Ausência do Brasil marcou eleição da nova diretoria. Isabel Puebla eleita presidente

A cubana Isabel Puebla foi eleita Presidente. Pela primeira vez desde sua criação, o Brasil não teve nenhum representante nas Assembléias, nem participará de sua Diretoria.

Começou hoje em Montevidéu, o XXV Congresso da Confederação das Entidades Organizadoras de Congressos e Afins da América Latina (COCAL), com a realização de suas Assembléias Ordinária e Extraordinária que, dentre outros assuntos, elegeu a diretoria da entidade para o período 2008/2010.

Uma das mais atuantes profissionais do setor, com mais de uma década de participação efetiva em todas as atividades da Confederação, sempre liderando a delegação cubana nos Congressos anuais da Cocal, inclusive nos dois últimos realizados no Brasil (Curitiba e Porto Alegre), Isabel Puebla, foi eleita Presidente.

  • Eleita por unanimidade, a diretoria fica assim composta:
  • Presidência: Isabel Puebla (Cuba)
  • 1ª Vice presidência: Carmen Ibarra (Uruguai)
  • 2ª Vice presidência: Flor Solano (Costa Rica)
  • Secretaria: Bertha Garcia (Venezuela)
  • Pró-secretaria: Alissia Batres (Guatemala)
  • Tesouraria: Jorge Santos (Costa Rica)
  • 1º Vogal: Ana Maria Viscasillas (Porto Rico)
  • 2º Vogal: José Antonio Rodriguez (México)
  • 3º Vogal: Julieta Espindola (Argentina)

Pela primeira vez desde sua criação, o Brasil não teve nenhum representante nas Assembléias, nem participará de sua Diretoria. Tendo tido uma importante participação na fundação da Cocal e uma atuação vigorosa por mais de 20 anos, foram do Brasil dois de seus presidentes: Lourenço Mazzucca (falecido) e Roosevelt Hamam (atual presidente da Academia Brasileira de Eventos). Esta é a primeira vez também que o Brasil não ocupa nenhum cargo na diretoria da Cocal (normalmente três ou quatro cargos cabiam ao Brasil, sendo pelo menos um na presidência ou na vice-presidência).

No mês passado a revista EVENTOS® foi informada de que estaria ocorrendo um desencontro entre a ABEOC, que representa o Brasil na Cocal e a entidade latino-americana. A informação afirmava que a ABEOC não estaria representada na Assembléia da Cocal, que seu processo de desfiliação estava em andamento e que a presidente da EMBRATUR, Jeanine Pires, cuja palestra consta do programa oficial do evento, cancelaria sua participação em solidariedade à ABEOC.

Consultada, a presidente da ABEOC afirmou que “os fatos nos surpreenderam, pois não são verídicos”, solicitando que a revista EVENTOS® “aguardasse a apuração dos fatos antes de qualquer publicação. Assim que tivermos os devidos esclarecimentos enviaremos para seu conhecimento e publicação”.

Dada a negativa da ABEOC, deixamos de publicar a noticia. No entanto, a ausência de representantes do Brasil na Assembléia realizada hoje, confirma em parte a informação.

A se dar crédito nas informações correntes aqui em Montevidéu, também Jeanine Pires, apesar de até hoje constar do programa oficial do evento, não tem mais sua presença confirmada.

A COCAL segue sendo a mais importante e representativa entidade latino-americana, tendo como associados, além do Brasil, Argentina, Chile, Colômbia, Costa Rica, Cuba, El Salvador, Espanha, Guatemala, Honduras, México, Panamá, Paraguai, Peru, Uruguai e Venezuela, mantendo correspondência com a AFIDA Associação de Feiras Internacionais das Américas, IAPCO International Association of Profissional Congress Organizers e a ICCA International Congress & Convention Association.

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.