A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo (SMDE) de Bagé, no interior do Rio Grande do Sul, e os coordenadores do projeto da cidade cenográfica de Santa Fé apresentaram, em audiência pública nesta semana, o pré–projeto do Centro Cultural Turístico Internacional da cidade de Santa Fé.
No projeto estão incluídos as reformas dos prédios construídos para o cenário do filme "O Tempo e o Vento", dirigido pelo diretor Jayme Monjardim, bem como uma sala em homenagem ao escritor Erico Verissimo, praça de alimentação, sala de troca de roupas da época, entre outros.
De acordo com o coordenador de Arte e cenógrafo, Mauro Moreira, a intenção do lançamento oficial do pré–projeto foi mostrar à comunidade a planta esboço, a fim de expor a futura transformação da cidade em um parque temático. "A reconstrução da cidade cenográfica, além de fomentar o turismo e a cultura de Bagé, servirá, também, para alavancar a economia do município através de empregos que esse centro irá gerar", relata.
O cenógrafo e arquiteto da cidade de Santa Fé, Gilson Santos, garante que o centro irá ser reformulado e terá novidades como área de estacionamento, posto médico, bilheteria, espaço cultural, banheiros, praça de alimentação, complexo administrativo e anfiteatro. O arquiteto ressalta que o centro também contará com uma sala de projeção onde será exibido o making off do filme, além de outras projeções de longas. "Transformar a cidade cenográfica que eu ajudei a criar em um centro internacional histórico é muito gratificante. Iremos mudar toda essa estrutura de alvenaria o que fará com que a cidade se eternize em Bagé", relatou.
Segundo a secretária de Desenvolvimento e Turismo, Magda Flores, o casarão de Santa Fé abrigará um acervo contando um pouco da história de Erico Verissimo. Objetos como figurinos e as plantas das 17 edificações contidas na cidade de Santa Fé, estarão fixados como um memorial de Verissimo.
Outro diferencial é a parte interativa, que reúne bonecos feitos de cera e que darão vida aos personagens do livro do escritor gaúcho. De acordo com a secretária, o segundo andar do casarão terá cenas do personagem de Fernanda Montenegro (Bibiana Terra) contados através dos bonecos de cera que darão vida a história de Verissimo. Todo o investimento para a criação e reformulação do centro está orçado em R$ 10 milhões.
Comentários