre os trabalhos em desenvolvimento pela Brandia Central.
Complexo com 180 mil metros quadrados, o Beach Park é o 12o maior parque aquático do mundo que inclui parque aquático e hotéis na vizinhança da cidade de Fortaleza, no Ceará. A empresa que fará 25 anos e vive um momento de excelente performance, está com um projeto de rebranding on going pela Brandia Central. A consultoria, capitaneada por Luis Grottera, venceu uma concorrência entre três das maiores empresas do setor. Nos próximos meses surpreendentes propostas serão apresentadas ao mercado, fruto do trabalho conjunto realizado pela empresa e pela consultoria.
Grottera explica que usa a metodologia Elevation System, a qual permite desenvolver projetos nos quais o conceito branding passa a ser adotado de forma ampla, tornando-se um novo modelo de gestão das empresas.
“A excelência e a profundidade dos projetos de branding desenvolvidos pela Brandia Central leva a implementação de uma cultura de marca, que impacta profundamente o RH do cliente, seus métodos produtivos, a área de pesquisa e desenvolvimento e, só depois, as atividades comerciais de marketing e comunicação. E por qual razão uma empresa deve passar por esse processo? Porque as mudanças que a tecnologia e as novas gerações estão trazendo ao mundo, estão alterando estruturalmente as regras do jogo. Numa velocidade estonteante”, afirma Grottera.
No Brasil, onde ainda é comum se confundir o branding como a mudança de logotipo, os trabalhos desenvolvidos pela Brandia Central atestam a criação de novos paradigmas e formatos na solução de problemas empresariais, visando tornar as marcas únicas e com força magnética para seus stakeholders. “Há uma frase pronunciada por Godard na década de 60 que sempre me inspirou: ‘A ética é a estética do futuro’. Depois que me tornei um brander e comecei a estudar o design, entendi que se mudar a frase, ela também faz sentido: A estética é a ética do futuro”, resume o CEO da consultoria.
Um ano de Brasil - Há um ano, Luis Grottera abraçava o desafio de se associar a Brandia Central, uma das 10 maiores consultorias de branding na Europa, com 25 anos de experiência no setor e mais de 200 funcionários no seu badalado escritório localizado nas Docas de Alcântara, em Lisboa.
A empresa conta com sua larga experiência internacional e um dos maiores bancos de cases do mundo no segmento de branding. “Na Brandia estamos à procura do que as marcas têm por dentro. O que são, o que as move, o que faz delas únicas. E é do seu interior que criamos um caminho só delas. Um caminho que lhes permite elevarem-se acima das outras marcas e chegar a um patamar único, no qual a relação com os consumidores é de empatia, de carinho, de confiança. Esse é o maior bem que a empresa pode ter. Aqui no Brasil e em qualquer outro lugar do mundo”, afirma Miguel Santos, VP internacional da consultoria.
Grottera, com larga experiência e reconhecido por sua visão de longo alcance, estratégica e nada ortodoxa, atualmente sócio e CEO da Brandia Central, aproveita a comemoração do primeiro aniversário da união para apresentar alguns cases desenvolvidos, além do Beach Park.
Britannia. Nascida pelas mãos de uma senhora britânica da sociedade carioca, a famosa e elitizada escola de inglês foi adquirida por um novo grupo empresarial que tem planos expansionistas para a marca. Para isso precisava se modernizar e usar uma nova linguagem que ampliasse o relacionamento com seus novos stakeholders. O branding desenvolvido pela Brandia Brasil reformulou da fachada ao posicionamento, da papelaria aos novos personagens que interagem no ambiente da escola.
Unidas Rent a Car – Diferentemente dos cases anteriores, nos quais a estratégia se traduziu em mudança de logotipo e, consequentemente, também em toda comunicação, o trabalho de branding para empresa de aluguel de carros mantém-se nos bastidores, norteando decisões sobre o negócio. A melhor solução estratégica foi mudar rapidamente algumas outras variáveis no marketing mix da empresa, gerar um rápido crescimento para aumentar a massa crítica de negócios da empresa. Uma das mudanças geradas pelo projeto foi a recente competição para escolha de um novo fornecedor na área de agência de publicidade. Pelo projeto, o rebranding da Unidas deve se realizar no próximo ano.
