Alagev realiza 2ª Reunião Global com foco em cocriação de soluções para o setor

Evento, que aconteceu em São Paulo, contou com 266 participantes e discussão de cases de ESG
2ª Reunião Global contou com a participação de 266 profissionais de diversas localidades do país, sendo 170 pessoas online e 96 presenciais

A Associação Latino Americana de Gestão de Eventos e Viagens Corporativas (Alagev) realizou na segunda-feira (5), no Tivoli Mofarrej, na capital paulista, a sua 2ª Reunião Global das Comunidades, com a participação de 266 profissionais de diversas localidades do país, sendo 170 pessoas online e 96 presenciais, com o objetivo de promover trocas de conhecimento, identificar gargalos do setor e cocriar soluções coletivas.

Reunimos representantes de todo o ecossistema para uma construção conjunta. A participação expressiva, tanto presencial quanto online, reforça o quanto o mercado está engajado e disposto a cocriar soluções com foco em um futuro mais colaborativo e eficiente”, afirmou Luana Nogueira, diretora-executiva da Alagev.

Cases de sucesso

Visando sempre colocar em pauta temas relevantes, como Environmental, Social, and Governance (ESG), o encontro teve a apresentação de cases de sucesso que participaram da seleção do prêmio "Você Inspira no LACTE".

O “S” do ESG é muito importante para mudar a realidade de jovens em situação de vulnerabilidade social. Sabendo disso, Dimitri Ivanoff e Michelle Flues fundaram, em 1992, a Passos Mágicos, associação que consegue transformar a vida de crianças e adolescentes de baixa renda. O projeto foi um dos finalistas da categoria ESG. Durante a reunião, os criadores da entidade apresentaram uma ação social, realizada em parceria com a Avipam, em que levaram jovens para um intercâmbio no Canadá, além das outras atividades de incentivo para a profissionalização dessa nova geração.

Sofremos com a falta de mão de obra e acredito que programas como esse contribuem para nos movimentar para outros patamares. Vamos providenciar o processo de mentoria para essas crianças e jovens por meio da plataforma Alagev Educa. Convidamos também os profissionais associados a serem mentores, porque vamos transformar esse mundo passo a passo”, comentou Luana.

O segundo case, que esteve na categoria Inovação, foi divulgado por Humberto Machado e Gian Farinelli, da Onfly. O “Onhappy” é um spin-off da startup criado para atender à crescente demanda de colaboradores que desejavam utilizar a praticidade da plataforma de viagens corporativas também em suas viagens pessoais. A iniciativa surgiu com base em tendências como a valorização do bem-estar, o desenvolvimento do mercado de benefícios e a busca por propósito das novas gerações. Lançado como uma nova empresa com equipe e tecnologia próprias, o programa oferece viagens a lazer como vantagem corporativa, conectando marca empregadora e protagonismo dos gestores. Em seu primeiro ano, já registrou mais de sete mil compras, beneficiou mais de 120 mil brasileiros e gerou mais de R$1,5 milhão em economia.

A terceira iniciativa foi comunicada por Dedra Freitas, da A1, empresa com mais de 30 anos de história no mercado de turismo, que destacou o case “Fifi & IA da A1: Tecnologia com bom humor e uma mala sempre pronta!”. A proposta disputou a categoria Inovação, unindo tecnologia e leveza para transformar seus processos internos com Inteligência Artificial (IA). Criada durante a pandemia para resolver a complexidade das informações de viagens internacionais, a ferramenta é uma assistente virtual carismática que automatiza tarefas como lançamentos de reembolso e registros de economia para clientes. Com isso, a empresa reduziu drasticamente o tempo gasto nos processos — de 920 para 22 horas anuais — economizando 103 dias de trabalho em 2024, além de registrar oficialmente R$ 312 mil em contenção para seus usuários. A solução é resultado da cultura interna que valoriza a inovação e incentiva o desenvolvimento técnico dos colaboradores, inclusive promovendo consultores de viagens para o setor de tecnologia.

Atividades

Com o tema “Altitude 2025 – Escalando o amanhã no presente”, a Reunião Global utilizou a analogia da subida ao Monte Everest para conduzir o trabalho colaborativo entre as comunidades da associação. Nesta edição, foi abordado o terceiro “Cume” com o objetivo de “definir os grandes obstáculos”. A trilha começou ainda na primeira Global, realizada em março, quando foi produzido um brainstorming para mapear os principais problemas enfrentados pelo setor.

A partir deste ponto, cada comunidade levou seis temas para discutir em suas reuniões setoriais, o que resultou na definição de três desafios prioritários por grupo, utilizando metodologias como os “Cinco Porquês” e um modelo adaptado da ferramenta Lean Canvas - técnica utilizada para a elaboração de planos de negócios”, explicou Andrea Matos, gerente-executiva da Alagev.

