“O mercado para estes profissionais se desenvolveu de forma intensa nas últimas décadas. Apesar do maior número de brasileiros que falam outros idiomas, a procura por intérpretes aumentou de acordo com o volume de empresas estrangeiras que passaram a fazer negócios no Brasil”, diz Tereza Sayeg, presidente da APIC. O número de conferências, eventos e encontros de executivos de diferentes nacionalidades realizados no País cresceu cerca de 18% (de 2012 para 2013), segundo o levantamento realizado pelo ICCA (International Congress & Convention Association) divulgado em maio deste ano. Atualmente, são 360 eventos internacionais por ano em média.
Os intérpretes são contratados para trabalharem uma ampla gama de eventos, como: encontros de chefes de Estado e de governo, congressos médicos, seminários técnicos, reuniões de negócios e vídeo conferências. Para desempenhar suas funções com excelência, este profissional precisa ter uma solida formação intelectual, conhecer as linguagens de cada área em que atua, manter-se permanentemente atualizado, além de possuir uma ampla cultura geral. “Cabe destacar que o intérprete reconhecido pela APIC adota uma postura discreta e observa rigorosamente a regra da confidencialidade, uma vez que muitas das informações a que temos acesso são estritamente sigilosas”, explica Tereza Sayeg.
Atualmente, cerca de 10% dos membros da associação residem fora do Brasil e contribuem com o trabalho de diversas maneiras. Os principais idiomas que os integrantes dominam são: português, espanhol, inglês, alemão, francês, japonês, russo e italiano. O interessado em tornar-se membro da APIC deve preencher os seguintes requisitos: apresentar documentação comprobatória de sua experiência, a ser examinada e aprovada por uma comissão técnica de admissão. Em seguida, o nome do profissional é circulado entre os membros efetivos para aprovação final.
A APIC está sediada em São Paulo e conta com membros em diversas cidades brasileiras. Saiba mais sobre a associação no endereço eletrônico: http://www.apic.org.br
Comentários