Câmara Portuguesa - Tradicionalíssima em seu posicionamento e como instituição, as câmaras de comércio carecem de um novo olhar sobre como estimular negócios entre as empresas. Especificamente a Câmara Portuguesa, por ocasião de seu centenário, apostou na implementação de um branding mais moderno. O resultado da estratégia desenvolvida pela Brandia Brasil adota um conceito inovador de reposicionar a imagem do empresário português no nosso País, assumindo como marca a sigla globalmente usada para Portugal em toda área de transporte na Europa: POR. E sobre a sigla adiciona um “ + “, forma que dá uma dupla leitura à nova marca, enfatizando uma imagem moderna e uma linguagem de business mais atual. Permitindo assim que a Câmara comunique-se POR + NEGÓCIOS, POR + RELACIONAMENTO, POR + EVENTOS, entre outros tantos exemplos.
Sobre a Brandia Central - (www.brandiacentral.com) - Com mais de 25 anos de experiência no setor, detentora de uma inovadora metodologia de branding com a ideia de FIGHT GRAVITY, criada e desenvolvida para elevar o magnetismo das marcas, a Brandia Central aportou no Brasil em 2011, tendo o publicitário Luis Grottera como CEO.
Denominada Elevation System™, a metodologia proprietária utilizada pela empresa resulta do conhecimento e da experiência adquiridos nos mercados onde opera, sempre colocando a criação e gestão de marcas em uma perspectiva holística e integrada. Esta inovadora metodologia apresenta uma aplicabilidade particularmente diferenciadora para o momento econômico brasileiro, no qual surgem necessidades específicas por parte de empresas em processo de IPO (Inicial Public Offering).
Situada entre as 10 maiores do mercado europeu, a Brandia Central tem um ousado plano de internacionalização, sob o comando de Miguel Santos, VP internacional. Sua proposta é fazer sua marca se comunicar com eficiência e consolidar o projeto de ser a primeira consultoria de branding especializada em países emergentes. Hoje a Brandia Central tem escritórios em Madri (Espanha), Luanda (Angola) e Maputo (Moçambique). Depois do Brasil, planeja chegar à Rússia e Índia. Paralelamente, faz projetos em vários mercados, como é o caso da Polônia, Ucrânia, Turquia, Arábia Saudita e Abu Dhabi. Segundo Miguel Santos, a entrada no Brasil é um objetivo estratégico e um grande desafio para a Brandia Central. “Acreditamos que a nossa experiência e know-how em mercados emergentes, a mesma herança cultural e linguística e a liderança de um profissional reconhecido pelo seu perfil de estrategista pode alavancar o sucesso das marcas brasileiras no maior mercado da língua de Camões”, diz.
Luis Grottera, profissional de reconhecida reputação como estrategista, que durante anos capitaneou sua própria agência de comunicação multidisciplinar e há cinco vendeu sua participação societária na TBWA\ para o Grupo Omnicom, defende o modelo de trabalho da Brandia de assumir o branding como um novo modelo de gestão das empresas.
A unidade brasileira constituirá uma base de acesso para o mercado na América Latina, mas isso só será prioridade depois de vencido o desafio de fazer a Brandia Central do Brasil ter um desempenho de destaque no mercado brasileiro. Com credenciais nos mais diversos setores, a carteira de clientes da Brandia Central inclui gigantes mundiais como a UEFA, entidade responsável pela organização da Copa Euro 2012, concorrência europeia recentemente vencida contra quatro empresas de branding de Londres. Conta ainda com marcas expoentes de mercado em Portugal, como Sumol-Compal, Banif, Nestlé, TAP e Brisa.
Comentários