Rainha do rodeio participa de treinamento de consumo responsável: “Adorei a iniciativa da Ambev e do Centro Paulo Souza. Achei muito interessante, uma ótima maneira de conscientizar sobre a importância de não vender bebidas alcoólicas para menores de 18 anos”
Pelo segundo ano consecutivo, a Ambev em parceria com Centro Paula Souza, Os Independentes e ICDH - Instituto de Compromisso com o Desenvolvimento Humano realiza ações para promover o consumo responsável durante a Festa do Peão de Boiadeiro de Barretos, que acontece de 21 a 31 de agosto, no Parque do Peão. O objetivo é ajudar a conscientizar o público e os profissionais envolvidos no evento quanto à importância de não haver consumo indevido de bebida alcoólica – por menores de 18 anos, em excesso ou associado à direção.
“Com os treinamentos, vamos capacitar um grande número de pessoas que têm papel fundamental no combate ao consumo indevido do álcool e faremos esta ação bar a bar, além de trabalhar junto àqueles que venderão bebidas dentro da festa. Nossos produtos são feitos para momentos de celebração e descontração, como a Festa do Peão de Boiadeiros de Barretos. Nada de vender bebida para menor de idade, consumir em excesso ou associado à direção”, afirma Nádia de Paiva, gerente de relações socioambientais da Ambev.
Para que o controle seja facilitado, na entrada do evento, todas as pessoas com mais de 18 anos de idade receberão um carimbo na mão que permitirá a compra da bebida alcoólica dentro da festa. A identificação auxiliará na prevenção da venda destes produtos para crianças e adolescentes.
Capacitação
O treinamento dos profissionais que trabalham em bares, restaurantes e estabelecimentos que comercializam bebidas alcoólicas de Barretos e região é uma das iniciativas da campanha de conscientização que já está em andamento antes mesmo da festa começar. Para que os trabalhadores do setor se preparem para receber e atender os visitantes da cidade, a equipe do ICDH está oferecendo, a centenas de estabelecimentos, cursos aos proprietários e funcionários sobre a importância da proibição da venda de bebida alcoólica para crianças e adolescentes e os perigos do consumo excessivo do álcool.
Criado e desenvolvido pela Ambev em parceria com o Centro Paula Souza, o treinamento tem como objetivo transformar os profissionais em multiplicadores da prática de venda e consumo responsável da bebida alcoólica. Além da proibição do consumo do álcool por menores de 18 anos e dos perigos do excesso, o material didático apresenta também a história e cultura da cerveja, a saúde e o bem-estar relacionados ao consumo moderado e destaca a mensagem “se beber, não dirija”.
Antes do início da festa, a rainha do rodeio Juliana Cordeiro Joy também participou do treinamento: “Adorei a iniciativa da Ambev e do Centro Paulo Souza. Achei muito interessante, uma ótima maneira de conscientizar sobre a importância de não vender bebidas alcoólicas para menores de 18 anos”, comenta Juliana.
De acordo com a gerente de um dos estabelecimentos capacitado, Valquiria de Almeida, o projeto é inovadora e de grande relevância. “Achei interessante o conteúdo e acredito que ele ajudará a despertar a responsabilidade de todos os comerciantes na campanha de prevenção”, afirma.
O curso também será aplicado a todos os profissionais que atuarão dentro da festa. Para eles, as apresentações serão ministradas em um container-escola cedido pelo Centro Paula Souza . Os professores que aplicarão o curso no container-escola também são fruto dessa parceria.
Convite de Responsa
Os convidados Vips do camarote Brahma Country da Ambev poderão curtir a festa e ainda beneficiar projetos sociais ao adquirirem os Convites de Responsa. Esses convites possuem uma contrapartida simbólica que será doada integralmente ao projeto Mãos à Obra do ICDH.
Sobre a Ambev
Ser a “melhor empresa de bebidas do mundo unindo as pessoas por um mundo melhor”. Esta é a missão da Ambev, empresa de capital aberto, sediada em São Paulo, no Brasil, com operações em 16 países das Américas (Argentina, Brasil, Bolívia, Canadá, Chile, El Salvador, Equador, Guatemala, Nicarágua, Paraguai, Peru, República Dominicana, Uruguai, Dominica, Antigua e St. Vincent).
Dona de um portfólio de "estrelas" como Antarctica, Brahma, Bohemia, Budweiser, Skol, Original, Stella Artois; os refrigerantes Guaraná Antarctica, Soda, Pepsi, Sukita, Antarctica Citrus e H2OH!; o isotônico Gatorade e o chá Lipton, além do energético Fusion e da Brahma 0,0%, totalmente sem álcool, a Ambev é líder no ranking das cervejarias na América Latina.
Reconhecida como uma das melhores empresas para se trabalhar, a Ambev tem em seus funcionários – 35 mil só no Brasil – sua maior fortaleza. Por isso, investe continuamente no desenvolvimento e sucesso de sua Gente, que é incentivada a se sentir dona da companhia e pensar grande.
Pioneira, a companhia desenvolve o Programa Ambev de Consumo Responsável desde 2003, fazendo campanhas de conscientização sobre o uso indevido do álcool, norteadas pelas premissas da Organização Mundial da Saúde (OMS). Dentre seus principais projetos estão o Papo em Família, o Jovens de Responsa, o Bar de Responsa e o Supermercado de Responsa. Todos voltados a evitar o consumo de álcool por menores de idade.
Sua reconhecida excelência em gestão gera retorno aos seus acionistas e garante atuação sustentável. No ano de 2013, o volume de vendas da companhia chegou a quase 165 milhões de hectolitros de bebidas e a receita líquida foi de R$ 34,8 bilhões – crescimento de 6,4% em relação ao ano de 2012.
Referência em práticas ambientais, a Ambev criou o Movimento CYAN – Quem vê água enxerga seu valor (www.movimentocyan.com.br), uma ampla iniciativa de mobilização e conscientização da sociedade para o uso racional desse recurso natural. Um dos principais destaques de maior impacto do Movimento é o Projeto Bacias, que atua em conjunto com as ONGs WWF e The Nature Conservancy para preservar bacias hidrográficas. E, para estimular a reciclagem pós consumo, a companhia desenvolve inúmeras ações por meio do Ambev Recicla.
ICDH
O ICDH – Instituto de Compromisso com o Desenvolvimento Humano – é uma associação sem fins lucrativos que une forças de várias empresas, entidades e pessoas com objetivo de promover o desenvolvimento humano em diversos âmbitos. Sua finalidade é organizar, apoiar, incentivar e patrocinar atividades relacionadas à assistência da criança, educação, formação profissional, cultura, música, informação, esporte, meio ambiente e saúde, visando melhorar as condições de vida da comunidade, do meio ambiente e do nosso planeta.
Mais informações: www.icdh.org.br
Mãos à Obra
O projeto Mãos à Obra tem a oferecer apoio às instituições sociais, a fim de contribuir com o fortalecimento e autonomia. Agrega voluntários e membros de instituições no apoio de diversas ações. Desde a fundação, o ICDH já beneficiou dezenas de entidades dos mais variados segmentos através de diferentes ações.
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