Antigo Alfa: Aventura reforça presença em São Paulo com gestão de teatro icônico

Depois da Arena B3, BTG Pactual Hall é o primeiro teatro na capital paulista gerido pela produtora, que investirá R$7,4 milhões na renovação do equipamento cultural localizado no Beyond The Club
Novo BTG Pactual Hall

O antigo Teatro Alfa reabre ao público em outubro com novo nome e sobrenome: BTG Pactual Hall. O naming rights acaba de ser anunciado pela Aventura, empresa que atua no segmento de espetáculos e gestão de equipamentos culturais no país, que firmou parceria exclusiva com o BTG Pactual, considerado um dos maiores bancos de investimentos da América Latina. A novidade promete impulsionar a cena cultural da capital paulista com a reabertura de um espaço já reconhecido pela sua importância e impacto.

Além de sua expertise na curadoria de uma programação diversificada, conectando os polos culturais do Sudeste, a Aventura é responsável por inúmeras produções que se tornaram marcos no teatro musical, figurando entre os maiores sucessos de público e bilheteira – a exemplo de “A Noviça Rebelde”, “Mamma Mia” e “Elis, A Musical”. De seu compromisso com a inovação e a excelência, resulta o feito inédito de ser uma das três produtoras – a única 100% nacional – indicada ao Prêmio Caboré de 2024, um dos mais prestigiados do mercado.

Ao lado de Aniela e à frente do sucesso da concorrência, está Luiz Calainho, empresário, empreendedor e visionário, com uma trajetória marcada pela inovação e liderança no setor cultural e de entretenimento. Com uma carreira consolidada na música, no teatro e na comunicação, Calainho também é sócio de empresas de referência no mercado (como a Musickeria e a L21 Corp), idealizador do festival mais longevo do Rio de Janeiro (o Tim Music Noites Cariocas, e controlador das operações do Blue Note RJ e SP (label de grande sucesso em NY). Seu olhar estratégico e sua capacidade de transformar projetos culturais em sucessos de público e crítica foram determinantes para o êxito dessa seleção.

A iniciativa que engloba o novo espaço é do Beyond The Club – clube high experience do Brasil, idealizado pela KSM Realty, BTG Pactual e Realty Properties, que trouxe a Aventura como sua primeira parceira na área de arte e cultura no complexo. A escolha da produtora foi resultado de um rigoroso e competitivo processo de seleção, que se estendeu por cerca de seis meses. Como gestora de excelência dos mais bem-sucedidos equipamentos culturais do Rio de Janeiro para o público adulto e infantil, a empresa se destacou por sua gestão contemporânea, visionária e de alcance internacional.

Com duas salas, uma de 1.110 lugares e outra de 200, o BTG Pactual Hall manterá o legado de equipamento cultural mais emblemático de São Paulo. Uma das credenciais que o espaço carrega é o fato de sempre ter sido o preferido de qualquer produtora, com um atendimento impecável às produções frente a uma gestão movida pela ideia de liberdade, multiplicidade e respeito à integridade das diversas manifestações artísticas que foram celebradas em seu palco.

Localizado em Santo Amaro, bairro nobre da capital paulista, o Beyond The Club integra uma praia artificial, quadras esportivas, academia de alta performance, centro de bem-estar e espaços para eventos, uma proposta integrada e completa para seus membros. A inclusão do teatro neste ecossistema reforça a visão dos idealizadores do projeto de criar um espaço promova a criatividade e o desenvolvimento cultural na cidade, além de oferecer condições e experiências exclusivas a seus associados.

A reinauguração deste teatro icônico como BTG Pactual Hall marca um novo capítulo para a cena cultural de São Paulo, e estamos entusiasmados em fazer parte desse movimento. Decidimos manter essa joia dentro do ecossistema do Beyond The Club, garantindo que tanto os sócios quanto o público em geral tenham acesso a espetáculos culturais incríveis. Para isso, contamos com a expertise da Aventura, de Aniela Jordan e Luiz Calainho, produtora cultural que assume a gestão e trará peças e eventos de grande qualidade. Assim, preservamos a essência histórica do espaço, ao mesmo tempo em que o transformamos em um palco para experiências inovadoras, imersivas e dinâmicas, alinhadas com o futuro da cultura”, comenta Oscar Segall, CEO da KSM Realty.