Já a 2ª Global representou o terceiro marco dessa jornada simbólica rumo ao “Cume do Everest”, em que as comunidades apresentaram seus três principais problemas para votação conjunta. Durante a dinâmica, representantes de cada grupo expuseram os desafios e os profissionais presentes – conectados ao tema de forma direta ou indireta – e votaram naquele que deveria seguir como o foco principal de atuação da comunidade.

No segundo momento do encontro, foi aberta a possibilidade de reconfiguração dos times: representantes puderam decidir se continuariam com o problema original de sua comunidade ou se uniriam a outro grupo para enfrentar um desafio em comum. Ao final do processo, a Alagev contabilizou 12 problemas escolhidos.

Confira os desafios selecionados por cada comunidade:

  • Comunidade de Aviação (CA) e Comunidade de Tecnologia & Inovação em Viagens (CTIV) - falta e divergência de dados na integração (OBT);
  • Comunidade de Agências Corporativas (CAC) - processos de BIDS (modelo sustentável) - FEE E FOP 60 dias;
  • Comunidade de Gestores de Eventos (CGE) - mão de obra qualificada e gestão de pessoas;
  • Comunidade de Gestores de Viagens Corporativas (CGV) - gerenciamento dos indicadores;
  • Comunidade de Hotelaria (CH) e Gestores de Viagens do Paraná e Santa Catarina (GVS) - tarifa flutuante na hotelaria;
  • Comunidade de Incentivos (CIN) - prazo de pagamento desleal e faturamento longos;
  • Comunidade de Logística de Eventos (CLE) e Comunidade de Mobilidade Corporativa (CMOB) - falta de retorno das propostas;
  • Comunidade de Tecnologia & Inovação em Eventos (CTIE) - cliente sem sistema para gestão de eventos;
  • Gestores de Eventos do Rio de Janeiro (GERJ) - pedidos de contratação e programação de eventos internos em cima da hora;
  • Gestores de Viagens de Minas Gerais (GVMG) e Gestores de Viagens Corporativas do Rio Grande do Sul (GVRS) - remarcação de aéreo;
  • Gestores de Viagens do Nordeste (GVNE) - aéreo, preços cada vez mais caros;
  • Gestores de Viagens do Rio de Janeiro (GVRJ) - clareza em acordos com fornecedores;

A próxima etapa acontecerá nas setoriais em junho e agosto, em que serão promovidas as construções de soluções práticas e criação de protótipos. Depois, os participantes apresentarão esses resultados no estágio final da escalada: o “Cume”, em setembro.

Novidades - Área do associado

Outra novidade desta 2ª edição da Global foi o lançamento da “Área do associado” no site oficial da associação, onde será possível fazer inscrições para eventos, acompanhar mensagens sobre as atualizações da entidade, calendários de encontros, e ter acesso a conteúdos exclusivos, divulgações de vagas de emprego e exposição de marca.

O site, que tem uma média de dois mil acessos mensais, disponibiliza, entre outros benefícios, acesso à plataforma Alagev Educaalém do programa de consultoria “Alagev na sua empresa” e do G-Summit, voltado à capacitação de gestores e compradores de viagens corporativas. Também permite a consulta a pesquisas, biblioteca e processos seletivos para fornecedores.

Alagev News

A associação também confirmou a presença no G-Summit no Rio de Janeiro, no dia 13 de maio, além da edição em Fortaleza, que em breve terá a data anunciada. O objetivo será a discussão da gestão eficaz de programas de viagens, indicadores (KPIs e KRs), a análise da experiência e comportamento do viajante, oportunidades de otimização e automação de processos, a apresentação de dados por meio de dashboards, e estratégias para valorizar o gestor de viagens na organização.

E a Alagev já se prepara para a GBTA 2025 (Global Business Travel Association), que será realizada em Denver (Colorado, nos Estados Unidos), entre 21 e 23 de julho. Em 2024, a entidade levou 60 pessoas na delegação brasileira e o foco deste ano é superar esse número. O encontro é reconhecido como o maior evento global de viagens corporativas, oferecendo uma plataforma única para networking, aprendizado e inovação. Para mais informações sobre o preço especial e descontos, acesse o link.

Outra novidade é a presença da entidade no IMEX em Las Vegas, de 7 a 9 de outubro, e preços especiais para os hosted buyers. O objetivo do evento é promover a conexão com líderes globais do setor de eventos e viagens de incentivo. A Reunião Global contou com os parceiros Expressão Studio, Grupo R1, Inteegra, KV Conteúdo, Tivoli Mofarrej.

Próxima edição

A 3ª edição da Reunião acontecerá no dia 22 de setembro, no Tivoli Mofarrej.

Fonte: Assessoria
Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.