Com mais de 310 feiras comerciais previstas, incluindo novos eventos sobre sustentabilidade, energia e construção, a Alemanha promete um calendário dinâmico para 2025, reafirmando sua liderança global no setor de exposições.
Cerca de 70 centros de eventos em toda a Alemanha iniciam as atividades de 2025 com uma agenda movimentada, sendo a primeira feira do ano, a PSI, voltada à indústria de produtos promocionais, e ocorre em Düsseldorf. Esta, abre caminho para uma sequência de encontros ao longo do mês, sendo, ao todo, 12 feiras em janeiro, enquanto março será o mês mais agitado, com 53 eventos, e julho, o mais tranquilo, com apenas um.
A agenda alemã de 2025 somará 1.107 dias de atividades, com destaque para o dia 8 de novembro, que concentrará 16 feiras simultâneas em diferentes cidades. Munique e Nuremberg lideram como os locais mais movimentados, com 28 feiras cada, seguidas por Stuttgart, com 24.
O setor de feiras comerciais da Alemanha, peça-chave na economia do país, enfrenta desafios em meio à desaceleração econômica doméstica. Philip Harting, presidente da AUMA (Associação da Indústria de Feiras Comerciais Alemã), destacou a importância de políticas governamentais para apoiar o segmento, incluindo a expansão de programas internacionais e o incentivo a startups com o projeto Young Innovators. “A digitalização dos processos de visto para expositores estrangeiros e a redução da burocracia para empresas são ações essenciais para mantermos nosso status como o principal destino mundial para feiras comerciais”, enfatizou Harting.
Resultados positivos em 2024
Mesmo diante de adversidades, como greves no setor de transporte durante o primeiro trimestre de 2024, a indústria alemã de feiras fechou o ano com crescimento. Houve aumentos de 9% no número de visitantes (11,7 milhões), 10% no número de expositores (205 mil) e 7% na área ocupada por estandes (7,1 milhões de metros quadrados).
De acordo com a AUMA, o impacto das greves privou as feiras de cerca de 250 mil visitantes adicionais. Ainda assim, os resultados consolidaram a relevância do setor como motor econômico e espaço de inovação.
Destaques do Calendário 2025
Entre os eventos mais esperados deste ano estão:
- Semana Verde Internacional (17 a 26 de janeiro, Berlim): Um marco centenário, reunindo mais de 300 mil visitantes e 1.400 expositores das áreas de alimentos, agricultura e pesca.
- Bauma (7 a 13 de abril, Munique): Maior feira mundial de máquinas para construção e mineração, com 500 mil visitantes esperados.
- Ligna (26 a 30 de maio, Hanover): Líder global em tecnologia de madeira, celebra 50 anos com mais de 700 lançamentos.
- Interlift (14 a 17 de outubro, Nuremberg): Feira de elevadores, que estreia em Nuremberg com projeção de crescimento.
- Intermot (4 a 7 de dezembro, Colônia): Feira internacional de motocicletas, scooters e bicicletas elétricas, encerrando o ano.
Com um calendário tão extenso e diversificado, a Alemanha reafirma seu protagonismo no mercado global de feiras comerciais, conectando setores e movimentando economias em escala internacional.

Comentários