O BTG Pactual Hall nasce justamente com o propósito de ser um equipamento cultural aberto, um espaço plural, que será palco de stand-up, peças teatrais, tributos, danças, entre diferentes formatos de apresentações. “Já na estreia, vamos trazer espetáculos que destacam tanto a música brasileira e a Broadway. Nosso compromisso é acima de tudo com a qualidade e não com o título do espetáculo. É trabalhar toda a potência desse equipamento”, reforça Aniela Jordan, sócia-fundadora e diretora artística da Aventura.

Além do naming rights do equipamento cultural, o banco de investimentos terá a produção de dois espetáculos por ano com “BTG Pactual apresenta”. “Estamos muito orgulhosos do BTG Pactual, uma marca reconhecida pela excelência na jornada ESG, integrar este projeto conosco. O BTG Pactual Hall é um espaço de diversidade, que abrigará múltiplos conteúdos no campo da economia criativa”, destaca Luiz Calainho, também sócio-fundador da Aventura, que tem um braço de inteligência para a criação de produtos artístico customizado para as marcas, a Aventura CORP.

"O incentivo à cultura é um dos pilares da nossa marca, e associar o nome do BTG Pactual a um espaço que celebra e valoriza a arte reforça nosso compromisso com a economia criativa. Mais do que proporcionar experiências ao público, estamos contribuindo para a reabertura de um teatro emblemático, um patrimônio de imenso valor para a cidade de São Paulo, criando um espaço que vai além dos espetáculos – um ambiente vivo de cultura e conexão com momentos marcantes da vida das pessoas", explica o CMO do BTG Pactual, André Kliousoff.

Segundo Luiz Calainho, o BTG Pactual Hall ainda assume o papel de plataforma de comunicação junto aos patrocinadores, proporcionando engajamento de marca contínuo. “Nós entregamos nove verticais diferenciadas aos nossos parceiros: relacionamento, visibilidade, redes sociais, media partners, PR, datas conceito, eventos corporativos, conteúdos ao vivo e conexões com as empresas da holding L21 Corp”, enfatiza. “Vamos atuar como um estúdio de streaming, ou seja, todo conteúdo do equipamento cultural poderá ser transmitido”.

Outros grandes players já abarcam a iniciativa, sendo a B3 a patrocinadora master do BTG Pactual Hall, enquanto a Atlas Schindler garantiu a sua participação entre os apoiadores. A partir da segunda quinzena de fevereiro, a Aventura dará início também a um road show para convidar outras marcas a participarem deste projeto.

A abertura ao público ocorre no dia 24 de outubro (sexta-feira), apresentando o musical ‘Hair’; ‘Vozes Negras’ estreia logo depois, dia 04 de novembro. A pré-venda de ‘Hair’ para clientes e colaboradores BTG Pactual começa no 21/02; a venda ao público geral se inicia em 10/03. Dentro de um ano, estima-se que o perfil do BTG Pactual Hall alcance 100 mil seguidores nas redes sociais com fluxo aproximado de 255 mil pessoas. O investimento de marketing estimado é de R$1,6 milhão, com a geração de 100 empregos diretos e outros 1500 indiretos. O investimento da Aventura para a renovação do espaço está orçado em R$ 7,4 milhões.

A Aventura é responsável por espaços culturais de destaque como o Teatro Riachuelo Rio, Teatro Adolpho Bloch, Ecovilla Ri Happy, todos no Rio de Janeiro, e a Arena B3, em São Paulo. Sob a gestão da produtora, o BTG Pactual Hall preservará sua arquitetura original enquanto passa por modernizações, lideradas pelos arquitetos Maurício Nobrega e Bia Wolff. “Estamos imprimindo olhar de futuro ao equipamento, com tecnologia, acessibilidade e conforto, elementos que traduzem um novo conceito e tangibilizam as necessidades do público contemporâneo junto a grandes marcas estratégicas”, conclui Calainho.

Para o próximo ano, o BTG Pactual Hall planeja abrir sua segunda sala (de 200 lugares) com programação voltada principalmente ao público infantil e que deverá atender diretamente à comunidade de Paraisópolis, onde o BTG Pactual já apoia uma escola de balé. A Aventura ainda dará continuidade junto com o banco de investimentos, aos cursos de formação gratuitos. A primeira turma deverá contar com 30 técnicos, com possibilidade de contratação pela produtora.

Fonte: Agência PUB
Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.