A Atlantica Hotels, maior administradora multimarcas de capital privado da América do Sul, fechou 2012 com um volume de negócios que ultrapassou os R$ 616 milhões, crescimento 9% superior a 2011. O Revpar, índice de rentabilidade obtido pelo cruzamento da diária média com a ocupação por apartamento disponível, apresentou saldo positivo de 7,2% em relação ao ano anterior.
"Houve uma pequena desaceleração na economia brasileira no segundo semestre do ano passado, período historicamente forte. Mesmo assim, não impactou os resultados totais da operação da Atlantica Hotels, que são considerados positivos, ainda mais com as boas perspectivas dos novos contratos firmados durante 2012 e as próximas aberturas que faremos nesse ano", afirmou Paul J. Sistare, presidente da companhia.
O executivo declara, ainda, que os preços praticados nas diárias, que proporcionaram crescimento de 12% na diária média, as vendas cruzadas, que representaram 58,7% do total gerado pela equipe de vendas e a ampliação do número de hotéis e destinos atendidos pela rede, fortaleceram os resultados da companhia. “Em 2012, alcançamos 77 unidades no Brasil, 10.458 apartamentos e 40 praças atendidas”, afirma o executivo.
Aberturas, Conversões e Novos Contratos
A Atlantica Hotels inaugurou, no ano passado, o Radisson Hotel Belém, na capital do Pará, marcando o início das operações da rede naquele Estado, e realizou a conversão de outros dois empreendimentos. “E já contamos com a abertura de mais 11 hotéis até o final de 2013”, revela Rafael Guaspari, vice-presidente sênior da Atlantica Hotels.
Os novos negócios gerados em 2012 incluíram a conversão para by Atlantica Hotels de um hotel independente em Araçatuba. A rede também passou a ser a administradora de um empreendimento em Osasco que passou a ter a chancela da bandeira Comfort Hotel. Com as conversões, a rede atende 18 unidades no interior paulista, contabilizando 32 unidades administradas sob esse modelo. A Atlantica Hotels também atingiu, em 2012, 16 das 27 capitais brasileiras existentes no País.
Ao longo de 2012, foram assinados 36 novos acordos comerciais, o que reverterá em mais 5.665 mil apartamentos para a rede, acrescentando nove destinos às praças atendidas pela Atlantica Hotels. Os investimentos são estimados em R$ 1,5 bilhão.
“Nossa expectativa é fechar 2013 com 32 novos contratos, adicionando 6,4 mil novos apartamentos em nosso portfólio por meio de empreendimentos nas capitais Fortaleza, Aracajú, Belo Horizonte, Natal, Curitiba e Teresina e nas cidades de Nova Iguaçu, Mogi Guaçu, Bauru e Indaiatuba”, revela o executivo.
Programa Mudar
Em maio do ano passado, a Atlantica Hotels concluiu o processo de integração de suas ações de responsabilidade social no Brasil com o lançamento do Programa Mudar com o objetivo de promover a sustentabilidade e a mobilização social, ambiental e econômica. Foram de 100 ações realizadas durante o ano.
Uma das principais campanhas em parceria com a Childhood Brasil, organização brasileira que atua na defesa dos direitos da infância e da adolescência, contra o abuso e a exploração sexual, foi o Dia Nacional de Enfrentamento ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, celebrado no dia 18 de maio. No ano passado, foram doados mais de R$ 651 mil, com repasse, desde o início da parceria, de mais de R$ 3,2 milhões aos projetos e programas orientados pela entidade. A previsão é direcionar, somente para a Childhood, cerca de R$ 716 mil em 2013.
TripAdvisor
Entre os 25 melhores hotéis do Brasil, ganhadores do prêmio Traveller’s Choice 2013 do TripAdvisor, um dos maiores sites de viagens do mundo, estão quatro empreendimentos administrados pela Atlantica Hotels. São eles: Radisson Hotel Maceió, em 6º lugar; Four Points by Sheraton Curitiba, em 9º lugar; Radisson Hotel Curitiba, em 12º lugar e Quality Hotel Curitiba, em 13º lugar. A lista refere-se aos hotéis mais bem avaliados pelos internautas no ano passado. No primeiro semestre de 2012, 45% dos hotéis da Atlantica Hotels já tinham sido inseridos no Top 5 do site TripAdvisor e 30% foram listados na primeira posição na categoria “recomendado”.
