Com formação multidisciplinar - Comunicação Social, com habilitação em Relações Públicas, especializada em Marketing, pela Escola Superior de Marketing (RJ), em Educação do Ensino Superior, pela Universidade Anhembi Morumbi, e em Administração e Organização de Eventos, pelo Senac-SP, e mestrado strictu sensu em Hospitalidade, pela Universidade Anhembi Morumbi – Andréa Nakane tem 22 anos de experiência profissional acumulada em vivências nas áreas de hotelaria, turismo, indústria e educação.
É professora da Universidade Anhembi Morumbi desde 2001, e docente do SENAC-SP desde 2004. Desde 2006 é Coordenadora dos Cursos de Pós-Graduação em Eventos do Senac-SP, e a partir de 2008 assumiu também a Coordenação do Curso Superior em Turismo da Universidade Anhembi Morumbi, conquistando a função de Gestora Acadêmica.
Paralelo a atividade acadêmica, em 2006, em sociedade com a professora Shirley Salazar, fundou o Mestres da Hospitalidade, cujo expertise é em inteligência estrategista em eventos corporativos e capacitação do talento humano.
Andréa Nakane participará no painel Evento Seguro - Esperando Godot: Monitoramento e gestão de risco. Como manter o participante em segurança. Quem é o responsável pela segurança nos eventos? A disseminação da cultura da segurança. Os 10 passos para um evento seguro.
Idealizado pela Expo Eventos Editora, empresa responsável pela realização do Prêmio Caio e da publicação da Revista Eventos e do Portal Eventos, o Fórum Eventos vai reunir, em São Paulo, empresas diversas que atuam no segmento para discutir mudanças, tecnologias e oportunidades para a cadeia de eventos e a sua função social nos próximos anos. O maior encontro de empresas, entidades e profissionais de eventos está marcado para os dias 01 e 02 de abril no Caesar Park Faria Lima.
Entre os temas da pauta estão tecnologia na gestão de eventos, megaeventos, a importância das feiras para o desenvolvimento econômico e o comércio exterior, o impacto do Custo Brasil no turismo, o papel das entidades na indústria dos eventos, gestão e certificação de eventos, política de preços e o futuro da indústria de eventos.
Além de Andréa Nakane, já estão confirmados no Fórum Eventos 2013 diversos palestrantes internacionais, como Alejandro Verzoub, presidente do Site Global, entidade que congrega empresas e agências de incentivo em todo mundo; Arnaldo Nardone, presidente da ICCA International Congress and Convention Associarion e Corbin Ball, recentemente eleito um dos 25 Most Influential People in the Meetings Industry (25 Pessoas Mais Influentes da Indústria de Eventos), nos EUA, por seu pioneirismo na Tecnologia de Eventos.
Clique aqui para conferir o programa completo do Fórum Eventos 2013
|
ANDRÉA NAKANE |
|
Com uma formação multidisciplinar – é bacharel em Comunicação Social, com habilitação em Relações Públicas, possui especialização em Marketing, pela Escola Superior de Marketing (RJ), em Educação do Ensino Superior, pela Universidade Anhembi Morumbi e em Administração e Organização de Eventos, pelo Senac SP e mestrado strictu sensu em Hospitalidade, pela Universidade Anhembi Morumbi, tendo o enfoque de sua dissertação relacionado aos eventos corporativos e a cultura empresarial da Disney – Andréa Nakane tem 22 anos de experiência profissional acumulada em vivências nas áreas de hotelaria, turismo, indústria e educação. Apesar de ter iniciado sua trajetória profissional como integrante de staff de eventos sociais – bodas e quinze anos – seu primeiro investimento na educação superior foi em Comunicação Social, em busca de conhecimentos e técnicas para geração de vínculos e relacionamentos, a essência da profissão de relações públicas. Ainda no período universitário focou-se para a hotelaria, tendo em vista o grande potencial existente em sua cidade natal, Rio de Janeiro. Então, em 1991, conseguiu vaga como trainée em uma das maiores redes hoteleiras internacionais, Le Méridien, permanecendo na empresa até 1998, galgando posições até chegar a Gerente de Relações Públicas do hotel, sendo responsável por todas as estratégias de comunicação com seus diversos stakeholders (hóspedes, VIPS, colaboradores, formadores de opinião, imprensa, clientes corporativos e comunidade), gerenciando assim um departamento responsável por ações como organição de eventos institucionais e promocionais, sales road, fam/press tours, assessoria de imprensa, redação e confecção de newsletters semanais e mensais, quadro mural interno, gestão de budget de patrocínios e apoios, entre outras atividades. Paralelamente, a esse progresso profissional, Andréa Nakane recebeu, em 1995, o convite para lecionar na então Faculdade da Cidade, hoje Centro Universitário da Cidade, no curso de Turismo. Em 1998, realiza trabalhos para a Fundação Getúlio Vargas, sendo professora viajante contratada para lecionar disciplinas de Comunicação nos cursos de pós graduação em Marketing em todo o Brasil. Após um ano afastada da hotelaria, retorna como Gerente de Comunicação do Caesar Park Ipanema, integrante