Autoridades debatem tema na estrutura aeroportuária para Copa de 2014

Em sua declaração aos participantes do 3º. Congresso da Associação Brasileira de Empresas de Transporte Aéreo Regional (Abetar), realizado na última quarta-feira (26) na capital paulista, o secretário de Esportes, Lazer e Turismo do Estado de São Paulo, Claury Santos Alves da Silva, salientou a sua preocupação com a estrutura aeroportuária durante a Copa de 2014.

"Nós temos a necessidade de resolver alguns gargalos e a Copa de 2014 é um desses casos. Na Alemanha, mesmo com a estrutura que eles têm, fomos informados, que nos dias de jogos ficou congestionado".

O secretário também salientou o compromisso do estado em trabalhar para o desenvolvimento das propostas levantadas no encontro.

"Nós estamos muito conscientes que o transporte aéreo regional não trata apenas do turismo. Temos muita necessidade de resolver alguns pontos, que sem dúvida serão discutidos hoje e nós vamos ficar empenhados em desenvolver as propostas. Nós ficamos satisfeitos em saber que o aeroporto de Cumbica irá receber investimentos e que a obra irá começar".

Turismo

Com relação ao desenvolvimento do turismo no Estado, ele anunciou a preocupação em diminuir distâncias entre os roteiros."São Paulo tem vários circuitos turísticos, que podem ser turbinados. Nós temos cinquenta roteiros formatados. São Paulo é o principal mercado emissor, diferente do Nordeste, onde os turistas estão lá pelo sol e praia. Aqui nós temos muitos turistas a negócios que podem se deslocar para outros roteiros e nós queremos diminuir as distâncias entre eles", disse o secretário Claury.

Representando o Ministro do Turismo, Luiz Barreto, diretor de fiscalização de obras da pasta, Charles Capella, salientou os recentes investimentos do governo federal.

"Em 2004 tomamos a decisão de investir nos aeroportos regionais. Fizemos pequenas reformas, obras em pistas e em terminais. Em 2006 investimos R$ 977 milhões em 10 ou 12 aeroportos de grande porte. No próximo ano também devem começar as obras do aeroporto do Guarujá, que tem grande importância para a Copa de 2014",disse Charles.

Charles também aproveitou para comunicar sobre a liberação entre 2009 e 2010 de recursos do PROFAA (Programa Federal de Auxilio a Aeroportos), coordenado por um grupo de trabalho formado pela Anac (Agencia Nacional de Aviação Civil), Ministério do Turismo e Ministério da Defesa, com o intuito de melhorar e facilitar o acesso a importantes destinos turísticos do país.

Segundo informações, inicialmente, serão analisados os projetos de recuperação ou modernização que integram a lista de aeroportos regionais já selecionados pela Anac. Ao todo, são 17 projetos em 16 estados definidos, que devem receber R$ 98,6 milhões do programa.

Marco regulatório

Para a doutora em Economia e coordenadora de Estudos de Regulação e Mercados da Diretoria de Estudos Setoriais do IPEA (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada) Lucia Helena Salgado, é fundamental a criação de um marco regulatório para o setor. Além disso, ela propõe parcerias entre as empresas aéreas que operam as linhas regionais com as que operam as linhas tronco.

O Congresso da Abetar também contou com a palestra do gerente de estratégia de mercado para a aviação comercial na América Latina da Embraer, Luis Fernando Lopes, que apresentou um estudo sobre preferência dos usuários como vôos com menos escalas e a necessidade da utilização do avião certo para o mercado na hora certa.

A manhã ainda teve o estudo Aeroportos Paulistas- Pesquisa de Origem e Destino realizado pelo DAESP (Departamento Aeroviário do Estado de São Paulo), apresentado pelo diretor de operações José Mauro de F. Garcia.

O levantamento foi realizado em dezembro de 2005 e ressaltou a necessidade da cooperação entre governos e iniciativa privada para o problema aeroportuário no Estado de São Paulo, antes que ocorra um colapso no sistema, previsto para 2013.

(JA)