Ampro dissemina princípios éticos para agências e fornecedores do Rio

Encontros promovidos pela Associação de Marketing Promocional chegam também a Curitiba, Porto Alegre, Salvador, Recife e Brasília

Profissionais de agências e empresas fornecedoras do Live Marketing reuniram-se no final de outubro, no Rio de Janeiro, para a primeira edição local do "Workshop de Valor", um encontro promovido pela AMPRO - Associação de Marketing Promocional que congregou 44 representantes de 27 agências e fornecedores. O objetivo foi engajar as empresas locais na prática dos Princípios de Valor, um conjunto de 10 regras básicas criadas para tornar mais sustentável o relacionamento entre agências e clientes no mercado.

A edição do Rio fez parte da segunda etapa dos workshops organizados pelo Comitê de Relações Sustentáveis da AMPRO, que começaram em São Paulo no mês de agosto e, desde outubro, ganharam o país. A próxima edição está marcada para Curitiba, no dia 11 de novembro, depois deve ir a outras capitais: Porto Alegre (12/11), Salvador (19/11) e Recife (20/11), São Paulo (24/11) e Brasília (03/12). Ao todo, cerca de 80 agências já participaram das cinco edições dos workshops promovidos pela Entidade.

"O encontro promove uma integração de resultados entre as Agências. Os profissionais se integram e descobrem que seus interesses e seus desafios são comuns e convergentes. E a partir daí, as agências entendem, validam e se comprometem com os Princípios de Valor da Ampro", afirma o presidente do Comitê, Ronaldo Ferreira.

Lançados durante o 2º Congresso Brasileiro de Live Marketing, no último mês de julho, os Princípios de Valor são compostos por 10 regras básicas que traduzem a experiência e os desafios dos empresários em relação ao desenvolvimento e ao futuro do Live Marketing no Brasil. Entre as recomendações para as agências, estão, por exemplo, a exigência de briefings detalhados, prazo razoável e budget definido nas concorrências por projeto; o respeito à propriedade intelectual de projetos apresentados por outras agências; e avaliar com cautela propostas de baixar remunerações além das condições sustentáveis.

Os Princípios também trazem regras para os clientes, como a adoção do sistema "4 or Pay", com no máximo quatro agências nos processos de concorrência; prestigiarem contratos de longa duração com as agências; divulgarem resultados das concorrências e praticarem remuneração justa.

"De forma prática, o Workshop empodera os empresários, executivos e profissionais presentes, pois mostra a força que podem ter ou representar suas ações coletivas. O que é um grande problema para uma organização, passa a ser um desafio possível para mercado mais organizado", complementa Ferreira.

A participação nos Workshops de Valor da AMPRO é gratuita para profissionais e agências associadas ou não à Entidade e podem ser solicitadas por meio do e-mail relacionamento@ampro.com.br.