do grupo mexicano Posadas. Com as perspectivas de grandes desafios da rede no Brasil, tem a oportunidade de assumir a posição em esfera nacional, tendo como base a cidade de São Paulo, para onde mudou-se em 2001. Nessa posição, Andréa Nakane, permanece por apenas 02 meses, tendo em vista que foi procurada por um headhunter que lhe fez uma proposta surreal, trabalhar no setor industrial de celulose e papel, em um das maiores empresas do ramo, a Ripasa S.A Celulose e Papel. O convite partiu da necessidade da empresa – que passava por um processo de transição de uma gestão familiar para executiva e a mesma tinha a intenção de alterar a imagem que o setor estava distante das práticas de serviços e dessa forma conceber um cenário mais acolhedor e realmente mais funcional e em sinergia com seus diversos públicos. Ao assumir o desafio, Andréa Nakane buscou inserir as melhores práticas de serviços de luxo nas diversas unidades operacionais da empresa (01 escritório central administrativo, 04 pólos industriais – Americana, Limeira, Cubatão e Embu das Artes – e 07 parques florestais). Implementou, então, o departamento de Relações Públicas e incorporou ao escopo do trabalho de sua gerência, além de todas as demais ações descritas em outras empresas, o conceito de Responsabilidade Social, participando desde a criação do comitê Ripasa Cidadã, responsável por englobar atividades relacionadas ao meio ambiente, educação e cultura. No mesmo período foi convidada a ministrar aulas no curso sequencial de organização de eventos, da Universidade Anhembi Morumbi. Em 2004, tornou-se docente do SENAC SP e em 2005, docente contratada pela Universidade Anhembi Morumbi. Em 2006, torna-se coordenadora dos cursos de pós graduação em eventos do Senac SP. Ainda no mesmo ano, decide trocar o cargo de executiva por empreendedora, fundando um sociedade empresarial com a professora Shirley Salazar, chamada Mestres da Hospitalidade, cujo expertise é em inteligência estrategista em eventos corporativos e capacitação do talento humano. Em 2008, participa de um processo seletivo para o cargo de coordenação do curso superior em Turismo, da Universidade Anhembi Morumbi e chega então, a função de gestora acadêmica, acumulando com a posição de docente na mesma instituição, na qual permanece até o momento, desenvolvendo um trabalho de reforço do branding do curso no mercado, em total integração com a escola de Turismo e Hospitalidade. Entre suas realizações no período destacam-se, o estabelecimento de novos canais de comunicação com discentes e docents, a concretização de novas parcerias, a reformulação do projeto pedagógico do curso e a obtenção de cinco estrelas no Guia do Estudante Abril, como sendo curso de notória excelência em esfera nacional. Como consultora independente realizou inúmeros jobs para expressivas empresas como – Walt Disney Company do Brasil, Hotel Nossa Senhora do Rosário ( MG), Grupo MDC ( MG) , Hotel George V ( Paris) , Board de Turismo da Suiça, Sindicato dos Hotéis, Bares, Restaurantes e Similares do Rio de Janeiro, Associação Roteiros do Charme, Infraero, entre outras corporações. Foi laureada com o Prêmio as Dez mais do Turismo, em 1995, como o Prêmio Revelação Profissional do CONRERP (1995) e recentemente foi escolhida como uma das homenageadas em 2010, com o Prêmio Joana Palhares. Em 2011, foi diplomada como Embaixadora do Rio de Janeiro, título concedido pela UniverCidade e Fundação Cesgranrio a profissionais que de forma voluntária e devotada trabalham em prol da disseminação da imagem positiva da cidade. É autora do livro Técnicas de Organização de Eventos (2000), editora IBPI Press, edição esgotada e colaborou com um capítulo – Eventos Internacionais e a Glocalização – no livro Hospitalidade - Um Relacionamento Global de Conhecimentos e Atitudes, editora LCTE (2009). Em 2010, participa juntamente com três docentes e um empresário do setor de turismo na elaboração do livro Eventos – uma alavanca de negócios. Como e por que implantar PEGE, editora ALEPH , tendo participado com 04 capítulos. A primeira edição do livro esgotou-se no primeiro semestre do ano. E em 2011, colabora com um capítulo do livro Hospitalidade, Turismo e Estratégias Segmentadas, da editora Cengage Learning, intitulado A Brasilidade como Estratégia Impulsionadora de Negócios na Hospitalidade. Glocalização – estudo de caso rede Tropical Hotels & Resorts e a Cultura Indígena. Em 2012, como autora-organizadora realizou o lançamento do Livro Fatos & Tendências em Eventos. Os Cinco Sentidos, editado pela LCTE. É membro do MPI – Meeting Professional International, capítulo Brasil e atualmente é vice-presidente de educação da entidade. Como tem ciência da latente necessidade de atualização, Andréa Nakane investe frequentemente em participações em congressos, feiras, workshops, exposições, cursos EAD entre outras formas de ampliar networking e conhecimentos, mantendo-se assim em sintonia com a contemporaneidade corporativa, educacional e suas tendências.
|

Comentários