Em sua declaração aos participantes do 3º. Congresso da Associação Brasileira de Empresas de Transporte Aéreo Regional (Abetar), realizado na última quarta-feira (26) na capital paulista, o secretário de Esportes, Lazer e Turismo do Estado de São Paulo, Claury Santos Alves da Silva, salientou a sua preocupação com a estrutura aeroportuária durante a Copa de 2014.
"Nós temos a necessidade de resolver alguns gargalos e a Copa de 2014 é um desses casos. Na Alemanha, mesmo com a estrutura que eles têm, fomos informados, que nos dias de jogos ficou congestionado".
O secretário também salientou o compromisso do estado em trabalhar para o desenvolvimento das propostas levantadas no encontro.
"Nós estamos muito conscientes que o transporte aéreo regional não trata apenas do turismo. Temos muita necessidade de resolver alguns pontos, que sem dúvida serão discutidos hoje e nós vamos ficar empenhados em desenvolver as propostas. Nós ficamos satisfeitos em saber que o aeroporto de Cumbica irá receber investimentos e que a obra irá começar".
Turismo
Com relação ao desenvolvimento do turismo no Estado, ele anunciou a preocupação em diminuir distâncias entre os roteiros."São Paulo tem vários circuitos turísticos, que podem ser turbinados. Nós temos cinquenta roteiros formatados. São Paulo é o principal mercado emissor, diferente do Nordeste, onde os turistas estão lá pelo sol e praia. Aqui nós temos muitos turistas a negócios que podem se deslocar para outros roteiros e nós queremos diminuir as distâncias entre eles", disse o secretário Claury.
Representando o Ministro do Turismo, Luiz Barreto, diretor de fiscalização de obras da pasta, Charles Capella, salientou os recentes investimentos do governo federal.
"Em 2004 tomamos a decisão de investir nos aeroportos regionais. Fizemos pequenas reformas, obras em pistas e em terminais. Em 2006 investimos R$ 977 milhões em 10 ou 12 aeroportos de grande porte. No próximo ano também devem começar as obras do aeroporto do Guarujá, que tem grande importância para a Copa de 2014",disse Charles.
Charles também aproveitou para comunicar sobre a liberação entre 2009 e 2010 de recursos do PROFAA (Programa Federal de Auxilio a Aeroportos), coordenado por um grupo de trabalho formado pela Anac (Agencia Nacional de Aviação Civil), Ministério do Turismo e Ministério da Defesa, com o intuito de melhorar e facilitar o acesso a importantes destinos turísticos do país.
Segundo informações, inicialmente, serão analisados os projetos de recuperação ou modernização que integram a lista de aeroportos regionais já selecionados pela Anac. Ao todo, são 17 projetos em 16 estados definidos, que devem receber R$ 98,6 milhões do programa.
Marco regulatório
Para a doutora em Economia e coordenadora de Estudos de Regulação e Mercados da Diretoria de Estudos Setoriais do IPEA (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada) Lucia Helena Salgado, é fundamental a criação de um marco regulatório para o setor. Além disso, ela propõe parcerias entre as empresas aéreas que operam as linhas regionais com as que operam as linhas tronco.
O Congresso da Abetar também contou com a palestra do gerente de estratégia de mercado para a aviação comercial na América Latina da Embraer, Luis Fernando Lopes, que apresentou um estudo sobre preferência dos usuários como vôos com menos escalas e a necessidade da utilização do avião certo para o mercado na hora certa.
A manhã ainda teve o estudo Aeroportos Paulistas- Pesquisa de Origem e Destino realizado pelo DAESP (Departamento Aeroviário do Estado de São Paulo), apresentado pelo diretor de operações José Mauro de F. Garcia.
O levantamento foi realizado em dezembro de 2005 e ressaltou a necessidade da cooperação entre governos e iniciativa privada para o problema aeroportuário no Estado de São Paulo, antes que ocorra um colapso no sistema, previsto para 2013.
(JA)
Comentários