Amsterdam vive três dias de clima tropical e brasilidade

Música e gastronomia brasileiras foram as atrações do Viva Brasil Festival, evento realizado no mercado holandês com apoio da Embratur.



Alguns dias após o encerramento da Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014, onde a seleção e torcedores holandeses interagiram com grande simpatia com a população brasileira, o presidente da Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo), Vicente Neto, visitou Amsterdam para prestigiar a abertura do Viva Brasil Festival. O projeto foi aprovado em edital por comissão e tem como objetivo promover a cultura brasileira na Holanda.

Comemorando seus 20 anos, o Viva Brasil Festival foi realizado no último fim de semana, entre os dias 18 e 20 de julho, com o apoio da Embratur. A alegria do povo brasileiro foi representada pelos baianos do grupo Olodum e pela cantora Daniela Mercury que fizeram o público dançar e viver um pouco de brasilidade no morno verão holandês. O presidente do Instituto, Vicente Neto, prestigiou a abertura do festival e destacou a importância da promoção do Brasil na Holanda, país prioritário na divulgação dos destinos brasileiros.

“O Viva Brasil Festival é importante pois apresenta ao público europeu aspectos que traduzem fortemente a cultura brasileira, como a música e a gastronomia. Além disso, é fundamental para divulgar o trabalho de artistas que trazem ritmos e arranjos musicais bem brasileiros, podendo, assim, divulgá-los internacionalmente”, destacou o presidente.

Neto explicou, ainda, que uma das razões para a participação no Viva Brasil foi o viés cultural e a intenção de retomar o patamar de fluxo turístico vivenciado em 2005, o ano que o Brasil teve o maior número de turistas de holandeses – 109 mil visitantes.

Na programação, além de degustações de pratos típicos da culinária nacional, o público prestigiou as apresentações de músicos como Ed Motta, Tulipa Ruiz e Hamilton de Holanda.

Mercado holandês

Além do festival, o Instituto irá apoiar, no segundo semestre, a realização de visitas de jornalistas holandeses a destinos brasileiros e o Brazil Network Day, uma rodada de negócios organizada pela Embaixada Brasileira na Holanda. No início deste ano, a Embratur participou da Vakantiebeurs, uma importante feira de turismo do mercado holandês. Pela importância do mercado, há quase um ano funciona em Amsterdam um dos sete Escritório Brasileiro de Turismo (EBT) que estão instalados da Europa.

De acordo com a empresa de pagamento eletrônico Cielo, entre pessoas de 20 países, os holandeses que vieram ao Brasil durante a Copa do Mundo FIFA 2014 foram os campeões em gastos médios por compra, com R$ 446. Em 2012, o Brasil recebeu mais de 73 mil visitantes holandeses.

Fonte: Embratur