Arena Turistech impulsiona a inovação no turismo brasileiro na Equipotel 2024

A feira ocorreu entre os dias 17 e 20 de setembro,
Arena Turistech

Nos dias 19 e 20 de setembro, a Arena Turistech na Equipotel 2024 reuniu líderes e especialistas para discutir práticas tecnológicas no setor de hospitalidade e turismo. Com 4 painéis, 2 apresentações e 3 rodadas de pitch de startups, realizados com a curadoria da Resorts Resorts Brasil e Turistech Hub, e com a organização e promoção da RX Global, o evento se consolidou como um importante espaço de diálogo sobre os desafios e oportunidades tecnológicas no setor de turismo.

O primeiro dia da Arena Turistech, teve sua abertura oficial com Ana Biselli (Resorts Brasil) e Daniel Pereira (RX Global) dando as boas-vindas ao público, enquanto a introdução a Arena foi feita por Eduardo Lorea (Numerik), que destacou a importância da Turistech Hub para o turismo brasileiro, tornando-o mais competitivo e sustentável por meio da inovação para seus atores. Segundo ele, isso acontece por meio da análise de dados, que auxilia na tomada de decisões empresariais, realização de provas de conceito entre startups e empresas, além de capacitação e iniciativas de fomento ao setor de turismo.

A sequência do evento se deu com a apresentação “Disruptar ou ser disruptado”, onde Marco Cesarino (Embraer-X) apresentou sua visão sobre o futuro da mobilidade aérea nas cidades e seu impacto nos negócios, em especial no setor hoteleiro. Ele destacou o surgimento do eVTOL, uma aeronave elétrica de decolagem e aterrissagem vertical, afirmando que “o eVTOL promete reduzir significativamente o tempo de deslocamento urbano, impactando diretamente o turismo ao oferecer maior acessibilidade, experiências exclusivas e novas opções de portfólio”. Com isso, ele concluiu que “novas oportunidades surgem nessa área”.

Acácia Moreno (Turistech Hub), na sequência da programação, mediou o painel “Inovações na experiência do viajante”. Ana Biselli (Resorts Brasil) destacou o Turistech Hub como um “catalisador para identificar desafios e resolver problemas de forma eficaz”. Álvaro Garnero (embaixador do turismo brasileiro e apresentador da Rede Record) ressaltou o potencial turístico do Brasil, observando que “muitos brasileiros não conhecem o próprio país” e mencionou a necessidade de uma tecnologia que facilite a implementação do inglês no setor, por exemplo. Sylvio Ferraz (BeFly) alertou sobre o equilíbrio entre tecnologia e interação humana, afirmando que muitas empresas tentam “desconectar o olho no olho”, mas o contato humano ainda é essencial.

A discussão no primeiro dia da Arena Turistech avançou com o painel “O papel das startups na transformação do setor de turismo”. Leonardo Brito (iFriend) destacou que a empresa “soluciona o problema do viajante que não fala uma segunda língua” ao oferecer serviços de tradução para brasileiros no exterior, ressaltando que apenas “1% dos brasileiros falam fluentemente outro idioma”. Rafael Bridi (Natural Extremo) explicou que a empresa proporciona “uma experiência única em esportes radicais, combinando tecnologia, segurança e atendimento humanizado para superar medos”. Já Fernando Gregório (Vibes) compartilhou que o aplicativo oferece “experiências personalizadas, aprendendo as preferências dos usuários para sugestões detalhadas sobre locais e serviços”.

A Arena Turistech também teve a presença de Marcos Gurgel (iFood). Em sua apresentação, ele falou sobre o tema “IA na prática”. Ele mencionou que a empresa "conta com 6500 funcionários" e agora vende produtos de mercado e farmácia, algo que não fazia há dois anos. Gurgel destacou que a empresa começou a investir em IA em 2018 e que "95% dos funcionários a utilizam no dia a dia". Ele ressaltou que a IA ajuda a criar “modelos de negócios mais eficientes e econômicos” e é usada para tarefas como atendimento ao cliente e análise de dados.

