Anuário inédito reúne agências especializadas de todo o Brasil

Com apoio da Ampro – Associação de Marketing Promocional, curadoria de Tony Coelho, diretor regional da Ampro Rio, e prefácio de José Victor Oliva, presidente do Conselho da Holding Clube, Promoview lança no mercado o primeiro Anuário Brasileiro de Marketing Promocional com a participação de 80 empresas de todas as regiões do País.

Alicerçadas no vertiginoso crescimento pelo qual atravessa o setor de marketing promocional, empresas e profissionais especializados em ações promocionais, no ponto de venda e na realização de eventos corporativos e promocionais uniram-se para publicação do Anuário Brasileiro de Marketing Promocional.

A publicação é uma realização conjunta das principais agências de marketing promocional do mercado brasileiro, sob a coordenação do Promoview, site pioneiro na atualização diária das notícias sobre as atividades dos criadores e produtores de ações promocionais e eventos, há cinco anos no ar e com mais de dois milhões de acessos, com a chancela da Ampro – Associação de Marketing Promocional.

O mercado de marketing promocional está em crescimento constante a cada ano que passa e, em função disso, é fundamental uma publicação que atenda a essa demanda, propiciando aos contratantes destes serviços em todo o País, um estudo completosobre esta disciplina tão utilizada para ativação de marcas, produtos e serviços.

Entidades que acompanham esse mercado atestam o crescimento. Segundo Kito Mansano, presidente da Ampro (Associação de Marketing Promocional), o setor experimenta um crescimento na faixa de 17% ao ano e, em 2012, os investimentos em ações no ponto de venda, eventos corporativos e promocionais e promoções com utilização da mídia tradicional, internet e redes sociais deverão ultrapassar a casa dos 40 bilhões de reais.

Histórico de Faturamento do Setor nos últimos anos.:2003 - 9,9 bilhões de reais| 2004 - 15 bilhões de reais, com aumento de 51%|2005 - 17 bilhões de reais, com aumento de 13,3%|2006 - 20 bilhões de reais, com aumento de 17,6%|2007 - 23 bilhões de reais, com aumento de 15%|2008 – 27 bilhões de reais, com aumento de 17,4%|2009 – 29 bilhões de reais, com aumento de 7,5%|2010 – 33,3 bilhões de reais, com aumento de 14,8%|2011 – 39,6 bilhões de reais, com aumento de 18,9% em relação ao anoanterior.

Divisão do Faturamento nas Agências Brasileiras: . 3% são investidos em planejamento para participação em concorrências ou apresentação de projetos|.3% em criação para participação em concorrências ou apresentação de projetos|. 12% nas despesas com mídia e divulgação para execução das ações promocionais e eventos aprovadas|.21% são despesas com produção para execução das ações aprovadas (recursos materiais e humanos)|.20% são fixos para manutenção das estruturas promo (exceto despesa com pessoal)|.13% despesas com pessoal (salários e encargos) para o bom funcionamento da rotina das estruturas promo (excluindo criação)|.25% são obrigações tributárias ( impostos em cascata)|. 3% são a margem de lucro.

O Anuário Brasileiro de Marketing Promocional busca contemplar e reconhecer todos os agentes envolvidos na criação e produção de ações promocionais e eventos corporativos, com destaque para agências, executivos, diretores, produtores e criativos que atuam profissionalmente neste setor.

O conteúdo apresentado é ilustrado com imagens que retratam as mais diferentes situações do mercado promocional, além de números atualizados e análises técnicas de especialistas mostrando a importância deste trabalho para ativação de marca.
A publicação terá uma tiragem inicial de dez mil unidades e será distribuída para imprensa e para as áreas de compras; marketing e trade marketing das principais empresas contratantes de serviços promocionais; bibliotecas das universidades brasileiras; além de versões digitais em todas as plataformas.

O formato de participação, inédito, fará a convergência do conteúdo impresso com o que será publicado nos sites e blogs das agências promocionais participantes do Anuário, ao longo do ano, por meio de QR codes inseridos em cada uma das páginas.
“Considerando-se o composto promocional de marketing, áreas como promoções e relações públicas apropriam-se cada vez mais de suas funções e passam a ser valorizadas pelos clientes tanto, ou mais, do que as práticas de publicidade conhecidas e desenvolvidas há décadas”, informa Júlio Feijó Neto, editor do Anuário.

“Agências de marketing promocional têm uma demanda cada vez maior para atuarem de forma multidisciplinar, ativando as marcas de forma a atingirem com precisão as experiências desejadas por uma legião de consumidores e, esta publicação impressa, vem para auxiliar e desmitificar esta atividade no Brasil” finaliza Feijó.

O lançamento teve transmissão ao vivo. [http://itv.netpoint.com.br/promoview/principal.asp?id=7].