Alagev reúne mantenedores e debate projeções, desafios e recordes para 2026

Evento contou com a presença de 30 pessoas e apresentação do economista Guilherme Dietze e da pesquisadora Mariana Aldrigui

Foto oficial final do evento

A Associação Latino-Americana de Gestão de Eventos e Viagens Corporativas (Alagev) realizou, na última quarta-feira, 3, mais uma edição do “Café com o Conselho” no Palácio Tangará, na capital paulista. O encontro reuniu conselheiros, mantenedores e convidados para discutir o cenário econômico, as projeções para 2026 e os novos recordes do setor no Brasil.

Com base no Levantamento de Viagens Corporativas (LVC) e o Índex, estudos com dados e projeções econômicas, durante a apresentação, Guilherme Dietze, economista da FecomercioSP, destacou que o mercado vive um de seus melhores momentos. Entre janeiro e setembro de 2025, as empresas movimentaram R$ 106,5 bilhões em viagens corporativas, alta de 6,8% e o maior resultado da série histórica. Apenas em setembro, o setor alcançou R$ 13,4 bilhões, crescimento de 5,1%, consolidando o ritmo que deve levar o ano a terminar com faturamento projetado de R$ 144 bilhões. O desempenho reflete demanda reprimida, estabilidade de custos e planejamento mais estruturado das empresas, impulsionado pela inflação controlada, valorização do real e redução do preço do combustível de aviação. As tarifas aéreas permaneceram estáveis, em média R$ 717, enquanto a hotelaria registrou aumento de ocupação e de diária média.

Guilherme Dietze, economista da FecomercioSP, apresenta perspectiva para 2026

Dietze alertou que a oferta de voos, hotéis e espaços para eventos ainda cresce menos que a demanda, pressionando tarifas. Ele também citou o impacto dos feriados em dias úteis e da concentração de eventos em São Paulo como fatores que afetam a logística. Para 2026, a projeção é de novo avanço, chegando a R$ 153,2 bilhões em movimentação, com reforço adicional durante a Copa do Mundo com a movimentação de empresas e marcas para celebrar os jogos. 

Mariana Aldrigui, professora e pesquisadora da USP, apresenta painel sobre turismo

A professora ressalta que o turismo brasileiro não falha por falta de potencial, mas sim pela ausência de quem o defenda com método, dados e propósitos. Pesquisadora da Universidade de São Paulo (USP), Mariana Aldrigui, destaca, ainda, a importância de dados confiáveis para orientar decisões do setor, alertando para metodologias distorcidas em algumas estatísticas nacionais. Ela reforçou o papel do LVC como referência e destacou a tendência global de fortalecimento dos eventos presenciais em um contexto de desinformação e deepfakes, técnicas que permitem alterar imagens por meio da IA: “Credibilidade, hoje, se constrói ao vivo”.

Para a diretora-executiva da Alagev, Luana Nogueira, os resultados confirmam o peso estratégico das viagens corporativas na economia brasileira. Ela destacou que, mesmo com desafios, as empresas seguem investindo em encontros presenciais por entenderem seu impacto direto em decisões, relacionamentos e oportunidades. A retomada das negociações internacionais, a estabilidade nos custos e a perspectiva de um cenário econômico mais positivo em 2026 reforçam o otimismo para o setor.

Os destaques de 2025 e o que virá em 2026

A Alagev também apresentou seus avanços institucionais. “O número de associados cresceu 15% entre 2024 e 2025, passando de 540 para 623, com ampla participação de clientes e fornecedores. O ano marcou expansão da presença global da entidade, fortalecimento das comunidades e evolução do código de ética. A associação intensificou a atuação em agendas internacionais e nacionais, incluindo Global Business Travel Association (GBTA), IMEX (feira internacional do setor de turismo e eventos), LAMEC, Brazil Travel Market (BTM), Abav Expo - Rio de Janeiro e MeetUp Argentina, e ampliou a produção de conteúdo com iniciativas como Índex, Revista GBTA, webinars, pesquisas, Reuniões Globais, G-Summit, prêmio Você Inspira e o projeto DeIA”, ressaltou Luana.

Entre as novidades, foram ressaltados o novo site da associação, a assistente virtual Alê, o fortalecimento da relação com mantenedores, o “Café com o Conselho” e a chegada de Osmar Joaquim para liderar a área de comunidades. A entidade também expandiu sua atuação educacional, com o programa Alagev Educa, que reúne trilhas de formação, mentoria voluntária e parceria com o Governo de São Paulo via Academia de Turismo, e com o projeto Alagev na sua Empresa, que leva workshops, bootcamps e missões empresariais diretamente para organizações.

O LACTE20, que aconteceu em fevereiro passado, reforçou a Alagev como voz estratégica do setor, enquanto o LACTE21, no próximo ano, promete mais uma edição da já tradicional Corrida 5K e 10K, nova identidade visual, atividades inovadores e a votação da diretoria administrativa para o biênio 2026–2028. A Alagev também apresentou crescimento expressivo nos indicadores de marketing e visibilidade nas redes sociais, consolidando-se como entidade de referência, autoridade setorial e presença global no mercado de viagens e eventos.

A Alagev vive um momento de expansão, com mais profissionais se conectando, mais troca qualificada e mais presença global. Seguimos fortalecendo nossa autoridade no setor, ao mesmo tempo em que ampliamos o valor entregue aos associados. Esses resultados refletem planejamento, colaboração e o compromisso de elevar o mercado. Acreditamos que em 2026 daremos passos ainda mais importantes”, finaliza Luana.

Confira algumas imagens por Portal Eventos

Fonte: Assessoria