Arte e proteção na pandemia

Spray Art, CUFA Heliópolis e MCI Brasil juntos na campanha Custom Power Arte. A distribuição gratuita de 13 mil máscaras para a comunidade é o objetivo da iniciativa que já está no Catarse.

A MCI Brasil soma suas forças à campanha que foi elaborada pela Spray Art e Tecnologia Criativa - Culturetech, startup de tecnologia e cultura urbana, e a Central Única das Favelas (CUFA) Heliópolis. Juntando arte, conscientização e saúde, a campanha visa levar cuidado para regiões periféricas e ainda aumentar as doações para o projeto que possui metas para promover o cuidado e proteção à comunidade de Heliópolis, em São Paulo.

Diante do cenário de pandemia, uma das maiores dificuldades tem sido conscientizar a população sobre protocolos de proteção. Entretanto, a contaminação pode se propagar cada vez mais em comunidades que não possuem recursos para garantir proteção a toda população. Pensando nisso, a Spray Art lançou a campanha Custom X Power Arte, em parceria com artistas que fazem parte da cultura das comunidades, como Santhiago Selon, Rafael Highraff, Rodrigo Tizil e Chivitz.

A grande ideia: unir arte, conscientização e financiamento coletivo gerando a distribuição de máscaras para comunidades se protegerem. Os artistas convidados cederam suas artes renomadas para a confecção de máscaras, camisetas, moletons e outros itens personalizados para impulsionar a arrecadação no Catarse. Além da doação de máscaras, toda a campanha visa conseguir cestas básicas, brinquedos e outros itens para as comunidades, contando com a distribuição da CUFA.

A idealizadora do projeto, Silvia Neves, explica que o objetivo da campanha é levar assistência à região em três etapas: a doação de máscaras, o abastecimento com cestas básicas para pequenos produtores locais e a realização de testes de COVID-19. “Moradores já estão sofrendo com o desabastecimento por conta das restrições necessárias para a contenção do vírus e queremos levar proteção - com arte e afeto - até eles”, destaca Silvia.

Para a MCI Brasil, aumentar a conscientização sobre a necessidade de proteção é prioridade. Além do incentivo à arte urbana, a MCI entende que a arte dialoga com o cotidiano das comunidades, retratando seus desafios e superações, por isso dar visibilidade a grandes artistas impulsionando a representatividade do grafite na cultura urbana também auxilia a dar força a novos nomes e a diferentes formas de arte.

A cidade de São Paulo possui mais de 1110 favelas e, a cada 10 moradores, 8 precisam se expor ao vírus para encontrar itens de higiene. “A doença está atacando mulheres e chefes de família que, todos os dias, têm que se deslocar das suas casas. Por isso, estamos prontos para ajudar na distribuição destas 13 mil máscaras", comenta Marcivan Oliveira, presidente da Cufa Heliópolis.

O mercado corporativo é um dos agentes que pode contribuir através de doações, compra dos itens artísticos, ações de marketing e de endomarketing. “É preciso atravessar as fronteiras do mundo dos eventos e entender que cada vez mais que vivemos em uma só sociedade. Em tempos como os que estamos vivendo não podemos negar que há disparidades sociais, mas é preciso agir. Se cada um fizer um pouco, cada vez mais incentivaremos a inclusão, abrangendo saúde e cuidado”, afirma Igor Tobias, Managing Director da MCI Brasil.

Saiba como apoiar o projeto.

Contato: contato.silvianeves@yahoo.com, teresa.lindoso@mci-group.com

Fonte: assessoria