Incentivar o debate sobre diversidade, respeito e inclusão em diversos meios, incluindo o corporativo, é uma das missões da Barilla, líder mundial em massas. Com esse objetivo, a empresa, em parceria com a ESPM, desenvolve o Summit Respect, evento gratuito e aberto ao público. O intuito é discutir como as empresas estão promovendo o respeito às diversidades internamente, no consumo e nas ações de marketing. Será realizado nos dias 11 e 12 de junho, na ESPM-TECH São Paulo.
Serão dois dias repletos de programação com painéis (confira temas abaixo) que abordarão assuntos relacionados à diversidade. Além do conteúdo, o Summit Respect promoverá oficinas para capacitação técnica profissional da população Trans e travestis, e uma pequena cota voltada a alunos da ESPM.
Antes do evento, o Summit Respect chega ao Instagram. No perfil @summit.respect, os seguidores passam a ter acesso a conteúdo relacionado à diversidade: personalidades que lutaram (ou lutam) pelos direitos dos negros, mulheres e população LGBTQ+; dicas de filmes, livros e séries; orientações sobre legislação e telefones úteis em caso de qualquer violência ou discriminação; entre outros serviços.
Segundo Fabiana Araújo, gerente de marketing da Barilla e integrante do Grupo Respeito - que reúne colaboradores da empresa para promover a diversidade no ambiente corporativo - o Summit Respect contribui para reforçar o posicionamento global da companhia em prol da diversidade e inclusão. Nos últimos anos, a marca vem apoiando importantes projetos como a Casa Florescer, espaço que acolhe mulheres trans em São Paulo; Mães pela Diversidade, ONG que luta contra a discriminação com base em orientação sexual, identidade de gênero e condição sexual; e Chefs Especiais, instituto que atua pela socialização de pessoas com Síndrome de Down por meio da gastronomia; além de ações internas, desenvolvidas com o Carlotas, que visam proporcionar por meio de palestras e experiências pessoais, o diálogo sobre empatia, respeito e diversidade.
TEMAS
“Como desenvolver uma cultura inclusiva”
- Karina de Andrade Chaves, gerente de responsabilidade social do Carrefour
- Suelen Marcolino, líder do grupo de equidade racial e especialista em novos negócios no LinkedIn Brasil
- Simon Gamboa, head of user acquisition da Tapps Games
“Quem são os influencers da diversidade?”
- Leandro Bravo, Partner e CMO da Celebryts
“Conversa com advogados”
- Melissa Cassimiro, advogada da Accenture
- Kalebe Machado, advogado do Carrefour
- Marcel Francarolli Nunes, advogado da Trench Rossi Watanabe
“Engajamento, ativismo e marca”
- Rodrigo Santini, gerente de missão social da Ben & Jerry’s
“Benchmark com empresas líderes em diversidade”
- Marco Giovanne Tobias da Silva, vice chairman do Bank of America
- Ricardo Yuki, superintendente da área de risco da Citi
“Os desafios das pessoas negras nas organizações”
- Pedro Jaime, professor da ESPM, antropólogo e autor do livro Executivos Negros (vencedor do Prêmio Jabuti 2017)
- Renata Hilário, líder do grupo Publicitários Negros
- Felipe Guerra, representante do grupo Publicitários Negros
“Quando a cultura LGBT toma as ruas e a cidade”
- Prof. Dr. Fábio Mariano Borges, especialista em comportamento do consumidor e professor da ESPM
- Pedro Gariani, co partner da Unicorns Brasil
“Promoção dos Direitos Humanos nas organizações: quais os resultados?”
- Daniela Cortezze, gerente de RH da Barilla
- Profa. Dra. Gisele Castro, comitê de direitos humanos da ESPM
Comentários