Ausência de autoridades marcou a 1ª MITM no Brasil

Cerca de 150 buyers e supplyers internacionais e nacionais estiveram presentes, na 8ª edição da MITM Américas - Meetings and Incentive Trade Market, que aconteceu no Pestana Bahia, de 13 a 15 de dezembro.

 

“MITM é a primeira e a única feira de turismo de negócios da América Latina. Trata-se de uma feira dirigida ao nicho dos mercados de congressos, conferências, eventos e grupos de viagens de incentivo”, explicou Ramón Alvarez, presidente da Gsar Marketing, empresa espanhola com mais de 30 anos de experiência nestes mercados, responsável pela MITM.

 

A prioridade da feira é convidar compradores europeus interessados em organizar programas de viagens de incentivo para as Américas. “Entendemos que a maioria do turismo exportativo de negócios não são as reuniões – com exceção dos congressos internacionais – e sim as viagens de incentivo, sendo a Europa a principal fonte deste tipo de viagens para as Américas, uma vez que os incentivos norte-americanos não privilegiam a América Latina, devido a problemas de imagem, vistos etc.”, afirma Charo Trabado diretora da MITM Américas, “normalmente as corporações e as associações nacionais se reúnem em seus países de origem, mas fazem suas viagens de incentivo no exterior”.

 

A feira de Salvador foi uma das mais exitosas da MITM, tendo mais de 400 profissionais se inscrito, dos quais 100 foram aprovados e 74, de 21 países, compareceram. Das Américas, Argentina (1), Brasil (3), Canadá (1), México (1) e USA (11) e da Europa, Alemanha (6), Áustria (1), Bélgica (6), Eslováquia (1), França (8), Holanda (2), Hungria (1), Itália (6), Polônia (6), Reino Unido (1), Romênia (1), Rússia (10), Suécia (2), Suíça (2) e Ucrânia (1), além do Japão (1).

 

O sucesso da primeira edição brasileira da MITM também pode ser avaliado pela participação de expositores de 13 países: Argentina, Brasil, Bolívia, Chile, Colômbia, Cuba, Equador, México, Panamá, Peru, Republica Dominicana, USA e Venezuela.  Foram realizadas mais de 2.000 reuniões individuais entre buyers e suppliers.

 

O evento de abertura contou com decoração e gastronomia típicas da Bahia, que encantou os convidados, além da apresentação da Cia João de Barro, que mostrou a cultura local através da dança e ritmos genuinamente baianos.

 

Estiveram presentes no coquetel de abertura a presidente da Comissão de Turismo e Desporto da Câmara Federal, deputada Lídice da Mata, e a diretora de Relações Internacionais da Bahiatursa, Rosana França, que ressaltou a importância do evento para o Estado.

 

 “A vinda da MITM para Salvador é um marco para a Bahia, por ser um evento das Américas e, portanto, de grande alcance internacional. Além disso, acontece num momento em que o turismo de negócios está em alta. Salvador é o terceiro mercado para esse tipo de turismo e ainda temos muito potencial para crescer nessa área”, declarou a diretora.

 

No entanto, apesar da reconhecida importância do MITM Américas cabe salientar a ausência da Embratur e da Bahiatursa na coletiva de imprensa, na qual compareceram uma dezena de jornalistas estrangeiros, cujas duvidas quanto as políticas e problemáticas brasileiras ficaram sem resposta.

 

Ao término do evento em Salvador, foram oferecidas três alternativas de pós-tours aos buyers, tendo a maioria optado por Recife, Manaus e alguns pelo Rio de Janeiro.

 

A jornalista Jessica States, da revista MPI Meeting Professional Industry - uma das mais importantes dos EUA e do mundo, que exerce grande influência no mercado de incentivos e eventos corporativos norte-americanos -, que no pós-evento conheceu a Amazônia, tendo visitado o Ariaú Eco Towers e o Eco Amazon Resorts, ambos na região do Rio Negro, próximos de Manaus, declarou “conhecendo quase que o mundo inteiro, o que chama minha atenção aqui é a sintonia água, clima e natureza, aliados a atrativos desenvolvidos como a focagem do jacaré, a interação com os botos e a pesca da piranha, que aumentam o interesse pelo local. Certamente, em minha reportagem estarei recomendando a Amazônia como destino para realização de viagens incentivo. Infelizmente, não tive oportunidade de conhecer Salvador mas, com certeza, voltarei breve ao Brasil”.