A Associação Latino Americana de Gestão de Eventos e Viagens Corporativas (Alagev) realizou na segunda-feira (5), no Tivoli Mofarrej, na capital paulista, a sua 2ª Reunião Global das Comunidades, com a participação de 266 profissionais de diversas localidades do país, sendo 170 pessoas online e 96 presenciais, com o objetivo de promover trocas de conhecimento, identificar gargalos do setor e cocriar soluções coletivas.
“Reunimos representantes de todo o ecossistema para uma construção conjunta. A participação expressiva, tanto presencial quanto online, reforça o quanto o mercado está engajado e disposto a cocriar soluções com foco em um futuro mais colaborativo e eficiente”, afirmou Luana Nogueira, diretora-executiva da Alagev.
Cases de sucesso
Visando sempre colocar em pauta temas relevantes, como Environmental, Social, and Governance (ESG), o encontro teve a apresentação de cases de sucesso que participaram da seleção do prêmio "Você Inspira no LACTE".
O “S” do ESG é muito importante para mudar a realidade de jovens em situação de vulnerabilidade social. Sabendo disso, Dimitri Ivanoff e Michelle Flues fundaram, em 1992, a Passos Mágicos, associação que consegue transformar a vida de crianças e adolescentes de baixa renda. O projeto foi um dos finalistas da categoria ESG. Durante a reunião, os criadores da entidade apresentaram uma ação social, realizada em parceria com a Avipam, em que levaram jovens para um intercâmbio no Canadá, além das outras atividades de incentivo para a profissionalização dessa nova geração.
“Sofremos com a falta de mão de obra e acredito que programas como esse contribuem para nos movimentar para outros patamares. Vamos providenciar o processo de mentoria para essas crianças e jovens por meio da plataforma Alagev Educa. Convidamos também os profissionais associados a serem mentores, porque vamos transformar esse mundo passo a passo”, comentou Luana.
O segundo case, que esteve na categoria Inovação, foi divulgado por Humberto Machado e Gian Farinelli, da Onfly. O “Onhappy” é um spin-off da startup criado para atender à crescente demanda de colaboradores que desejavam utilizar a praticidade da plataforma de viagens corporativas também em suas viagens pessoais. A iniciativa surgiu com base em tendências como a valorização do bem-estar, o desenvolvimento do mercado de benefícios e a busca por propósito das novas gerações. Lançado como uma nova empresa com equipe e tecnologia próprias, o programa oferece viagens a lazer como vantagem corporativa, conectando marca empregadora e protagonismo dos gestores. Em seu primeiro ano, já registrou mais de sete mil compras, beneficiou mais de 120 mil brasileiros e gerou mais de R$1,5 milhão em economia.
A terceira iniciativa foi comunicada por Dedra Freitas, da A1, empresa com mais de 30 anos de história no mercado de turismo, que destacou o case “Fifi & IA da A1: Tecnologia com bom humor e uma mala sempre pronta!”. A proposta disputou a categoria Inovação, unindo tecnologia e leveza para transformar seus processos internos com Inteligência Artificial (IA). Criada durante a pandemia para resolver a complexidade das informações de viagens internacionais, a ferramenta é uma assistente virtual carismática que automatiza tarefas como lançamentos de reembolso e registros de economia para clientes. Com isso, a empresa reduziu drasticamente o tempo gasto nos processos — de 920 para 22 horas anuais — economizando 103 dias de trabalho em 2024, além de registrar oficialmente R$ 312 mil em contenção para seus usuários. A solução é resultado da cultura interna que valoriza a inovação e incentiva o desenvolvimento técnico dos colaboradores, inclusive promovendo consultores de viagens para o setor de tecnologia.
Atividades
Com o tema “Altitude 2025 – Escalando o amanhã no presente”, a Reunião Global utilizou a analogia da subida ao Monte Everest para conduzir o trabalho colaborativo entre as comunidades da associação. Nesta edição, foi abordado o terceiro “Cume” com o objetivo de “definir os grandes obstáculos”. A trilha começou ainda na primeira Global, realizada em março, quando foi produzido um brainstorming para mapear os principais problemas enfrentados pelo setor.
“A partir deste ponto, cada comunidade levou seis temas para discutir em suas reuniões setoriais, o que resultou na definição de três desafios prioritários por grupo, utilizando metodologias como os “Cinco Porquês” e um modelo adaptado da ferramenta Lean Canvas - técnica utilizada para a elaboração de planos de negócios”, explicou Andrea Matos, gerente-executiva da Alagev.