Na última etapa do primeiro dia da Arena Turistech, aconteceu uma rodada de pitch de startups. Matheus Egidio (YouVisa) explicou que a plataforma "simplifica o processo de obtenção de vistos utilizando tecnologia para facilitar envio de documentos e pagamento de taxas”. Chris Penna (Bebook), destacou a GABI, uma IA que "integra diversos sistemas para gerar estratégias de precificação que maximizam o faturamento de hotéis”. Por fim, Carlos Humberto Silva Filho (Diaspora.Black), ressaltou o foco no afroturismo, afirmando que o Brasil "precisa se preparar melhor para atender a um público exigente” e destacou o trabalho com "eventos corporativos e treinamento em diversidade".

No segundo dia da Arena Turistech na Equipotel 2024, Acácia Morena (Turistech Hub) apresentou os assuntos do dia. Assim, a rodada de discussões começou com o painel “Case: Soluções no turismo para além das traveltechs”, que trouxe Clarissa Santiago (SmartTalks.ai), Pedro Bono (Receiv) e André Fossa (Cogni2) com a mediação de Isabella Cirello (LATAM Airlines). Clarissa destacou que “chatbots estão ultrapassados” e que agentes conversacionais personalizados são o futuro, pois “entendem o contexto e se adaptam ao usuário”. Pedro Bono ressaltou que o setor financeiro "não recebe a devida atenção" nas inovações, e a Receiv visa agilizar pagamentos, como check-in e check-out. André Fossa falou sobre a era da “hipercognição”, onde a IA pode "automatizar tarefas repetitivas" e melhorar a experiência do cliente com processos simplificados.

Na primeira rodada de pitch de startups do dia, Marco Barros (Ecoe) apresentou a empresa ao público, destacando que ela busca "resolver os problemas de sustentabilidade" no setor de turismo, oferecendo soluções acessíveis e de baixo custo para fortalecer a gestão socioambiental de pequenas e médias empresas. Amanda Prado (Glocal Audioguide), destacou que o aplicativo "oferece passeios guiados por áudio" com base em geolocalização, permitindo que viajantes explorem destinos por conta própria. Ela também mencionou a parceria com o Bossa Nova Ipanema Hotel, que usa a ferramenta para oferecer "roteiros exclusivos aos hóspedes".

No painel “Turistech: Inovação e tecnologia transformando o futuro”, Juliana Pinheiro (Atlantica Hospitality International) destacou que "a tecnologia deve melhorar a experiência do cliente sem comprometer a eficiência operacional", ressaltando a importância de planejar bem antes de implementar novas ferramentas. Paulo Gontijo (Grupo Iter) afirmou que "inovação não é só digital", citando o exemplo do Parque do Caracol, onde totens de madeira com carimbos aprimoram a experiência dos visitantes. Ricardo Marinari (BWH Hotels) comentou que a empresa traz "ferramentas globais" para hoteleiros brasileiros e utiliza tecnologia para "mapear as preferências dos hóspedes", sempre adaptando à realidade local.

Na última rodada de pitch de startups na Arena Turistech, Clarissa Santiago, da SmartTalks.ai (Antigamente conhecida como Guide121), explicou que a plataforma "aprimora a experiência do cliente com IA, otimizando conversões, vendas e fidelização, além de agilizar o atendimento sem necessidade de ampliação do quadro de funcionários”. Leonardo Brito (iFriend) destacou que a startup oferece "imersão cultural genuína" com guias que proporcionam "experiências turísticas personalizadas" em mais de 130 países, permitindo que os viajantes reservem serviços em seu próprio idioma. André Fossa (Cogni2) apresentou uma IA que "resolve jornadas complexas de atendimento" e permite que os clientes se comuniquem com o hotel por meio de linguagem natural para serviços e agendamentos.

O evento foi finalizado com Acácia Morena (Turistech Hub) celebrando a participação de todos os colaboradores. A Arena Turistech na Equipotel 2024 se tornou um marco para o futuro do turismo sob a perspectiva tecnológica, o que inspira os envolvidos no setor a seguir avançando com força e comprometimento rumo a um impacto positivo duradouro.

Fonte: Assessoria