Amadeus é classificada como líder europeia no segmento de Pesquisa & Desenvolvimento em viagens e turismo

Os € 347.5 milhões investidos em 2011 qualificam a Amadeus novamente como líder no segmento de viagens e turismo

A Amadeus, líder global em soluções de TI para o mercado de viagens e turismo, mais uma vez manteve o seu ranking de liderança no topo do setor, sendo considerada uma das principais empresas na Europa em investimento em Pesquisa e Desenvolvimento (P&D), de acordo com a Comissão Europeia (CE).

O Ranking Europeu de P&D no Segmento Industrial 2012 - um relatório anual publicado pela CE - analisa as 1.000 maiores empresas europeias que investiram em pesquisa e desenvolvimento em 2011 e as classifica de acordo com o valor total investido. A Amadeus investiu €347,5 milhões em 2011 para pesquisar e desenvolver tecnologias para uso no setor de viagens, um aumento de 6,7% em relação a 2010. Este investimento representou 12,7% da receita e ajudou a empresa a manter-se na posição número um na Europa em volume total de investimento em P&D na área de viagens e turismo.

"Naturalmente, estamos muito satisfeitos em ver que o nosso investimento em P&D foi novamente destacado por este importante estudo da Comissão Europeia. Estamos igualmente orgulhosos em ser classificados mais uma vez como líder no segmento de viagens e turismo. Isto enfatiza ainda mais nossa reputação, de ter uma tendência voltada para a inovação, e os muitos anos de experiência em pioneirismo de produtos e iniciativas na indústria de viagens”, disse Hervé Couturier, vice-presidente executivo de Pesquisa & Desenvolvimento da Amadeus. “No entanto, o nosso desejo de inovação ainda não está satisfeito e P&D continuará a inspirar a nossa evolução como player de larga escala pioneiro em tecnologia”.

Esta notícia segue a divulgada em maio de 2012 pelo Banco Europeu de Investimento (EIB), instituição de financiamento a longo prazo da União Europeia, que garantiu a concessão de um empréstimo de € 200 milhões para a Amadeus em financiamento de pesquisa e desenvolvimento de uma variedade de projetos na área de TI para companhias aéreas, aeroportos, hotéis e transportes ferroviários entre 2012 e 2014.

A inovação é um dos pilotos por trás do progresso e crescimento da Amadeus, o que permitiu que a tecnologia da empresa alcançasse uma posição extraordinariamente competitiva dentro do mercado. O investimento total entre os anos de 2004 e 2011 foi de mais de €2 bilhões. A Amadeus tem 16 centros P&D ao redor do mundo localizados em Nice, Londres, Sydney, Antuérpia, Aachen, Frankfurt, Boston, Miami, Toronto, Estrasburgo, Tucson, Bangalore, Bogotá, Varsóvia, Istambul e Bangkok. Atualmente eles abrigam uma equipe de mais de 4.500 pessoas.

Nos últimos anos os esforços de P & D da Amadeus têm sido particularmente focados em desempenho extremamente elevado de processamento de transações sob rigorosa disponibilidade do sistema e requisitos de confiabilidade; mineração de informações em grande bases de dados; motores de busca de viagens super-responsivos; aplicativos de serviço multicanal ao cliente (agente de desktop, web, quiosques, dispositivos móveis e tablets); e uso pioneiro de sistemas abertos.

Exemplos do impacto que isso teve sobre a inovação em produtos e serviços da Amadeus nos últimos anos incluem:

 Em novembro deste ano, na PhoCusWright Travel Innovation Summit que aconteceu no Arizona, a Amadeus apresentou sua solução Amadeus Featured Results, pendente de patente, que é uma solução de pesquisa que revoluciona a maneira que as opções de voo são apresentadas. A Vayama, agência de viagens online líder e exclusivamente focada em viagens internacionais, é o primeiro cliente piloto a implementar a forma de beta da solução em seu site, incluindo combinações de 100 origens e destinos. A disponibilidade geral para o mercado global da Featured Results está prevista para início de 2013.

 O contínuo desenvolvimento da Amadeus Altéa Suíte, uma plataforma com base comunitária para TI de companhias aéreas que consiste em três soluções que cobrem reservas, gestão de inventário e controle de partida.

 Desenvolvimento de soluções de serviços auxiliares, como parte de nosso compromisso de ajudar as companhias aéreas se adaptar e evoluir sua estratégia de serviços auxiliares para que os clientes possam mover o foco em receita para entregar rentabilidade.

Amadeus - A Amadeus é a principal parceira tecnológica do mercado global de viagens e turismo. Os clientes atendidos incluem provedores de viagens (companhias aéreas, hotéis, locadoras de carros, empresas de transporte ferroviário, linhas de ferry-boat e outros), vendedores (agências de viagens e websites) e compradores (empresas e viajantes).

O grupo opera sob um modelo de negócios transacional e, em 2011, processou mais de 948 milhões de transações de viagens faturáveis.

A empresa estabeleceu presença global, com sedes centrais em Madri (administrativo e de marketing), Nice (desenvolvimento) e Erding (operações – centro de processamento de dados), além de escritórios regionais em Miami, Buenos Aires, Bangkok e Dubai. Ainda, mantém operações com clientes por meio de 73 Organizações Comerciais Amadeus, que cobrem 195 países. O escritório da Amadeus Brasil foi criado em 1999 e está hoje entre as dez maiores operações da empresa no mundo.

A Amadeus está listada nas bolsas de valores de Madri, Barcelona, Bilbao e Valencia e é comercializada sob o símbolo AMS.MC. No ano fiscal terminado em 31 de dezembro de 2011, a companhia apresentou receita de 2,7 bilhões de euros e EBITDA de 1,039 bilhão de euros. O grupo Amadeus emprega mais de dez mil pessoas em todo o mundo, com 123 nacionalidades representadas nos escritórios centrais.

Fonte: RMA Comunicação