Antonio Bispo: "Eventos são sangue na veia"

Leia a entrevista exclusiva do Secretário de Turismo de Vitória para o Portal Eventos.
Podcast

Secretario de Turismo de Vitória, um destino que vem se potencializando no crescimento do desembarque de passageiros em seu aeroporto, da taxa de ocupação de seus hotéis e na representatividade de sua mão de obra nos índices de empregabilidade do Estado, Antonio Bispo, no exercício da função pública a menos de dois anos, tem mais de 30 de experiência na iniciativa privada, tendo atuado nas principais redes nacionais.

Sobre o novo centro de convenções, Bispo avalia que “eventos é sangue na veia, dinheiro novo que irriga toda economia da cidade” e por isso sua luta em parceria com o Governo do Estado e a Infraero para que suas obras tenham inicio ainda em 2013.

Com 43 hotéis, Vitória ganhará nos próximos anos mais 8, que somarão aos 3.800 apartamentos atuais, mais 1.000 unidades, e por isso os eventos serão importantes para que a atual Taxa de Ocupação da ordem de 66% (normalmente 80% durante a semana, passando de 90% nos momentos de pico) seja mantida e o Revpar de R$125 cresça, já que está abaixo da média Sudeste e do Brasil.

A atenção do poder público para com o setor decorre de sua representatividade na composição da massa de mão de obra da região, na qual os Serviços representam mais de 65% do total e o turismo parte significativa deste bolo. A seguir, entrevista concedida por Antonio Bispo, secretário de Turismo de Vitória, exclusiva para o Portal Eventos. Ouça a íntegra desta entrevista no final desta matéria, em Podcasts.

Desde que assumiu a Secretaria, Bispo voltou sua atenção para a coleta de informações, debruçando-se sobre a realidade atual, o histórico da atividade e as perspectivas futuras, tendo criado o Observatório Turístico de Vitória que já produziu dois importantes trabalhos: Competitividade Turística em sua segunda edição e Vitória Destino Turístico Competitivo.

O Boletim Turismo em Números, onde estes trabalhos foram publicados, é um canal de disseminação de informações do turismo da capital. A correta construção, avaliação e promoção de informações primárias e secundárias é essencial para o estabelecimento de políticas públicas em consonância com os conceitos de gestão estratégica.

Para Antonio Bispo, “não há como alcançar objetivos sem estipular metas audaciosas baseadas em números e estatísticas precisas e confiáveis”, complementando que “as ferramentas de acompanhamento e monitoramento de ações e de dados estatísticos são fundamentais no processo de desenvolvimento e aprimoramento do turismo”.

Vitória é considerada um dos 65 destinos indutores do turismo no País, reconhecida pelo Ministério do Turismo. Destaca-se, principalmente, pela qualidade dos serviços prestados, pela infraestrutura urbana e pelos equipamentos turísticos existentes, o que pode ser comprovado pela pontuação obtida pela cidade no Índice de Competitividade do Turismo Nacional, produzido anualmente pelo Ministério do Turismo, no qual Vitória nos últimos três anos, com 62,3 / 63,3 / 66,7 pontos manteve-se acima da média das Capitais (61,9 / 64,1 / 65,5) e do Brasil (54,0 / 56,0 / 57,5).

Na produção do Observatório, Bispo teve especial atenção com os estudos estatísticos em turismo, pois os mesmos “se justificam pela necessidade de se estabelecer uma visão do crescimento do setor em nível regional, abordando aspectos como Competitividade de Destinos, Estratégia de Gestão Pública, Desenvolvimento de Negócios Turísticos e difusão de tendências do ambiente de negócios do setor de lazer”.

Saliente-se no estudo Destino Turístico Competitivo o desenvolvimento constante, sem momentos de crescimento explosivo, da hotelaria da Capital capixaba desde a década de 20 do século passado.


A iniciativa em tornar público dados de diagnóstico regional demonstra o engajamento do setor publico com o desenvolvimento, fundamental para o processo de formulação de políticas eficientes e eficazes, possibilitando tornar o destino turístico competitivo.

Confira abaixo, em anexos, nos Boletins Turismo em Números, a segunda edição do Competitividade Turística e o Vitória Destino Turístico Competitivo.