No sábado (1º/12) foi inaugurada em São José (Grande Florianópolis – SC) a Arena Petry, um dos maiores complexos multiuso do país. Com investimento de R$ 60 milhões, área total de 60 mil m2, 23 mil m2 de área construída, capacidade para 17 mil pessoas e maior palco indoor do Brasil, o empreendimento permite a realização de até dez eventos simultâneos – shows, espetáculos, congressos - de todos os portes, e foi concebido para atender demanda identificada pelos investidores: a falta de um equipamento com as características necessárias, em Santa Catarina, para atender tanto o segmento artístico quanto o mercado do turismo de negócios, de grandes dimensões.
Segundo o International Congress and Convention Association (ICCA), Florianópolis é a cidade brasileira que mais recebe eventos internacionais, ficando atrás apenas de São Paulo e Rio de Janeiro, e, em 2017, foram realizados 15 deles. Apesar dos avanços em infraestrutura e serviços dos últimos anos, entre os entraves para a captação de outros eventos de grande porte estava justamente a ausência de um equipamento adequado para comportar um maior número de pessoas, com toda a estrutura necessária.
O segmento de eventos e congressos é considerado um dos mais importantes nichos para a Grande Florianópolis vencer a sazonalidade do turismo de temporada de verão – entre março e novembro. Calcula-se que o setor representa 12% do Produto Interno Bruto (PIB) de Santa Catarina e emprega mais de 200 mil pessoas. Outro atrativo é o valor gasto pelo turista de negócios, US$ 330/dia, três vezes mais do que o turista convencional.
“Percebemos que estávamos perdendo grandes oportunidades de captar eventos de maior porte que, claro, trazem maior rentabilidade e também têm maior impacto na cadeia produtiva do turismo”, afirma Roberto Petry, sócio do empreendimento com os irmãos Sandro, Mariane e Patrícia. Com 20 anos de experiência na área, decidiram então avançar nesta empreitada. “Santa Catarina, por exemplo, não estava até agora na rota nos shows internacionais e essa é uma realidade que vai mudar daqui pra frente”. Produções nacionais de destaque também estão na mira dos empreendedores, que conseguiram incluir o Estado na turnê dos Tribalistas (Marisa Monte, Arnaldo Antunes e Carlinhos Brown), que fazem show no dia 14 de dezembro. Na abertura da casa, do dia 1º de dezembro, os shows serão de Marília Mendonça e Fernando & Sorocaba.
A estrutura Arena Petry impressiona. Inspirada na arquitetura das arenas gregas, a edificação foi construída em forma de semicírculo ao redor do palco. Desta forma, os espetáculos podem ser vistos de qualquer ângulo. As paredes em concreto pré-moldado e a cobertura com um imenso vão livre receberam tratamento acústico que garante um som perfeito em toda a casa. O palco tem 540 metros quadrados, 24 metros de boca de cena e estrutura para suportar até 27 toneladas de equipamentos.
A realização de até dez eventos simultâneos é garantida pelos acessos independentes e pela acústica - telhado tem três camadas acústicas e todas as paredes contam com isolamento. A climatização é totalmente automatizada e cada espaço tem seu próprio bar, banheiros e estrutura de apoio. Embaixo do palco, uma grande cozinha terá capacidade para atender vários eventos ao mesmo tempo. O estacionamento tem vaga para 2,2 mil carros, 100 ônibus de excursões e heliponto. O sistema de segurança é único no Estado, com dezenas de rotas de fuga, escadas, enfermaria e brigada anti-incêndio.
Comentários