BTM 2025 ocorre em Fortaleza em cenário de crescimento do turismo local

Evento B2B será nos dias 23 e 24, no Centro de Convenções do Ceará, com expectativa de reunir cinco mil profissionais, além de ações inéditas para o corporativo
A capital cearense é o quarto destino mais buscado para voos nacionais, diz pesquisa

O BTM – Brazil Travel Market 2025, principal evento B2B de turismo do Norte e Nordeste, será realizado nos dias 23 e 24 de outubro, no Centro de Eventos do Ceará, em Fortaleza. O encontro, organizado pela BBC Eventos, deve reunir cerca de cinco mil profissionais do setor e ocorre em um momento de crescimento do turismo na capital cearense e no estado.

De janeiro a agosto de 2025, o Ceará recebeu 69.623 turistas internacionais em voos diretos, aumento de 29,67% em relação ao mesmo período de 2024, segundo a Embratur. O número já representa mais de 71% de toda a demanda internacional registrada no ano passado.

Mesmo fora da alta estação, Fortaleza também mantém desempenho positivo no turismo doméstico. Levantamento do Kayak aponta a capital como o quarto destino mais buscado para voos e o sétimo para hospedagens entre 1º de setembro e 15 de novembro deste ano. As buscas por acomodações cresceram 6% em relação a 2024, enquanto os preços médios registraram redução de 9%.

De acordo com Breno Mesquita, um dos CEOs da BBC, o momento é propício para fortalecer a integração entre destinos e profissionais do setor. “Fortaleza vive uma fase importante de crescimento e consolidação como referência no turismo nacional e internacional, o que reforça a relevância do BTM neste contexto”, afirma.

Ele destaca que o BTM 2025 está estruturado para receber essa demanda do mercado. A feira prevê a participação de mais de 100 estandes, além de rodadas de negócios e capacitações. O evento concentra representantes da cadeia produtiva, incluindo operadoras, companhias aéreas, meios de hospedagem e fornecedores de tecnologia.

Uma das novidades desta edição é a participação de buyers vindos da Colômbia, Espanha, Itália e Paraguai, em parceria com a Embratur e apoio da Iberia. Outra inovação é a área de conteúdo com curadoria da Associação Latino-Americana de Gestão de Eventos e Viagens Corporativas (ALAGEV), que abordará tendências e soluções para o segmento de viagens e eventos corporativos. “A edição deste ano foi planejada para oferecer uma experiência completa e transformadora. O BTM não apenas conecta, mas inspira a busca por novas parcerias e inovações, essenciais para o crescimento do turismo global”, conclui Mesquita.

Alagev anuncia programação inédita no BTM com painéis sobre viagens corporativas e mercado MICE

O reforço da programação do segmento na agenda da feira é resultado da parceria inédita entre a Alagev (Associação Latino-Americana de Gestão de Eventos e Viagens Corporativas) e a BBC Eventos, organizadora da feira, que visa fortalecer a presença do mercado corporativo no Norte e Nordeste, promovendo conteúdo, networking e reuniões estratégicas voltadas às particularidades da região.

A programação da Alagev no BTM terá início no dia 23 de outubro, com um painel de conteúdo expositivo realizado na área interna da feira, aberto ao público passante e com fones de ouvido no formato “silent talk”. Às 14h, o painel “Tendências em viagens corporativas: O que está mudando a realidade das empresas quando falamos de viagens a negócios?” discutirá as transformações do mercado, sob o comando da diretora-executiva da Alagev, Luana Nogueira. 

No dia 24 de outubro, das 9h30 às 12h30, ocorrerá uma reunião fechada da comunidade Nordeste da Alagev (GVNE), formada por gestores de viagens da região. O encontro será realizado em sala reservada para até 20 participantes e terá como foco a troca de experiências e o debate sobre desafios e oportunidades do setor. Ainda no dia 24, às 15h, será promovido um painel com gestores de viagens no formato de perguntas e respostas, com o tema “O que leva um gestor ou comprador de serviços MICE a escolher seus fornecedores homologados? Quais são os principais diferenciais na hora de escolher um fornecedor e como o fornecedor precisa se adequar para prestar serviços à sua empresa?”, também com Luana comandando o debate. 

A programação também inclui encontros de relacionamento voltados a promover conexões comerciais entre fornecedores e gestores de viagens, ampliando as oportunidades de negócios e fortalecendo a integração entre o turismo de lazer e o turismo de negócios.

Fortalecimento do setor

A parceria entre a associação e a BBC Eventos, organizadora do BTM, marca um momento histórico para o setor, em que as viagens corporativas vivem o melhor desempenho da série histórica. De acordo com o Levantamento de Viagens Corporativas (LVC), realizado pela FecomercioSP em parceria com a própria Alagev, o mercado de viagens corporativas movimentou R$ 71 bilhões nos seis primeiros meses de 2025. Em 2024, o setor alcançou R$ 131 bilhões, o maior faturamento anual já registrado, consolidando sua relevância na economia nacional.

Para a diretora-executiva da Alagev, a parceria com o BTM representa um passo estratégico para ampliar o alcance do turismo de negócios no país. “O turismo corporativo tem papel relevante na economia e vem registrando crescimento contínuo. Estar presente em uma feira com a representatividade do BTM é uma forma de conectar o setor a novos mercados e contribuir para o desenvolvimento das regiões Norte e Nordeste”, afirma Luana Nogueira.

Cláudio Junior, CEO da BBC, considera que a inclusão do tema no evento reforça a importância da diversidade de segmentos abordados na feira. “O turismo de negócios movimenta toda a cadeia e precisa estar integrado às principais discussões do setor. A parceria com a Alagev agrega conhecimento e fortalece o papel do BTM como espaço de conexão entre diferentes áreas do turismo. Nossa expectativa é que essa programação atraia grande público”, reforça.

Blue Tree Towers Fortaleza marca presença na BTM 2025 e reforça o potencial turístico do Ceará

Outro destaque de participação na feira é o Blue Tree Towers FortalezaDurante o encontro, a unidade estará no estande da ABIH-CE (Rua B, Stand 72), que reunirá um grupo com 25 hotéis associados para apresentar o melhor da hotelaria cearense. No espaço, o Blue Tree Towers Fortaleza destacará sua estrutura direcionada ao turismo de lazer e corporativo, reforçando sua presença estratégica no mercado nordestino e o compromisso com a excelência.

Localizado no bairro Meireles, a apenas 11 km do Aeroporto Internacional de Fortaleza, o hotel combina conforto, serviços de qualidade e atendimento acolhedor, características que são marcas registradas da rede fundada por Chieko Aoki, em 1997. A unidade se destaca pela vista privilegiada para o mar, estrutura completa para hospedagem e eventos, além de oferecer experiências que unem bem-estar, gastronomia e conveniência.

Participar da BTM é uma oportunidade valiosa para estreitar parcerias, promover o destino Fortaleza e apresentar a qualidade e o carinho que fazem parte do DNA da Blue Tree Hotels. Acreditamos no poder do turismo como motor de desenvolvimento econômico e humano, e estamos felizes em contribuir com esse movimento no Ceará”, destaca a presidente da Blue Tree Hotels, Chieko Aoki

Realizada no Centro de Eventos do Ceará, a Brazil Travel Market é um dos principais encontros de turismo da América Latina, reunindo destinos, operadoras e profissionais do trade nacional e internacional. A cada edição, o evento movimenta milhões em negócios e recebe milhares de visitantes, sendo uma vitrine para tendências, parcerias e oportunidades no setor.

Fonte: Business Factory