Anvisa interrompe atividades de navio, mas libera embarcação de volta a Santos

São 3.836 viajantes, sendo 1.320 tripulantes e 2.516 passageiros. Os casos da Covid-19 foram detectados após protocolo de testagem estabelecido pela Anvisa

Após 68 testarem positivo para Covid-19, Anvisa suspende atividades de navio ancorado em Salvador
A Anvisa determinou a interrupção das atividades da embarcação Costa Diadema, que estava ancorada no porto de Salvador desde quinta-feira (30). Porém, a embarcação foi liberada de volta à Santos nesta sexta-feira (31). O navio deixou o porto de Salvador por volta das 14h30.

A interrupção das atividades ocorreu após a confirmação de 68 casos de Covid-19, sendo 56 entre tripulantes e 12 entre passageiros. Segundo a Anvisa, a investigação epidemiológica conduzida pela agência e por técnicos das Secretarias de Saúde do Estado da Bahia e de Salvador concluiu que ocorreu uma transmissão comunitária de COVID-19, nível 4, dentro da embarcação.

Com isso, todas as atividades não essenciais no Costa Diadema serão interrompidas e protocolos sanitários de segurança no interior da embarcação passam a vigorar até seu destino final em Santos.

A operação estava prevista para terminar no dia 3 de janeiro. Ainda segundo a agência, foi solicitada às autoridades locais de saúde a permissão para o desembarque dos passageiros que testaram positivo para Covid-19, que ficarão em isolamento em hotéis disponibilizados pela operadora do cruzeiro. Além disso, moradores da cidade de Salvador também foram autorizados a desembarcar.

Navio que está em Balneário Camboriú também passou pelo Porto de Santos, onde a imagem foi feita

Já os demais passageiros devem seguir, em condição de restrição a bordo, e desembarcar em Santos, destino final do cruzeiro. A Anvisa pediu que até o retorno do navio à cidade paulista, as pessoas reforcem a atenção em relação aos protocolos contra transmissão do coronavírus.

Ainda segundo a Anvisa, os relatórios da embarcação, apontam que a maioria dos passageiros que testaram positivo para Covid-19 estão assintomáticos, e apenas alguns com sintomas leves.

Todos os passageiros devem ser testados para o desembarque na cidade paulista, além de outras medidas sanitárias determinadas pela Anvisa aos responsáveis pela embarcação.

Após os desembarques, os passageiros devem ser monitorados pelos Centros de Informações Estratégicas em Saúde (CIEVs) das localidades de destino.

A Anvisa ainda determina que se tenha uma melhor avaliação do cenário epidemiológico e dos protocolos sanitários, novas operações da embarcação não serão autorizadas e ela ficará impedida de deixar o Porto de Santos até uma nova manifestação da agência.

Em nota, a empresa responsável pela embarcação, a Costa Crociere informa que está concluindo os desembarques dos hóspedes residentes em Salvador e das pessoas que testaram positivo a bordo.