O objetivo da feira era promover o turismo no Brasil, propor ações específicas para atender ao mercado receptivo internacional, fortalecer os destinos nacionais e elevar em 20% o número de visitantes no país a partir de 2013, dois anos antes da Copa do Mundo.
Com o tema “Cores e Sabores do Brasil”, o Salão apresentou aos visitantes os melhores destinos turísticos do país e as mais diversas opções de produtos e roteiros regionais, reunindo o que o Brasil tem de melhor através de 55 Secretarias estaduais e municipais. O público teve a oportunidade de conferir de perto a cultura, gastronomia, artesanato, moda e as principais festas folclóricas do Brasil.
Representantes de diferentes regiões do país e do estado do Rio tiveram a oportunidade de expor e comercializar os seus produtos. No estande do RIOSOLIDARIO - Obra Social do Rio de Janeiro, em parceria com a Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico, Energia, Indústria e Serviços, que desenvolve o Programa de Artesanato do Estado do Rio de Janeiro, foi destacada a cultura e a arte fluminenses, reunindo trabalhos de artesãos de todas as regiões do estado, desde pinturas em tecido, bordados até roupas e acessórios.
Sobre a visita dos estrangeiros ao Morro do Alemão, o secretário Estadual de Turismo, Ronald Azaro destacou que é preciso promover espaços como esse, para oferecer uma nova imagem do Rio, que vá além do futebol, do samba e do carnaval. “Temos que procurar outros nichos de público e explorar o turismo de aventura, o ecoturismo e o turismo cultural”, disse. O secretário enfatizou que o Rio de Janeiro passa por um momento fabuloso e que é preciso fortalecer essa imagem.
O diretor executivo do Brite e coordenador da área internacional, Carlos Muzzio, também reforçou a importância de se mudar a percepção do turista estrangeiro em relação ao Rio e ao Brasil. “O Brasil é muito mais do que o carnaval, a praia e a mulher bonita. Para essa mudança acontecer, a estratégia é utilizar matérias-primas que não são muito exploradas no exterior, como, por exemplo, o lado histórico e o fato de o Rio ter a única cidade imperial das Américas”.
O Salão de Turismo – Brite 2012 foi uma realização da Escala Eventos, em parceria com a Secretaria de Turismo do Estado do Rio de Janeiro, e patrocínio do Ministério do Turismo, Embratur, Prefeitura do Rio de Janeiro e Sebrae-RJ.
Comentários