A presidente da Anac, Solange Vieira, afirmou, na manhã desta terça-feira (17) durante o Fórum Panrotas, que já existe no Brasil um projeto de lei que prevê subsídios para rotas deficitárias. Segundo a executiva, ainda é prematuro revelar detalhes da ação, mas a proposta deve ser concretizada através de parceria publico-privada. “Vamos abrir concorrência e a empresa que tiver o melhor preço terá o direito de executar o projeto. A idéia é melhorar o acesso em muitos lugares que ainda carecem de infra-estrutura, como a Amazônia, por exemplo”, diz.
Solange, que assumiu a presidência da Anac durante a maior crise da aviação brasileira, se mostrou a favor da privatização da Infraero. “Nunca vi um monopólio de gestão aeroportuária tão forte como existe no Brasil e a Infraero esta tendo dificuldades em vários aspectos, principalmente na gestão de obras. Se a concorrência é melhor para empresas, também é melhor para a aviação, por isso acredito que a competição de gestores de diferentes aeroportos é saudável”, conta ao revelar sua posição sobre o nascimento de novas companhias aéreas.
“Acredito que há espaço suficiente para todas elas. A grande fatia deste setor ainda é dominada pela TAM, que detém 50% do mercado. Em seguida vem a Gol, mostrando-se também em boa posição. Mas esse duopólio não impede o surgimento e a ascensão de outras empresas. O Brasil tem uma vasta dimensão continental e este mercado não é limitado”.
Solange revela ainda que no ano passado foram registrados o embarque de 99 milhões de passageiros domésticos e 13 milhões de passageiros internacionais. Um crescimento de, respectivamente, 1,1% e 4,4%, se comparado com dados de 2007. O Brasil ocupa hoje o nono lugar no ranking de aeroportos por passageiros transportados, perdendo apenas para Estados Unidos, China, Reino Unido, Espanha, Japão, Alemanha, França e Itália.
Em 2008 cerca de 200 aeroportos da região norte foram fechados, para, segundo Solange, investir na recuperação e regulamentação de sua infra-estrutura, “o que gerou um grau de conformidade superior a 80%”.
Comentários