A Associação dos Embaixadores de Turismo do RJ e a Fundação Cesgranrio realizaram pesquisa de 26 de dezembro a 01 de janeiro, com 1000 turistas estrangeiros para obter o perfil do turista que nos visita. A pesquisa foi coordenada pelo professor Bayard Boiteux, diretor do Instituto de Pesquisas e Estudos do Turismo do RJ, em 8 bairros da cidade e contou com 20 pesquisadores.
Se considerarmos que 25% dos hospedes internacionais tradicionalmente não se hospedava em hotéis (ficavam em apartamentos de temporadas ou casas de amigos), deduz-se que utilizavam-se de hotéis, antes do advento do Airbnb, 75% dos turistas internacionais. A pesquisa indica que 1/3 dos hospedes internacionais utilizaram um imóvel da Airbnb, ou seja, foram subtraídos da hospedagem tradicional e, principalmente, legal, foram subtraídos 33% dos clientes da hotelaria carioca.
Seguem os dados da pesquisa:
Forma de hospedagem
50% Hotel
25% Airbnb
20% Apartamentos de temporada
5% Casas de amigos
Procedência
38% Europa
25% America do Norte
20% America do Sul
5% Ásia
2% Outros
Forma de hospedagem
50% Hotel
25% Airbnb
20% Apartamentos de temporada
5% Casas de amigos
Forma de organização da viagem
65% por conta própria
35% agência de viagens
Meio de transporte utilizado
65% aéreo
25% marítimo
10% terrestre
Atrativos visitados no Rio
35% Corcovado
20% Pão de Açucar
18% Boulevard Olímpico
15% Praias
10% Jardim Botânico
2% Parque do Flamengo
Pontos negativos
30% Calor
20% Preços
19% Sinalização turística
16% Limpeza urbana
8% Suvenires
4% Segurança
3% Taxis
25% População anfitriã
20% Informação turística
17% Gastronomia
15% Prestação de serviço
12% Metro
8% Praias
3% Museus
Outras cidades visitadas
24% Paraty
18% Búzios
17% Niterói
15% Ilha Grande
10% Arraial do Cabo
9% Angra dos Reis
4% Itatiaia
3% Outras cidades
Faixa Etária
29% 18/27
46% 28/49
19% 50/70
6% Mais de 70
Grau de satisfação
80% Retornaria ao RIO20% Não retornaria
Gênero
54% masculino
46% feminino
Faixa Etária
29% 18/27
46% 28/49
19% 50/70
6% Mais de 70
Escolaridade
25% ensino fundamental
30% médio
45% superior
A pesquisa teve apoio do site Consultoria em Turismo e da Sergio Castro Imóveis.
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