Alimentos & Bebidas
Em setembro, a Atlantica Hotels lançou o novo conceito gastronômico de seus 77 hotéis no Brasil, com a criação das marcas Eats, Jambu Essencial, Jambu Bistrô, Trigo Pasta & Pizza, Aupabá e Dom Rosso pela área de Alimentos & Bebidas. O trabalho incluiu estudo de características gastronômicas associado à definição dos nomes, criação do cardápio, decoração e apresentação dos pratos, além de toda a comunicação visual.
Com as receitas de A&B que cresceram, nos últimos quatro anos, 83%, Paul J. Sistare, presidente e CEO da Atlantica Hotels, afirma que “o setor tem uma grande importância por representar, hoje, 16% da receita global da rede. Além disso, acaba por contribuir para atrair eventos que, por sua vez, trazem mais hóspedes para os hotéis”, afirma o executivo. Em 2012, o trabalho esteve focado na padronização das marcas, apresentadas nas unidades e em seus respectivos mercados. Nesse ano, inicia-se a fase de inovação e atualização.
Certificação da FIFA
A Atlantica Hotels recebeu, em julho de 2012, da diretoria da Match Services, agência contratada pela FIFA para selecionar os hotéis que serão utilizados durante a Copa de 2014, certificação de parceira oficial da entidade para hospedagens destinadas ao evento no Brasil. Para a Copa das Confederações, que será realizada em seis municípios em 2013, a Atlantica também já foi selecionada oficialmente.
Marketing e Mídias Sociais
Inovações em campanhas online têm sido um dos principais focos da equipe de marketing da Atlantica Hotels. As diversas ações no ambiente online renderam ótimos resultados e algumas premiações. Entre elas, a conquista do Ouro na categoria marketing digital do Adrian Awards para a promoção que a Atlantica Hotels realizou em parceria com a Cielo e Warner Bros. Pictures, por meio do filme Happy Feet: O Pinguim 2. Ao total, foram 18 ações na web, via Facebook e Twitter, com distribuição de 438 brindes.
A operadora hoteleira também é a única empresa brasileira a integrar o Email Design Look Book 2012 por conta da campanha de relacionamento Movie Day para agentes de viagens. Escolhida pela Responsys, líder global em email e soluções de cross-channel marketing, como uma das 20 melhores do mundo, a comunicação da Atlantica Hotels com os agentes envolveu emails marketing programados, convidando os profissionais para sessões de cinema, aulas de esporte, teatro e até ensaios de escola de samba, com uma pesquisa de satisfação pós-evento.
Outra campanha de marketing viral que rendeu ampla penetração nas redes sociais foi realizada graças ao acordo de exclusividade com a Warner Bros. Pictures para uso de imagem do filme O Hobbit: Uma Jornada Inesperada. Desde outubro do ano passado, as ações, que visaram promover as bandeiras Quality, Comfort e Comfort Suites, incluíram lançamento de aplicativos, games, links patrocinados, anúncios no Facebook, disparos de emails marketing e sorteio de viagem por meio do preenchimento de dados cadastrais e número da reserva no site da campanha. “O dinamismo do Facebook criou um ambiente muito propício para promover as marcas, fazendo que amigos de amigos curtissem, comentassem e participassem ativamente da campanha.”, afirma Tatiana Guedes, gerente de Marketing, revelando que a página da Atlantica Hotels no Facebook passou de seis mil seguidores no começo de 2012 para quase 95 mil no final do ano.
Atlantica Hotels International - Fundada em 1998 por Paul J. Sistare, atual presidente e CEO da companhia, a Atlantica Hotels International, sediada em São Paulo, é a maior administradora de hotéis de capital privado da América do Sul. A companhia detém alianças estratégicas com a Choice Hotels International (dona das marcas Sleep Inn, Comfort, Comfort Suites, Quality e Clarion) e com o Carlson Companies (bandeiras Radisson, Park Inn by Radisson e Park Suítes), além das marcas próprias Go Inn, InnStyle by Atlantica e by Atlantica Hotels, para hotéis independentes. A rede tem 77 unidades em operação que somam mais de 10,4 mil apartamentos para hospedagem nas principais cidades do Brasil e mais de seis mil hotéis ao redor do mundo no seu portfólio de reservas. A Atlantica Hotels é apoiadora do Childhood Brasil para o combate da exploração infantil e em favor do turismo sustentável.
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