Azul lança promoção e divulga balanço dos primeiros meses de operação

Em dezembro do ano passado 11 mil pessoas voaram pela Azul, que registrou, neste período, 45% de ocupação. Em janeiro a companhia transportou 45 mil pessoas e

Apenas dois meses de operação e muitos motivos para comemorar. A mais nova companhia aérea brasileira ainda está engatinhando, mas vem mostrando números muito acima da média mundial. Em dezembro do ano passado 11 mil pessoas voaram pela Azul, que registrou, neste período, 45% de ocupação. De lá pra cá só saldos positivos. Em janeiro a companhia transportou 45 mil pessoas e a expectativa para este mês é atrair mais de 65 mil.

 

“São números excepcionais, principalmente se compararmos com o histórico de antigas companhias no início de sua operação. Em janeiro tivemos quase 60% de ocupação dos vôos e estamos muito confiantes em relação ao futuro”, salienta JeanFranco Beting, diretor de marketing da Azul, em coletiva de imprensa que aconteceu nesta terça-feira (10), em São Paulo, e contou ainda com as presenças do presidente da companhia, Pedro Janot e do presidente do conselho, David Neeleman.

 

Dando segmento a estratégia da empresa, a Azul lança, a partir de hoje, sua primeira promoção. Com investimento de R$ 2 mil em propagandas e anúncios, a campanha ‘Azul 25’ oferece aos clientes 25% de desconto no valor da passagem, e dá início a uma sucessão de ações comerciais mais agressivas. “A intenção é focar atenção especial também na divulgação do nosso produto. No entanto, ainda não há nenhum valor estipulado. Os investimentos em publicidade e em campanhas de marketing serão proporcionais ao faturamento da empresa”, diz Janot. A campanha ‘Azul 25’ vai até o dia 20 de fevereiro e as passagens promocionais são válidas até 30 de abril.

 

Conceito

 

A junção do preço com o conforto e a atenção ao cliente é uma das premissas que fazem da Azul uma companhia diferenciada, segundo David Neeleman. O conselheiro explica que no início da rota Campinas – Salvador, a companhia transportava em média 32 pessoas. Hoje já são quinhentas. “O mais interessante é que 80% desses passageiros nunca tinham viajado antes e se não fosse os nossos preços e o nosso serviço jamais teriam optado por este destino. Isso reforça ainda mais o posicionamento de nossa empresa que é proporcionar para mais pessoas a oportunidade de voar, e não simplesmente ‘roubar’ clientes da concorrência”.

 

Para Beting, a Azul já é percebida como a terceira maior empresa brasileira. “Não estou dizendo que já ocupamos esta posição, até porque ainda há um longo caminho pela frente, mas já temos 0.3% de participação no mercado, o que nos coloca em oitavo lugar. Quando outras companhias começam a se preocupar conosco já é um sinal de que estamos conquistando mercado e estimulando a concorrência. Quem ganha com tudo isso é o passageiro”.

 

 

Santos Dumont

 

Dia 30 de março deve sair o resultado da decisão da Anac sobre a abertura ou não do aeroporto de Santos Dumont (RJ) para a operação da Azul. Por enquanto a Agência permite apenas voos que saiam diretamente da capital paulista, mas os dirigentes da companhia estão confiantes. “Temos certeza de que teremos demanda para operar este destino e acreditamos numa resposta positiva da Anac", diz Beting ressaltando que o caso as expectativas não se confirmem, a Azul vai continuar operando normalmente no aeroporto do Galeão, também no Rio de janeiro.