Organizada por mercado e programas de ação, a agenda foi desenvolvida para atender de forma mais eficiente a demanda do mercado turístico nacional e internacional. No período 2008/2009, as ações de promoção do Brasil no exterior contam foco especial no consumidor final, como as campanhas publicitárias e o relacionamento com a imprensa. O planejamento prevê ainda várias ações voltadas diretamente para o mercado, como a participação em feiras de turismo, seminários para operadores e encontros de negócios.
O objetivo é oferecer aos empresários, entidades e órgãos públicos a oportunidade de planejar com antecedência as suas ações no exterior e organizar sua participação em vários eventos internacionais. “O que a agenda propõe é uma união de esforços a partir de um calendário já desenhado nos diferentes mercados prioritários, de acordo com orientações do Plano Aquarela [Marketing Turístico Internacional]”, afirmou Jeanine Pires, durante a apresentação. “O nosso objetivo, como sempre, é aumentar o fluxo de estrangeiros para o Brasil e incrementar a entrada de divisas em nosso País por meio do turismo internacional”.
O presidente do Fornatur, que também é secretário do Turismo do Ceará, Bismarck Maia, falou sobre a importância do planejamento e execução das ações de forma integrada e convocou os demais secretários a apresentarem suas próprias agendas de promoção. “A divulgação antecipada das ações da Embratur vai permitir aos estados planejar melhor suas atividades no exterior e maximizar o resultado dos investimentos em promoção turística”, reforçou o secretário.
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