Já a 2ª Global representou o terceiro marco dessa jornada simbólica rumo ao “Cume do Everest”, em que as comunidades apresentaram seus três principais problemas para votação conjunta. Durante a dinâmica, representantes de cada grupo expuseram os desafios e os profissionais presentes – conectados ao tema de forma direta ou indireta – e votaram naquele que deveria seguir como o foco principal de atuação da comunidade.
No segundo momento do encontro, foi aberta a possibilidade de reconfiguração dos times: representantes puderam decidir se continuariam com o problema original de sua comunidade ou se uniriam a outro grupo para enfrentar um desafio em comum. Ao final do processo, a Alagev contabilizou 12 problemas escolhidos.
Confira os desafios selecionados por cada comunidade:
- Comunidade de Aviação (CA) e Comunidade de Tecnologia & Inovação em Viagens (CTIV) - falta e divergência de dados na integração (OBT);
- Comunidade de Agências Corporativas (CAC) - processos de BIDS (modelo sustentável) - FEE E FOP 60 dias;
- Comunidade de Gestores de Eventos (CGE) - mão de obra qualificada e gestão de pessoas;
- Comunidade de Gestores de Viagens Corporativas (CGV) - gerenciamento dos indicadores;
- Comunidade de Hotelaria (CH) e Gestores de Viagens do Paraná e Santa Catarina (GVS) - tarifa flutuante na hotelaria;
- Comunidade de Incentivos (CIN) - prazo de pagamento desleal e faturamento longos;
- Comunidade de Logística de Eventos (CLE) e Comunidade de Mobilidade Corporativa (CMOB) - falta de retorno das propostas;
- Comunidade de Tecnologia & Inovação em Eventos (CTIE) - cliente sem sistema para gestão de eventos;
- Gestores de Eventos do Rio de Janeiro (GERJ) - pedidos de contratação e programação de eventos internos em cima da hora;
- Gestores de Viagens de Minas Gerais (GVMG) e Gestores de Viagens Corporativas do Rio Grande do Sul (GVRS) - remarcação de aéreo;
- Gestores de Viagens do Nordeste (GVNE) - aéreo, preços cada vez mais caros;
- Gestores de Viagens do Rio de Janeiro (GVRJ) - clareza em acordos com fornecedores;
A próxima etapa acontecerá nas setoriais em junho e agosto, em que serão promovidas as construções de soluções práticas e criação de protótipos. Depois, os participantes apresentarão esses resultados no estágio final da escalada: o “Cume”, em setembro.
Novidades - Área do associado
Outra novidade desta 2ª edição da Global foi o lançamento da “Área do associado” no site oficial da associação, onde será possível fazer inscrições para eventos, acompanhar mensagens sobre as atualizações da entidade, calendários de encontros, e ter acesso a conteúdos exclusivos, divulgações de vagas de emprego e exposição de marca.
O site, que tem uma média de dois mil acessos mensais, disponibiliza, entre outros benefícios, acesso à plataforma Alagev Educaalém do programa de consultoria “Alagev na sua empresa” e do G-Summit, voltado à capacitação de gestores e compradores de viagens corporativas. Também permite a consulta a pesquisas, biblioteca e processos seletivos para fornecedores.
Alagev News
A associação também confirmou a presença no G-Summit no Rio de Janeiro, no dia 13 de maio, além da edição em Fortaleza, que em breve terá a data anunciada. O objetivo será a discussão da gestão eficaz de programas de viagens, indicadores (KPIs e KRs), a análise da experiência e comportamento do viajante, oportunidades de otimização e automação de processos, a apresentação de dados por meio de dashboards, e estratégias para valorizar o gestor de viagens na organização.
E a Alagev já se prepara para a GBTA 2025 (Global Business Travel Association), que será realizada em Denver (Colorado, nos Estados Unidos), entre 21 e 23 de julho. Em 2024, a entidade levou 60 pessoas na delegação brasileira e o foco deste ano é superar esse número. O encontro é reconhecido como o maior evento global de viagens corporativas, oferecendo uma plataforma única para networking, aprendizado e inovação. Para mais informações sobre o preço especial e descontos, acesse o link.
Outra novidade é a presença da entidade no IMEX em Las Vegas, de 7 a 9 de outubro, e preços especiais para os hosted buyers. O objetivo do evento é promover a conexão com líderes globais do setor de eventos e viagens de incentivo. A Reunião Global contou com os parceiros Expressão Studio, Grupo R1, Inteegra, KV Conteúdo, Tivoli Mofarrej.
Próxima edição
A 3ª edição da Reunião acontecerá no dia 22 de setembro, no Tivoli Mofarrej.
Comentários