ApexBrasil lança Calendário Brasileiro de Promoção Comercial 2024

Ao lado de parceiros e especialistas, a entidade lançou o calendário em webinar para acesso à eventos
ApexBrasil lança calendário de eventos

O Calendário Brasileiro de Promoção Comercial da plataforma Brasil Exportação possibilita que os empresários brasileiros tenham acesso a diversos eventos com oportunidades para expandir negócios no mercado internacional. Este, foi lançado pela ApexBrasil, em parceria conjunta com a plataforma especializados. A nova ferramenta lançada reúne feiras e missões de negócios em um único lugar e facilita a organização das empresas que querem participar de eventos internacionais.

Quem quiser se informar da presença do Brasil no mundo e do mundo no Brasil vai poder acessar o Calendário de Promoção Comercial que está sendo feito em parceria com todos”, destacou Jorge Viana, presidente da ApexBrasil, durante o lançamento.

Lançado durante webinar realizado no dia 7 de março, pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), Ministério das Relações Exteriores (MRE), Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Confederação Nacional da Indústria (CNI), Confederação da Agricultura e Pecuária no Brasil (CNA) e Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA), a ferramenta reúne os principais eventos das entidades parceiras da plataforma. 

A plataforma Brasil Exportação já ultrapassou os 29 mil acessos únicos, desde o seu lançamento em novembro de 2023. Ela foi idealizada pelo MDIC e é operada pela ApexBrasil. Para Janaína Silva, Diretora do MDIC, "A nova funcionalidade do Calendário vai otimizar as ações de promoção comercial das empresas, que terão mais previsibilidade na hora de planejar suas ações".

Busca personalizada

A busca personalizada possibilita filtrar eventos por mercado-alvo, setor econômico, data de inscrição e realização, preço e muitos outros critérios que ajudam o empresário a encontrar as melhores opções de promoção comercial para sua empresa.

Após visualizar todas as opções de feiras, missões, rodadas de negócios e outras modalidades, é possível selecionar as que lhe interessem e extraí-las em uma planilha com os dados de cada evento, otimizando sua organização e planejamento.

Ambiente multissetorial

O Calendário traz ações de promoção para empresas de diferentes setores. “As empresas brasileiras industriais poderão encontrar, em um único lugar, as informações necessárias para selecionar o evento, no Brasil ou no exterior, como oportunidade de geração de negócios”, comenta Sarah Saldanha da CNI.

Um dos destaques do lançamento foi a agenda de eventos do Agronegócio. Para Camila Sande da CNA, “O calendário facilitará a promoção comercial do agronegócio pois permite ao produtor rural identificar e planejar a sua participação ideal em feiras internacionais”. 

No mesmo sentido, Dalci Bagolin do MAPA destaca que “Há empresas que ainda não conhecem todas as ações desenvolvidas para o agronegócio, e que agora teremos a oportunidade de juntar (na plataforma) todas essas feiras, dando acesso fácil a todos os interessados. Parabenizamos a ApexBrasil pela iniciativa e é muito importante o MAPA estar junto, justamente porque dá acesso às oportunidades que o MAPA oferece nas suas ações de promoção comercial”. 

Preparação e promoção para pequenos negócios

Um dos aspectos tratados no webinar foi a necessidade de preparação para obter bons negócios em eventos internacionais. A participação em uma feira ou missão sem uma organização prévia pode ser frustrante. Nesse sentido, os especialistas abordaram dicas importantes para antes, durante e após o evento. Além disso, as empresas podem participar de eventos internacionais com objetivos diferentes, de acordo com a sua maturidade internacional.

Um pequeno negócio pode começar sua participação em eventos internacionais com foco em aprendizado. A empresa pode ir para uma primeira missão ou feira sem expectativa de fechar negócios, mas para aprender com a concorrência, entender o comportamento do comprador internacional e então se preparar adequadamente para expor seus produtos no futuro.

Além disso, não é necessário sair do país para participar de um evento de negócios internacional. Uma empresa que ainda está começando pode participar de feiras e rodadas de negócios no Brasil, em que os compradores internacionais vêm ao país para fechar contratos. Isso reduz a barreira de entrada na exportação, principalmente para pequenos negócios que não possuem muito orçamento para participar de eventos no exterior.

Além do Calendário, a Plataforma Brasil Exportação disponibiliza diversos serviços de apoio à exportação. Para Gustavo Reis do Sebrae, "A Plataforma responde um desafio de organização, planejamento e preparação para os pequenos negócios que querem exportar". 

Acesse o calendário: brasilexportacao.com.br/calendario-de-eventos/