Agenda de Promoção Comercial do Turismo Brasileiro é lançada hoje

A “Agenda de Promoção Comercial do Turismo Brasileiro”, lançada hoje, dia 18, pelo Ministério do Turismo, por meio da Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo), traz, pelo segundo ano consecutivo, o

A “Agenda de Promoção Comercial do Turismo Brasileiro”, lançada hoje, dia 18, pelo Ministério do Turismo, por meio da Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo), traz, pelo segundo ano consecutivo, o leque de ações de promoção no mercado internacional já programadas para acontecer entre julho de 2008 e junho de 2009. A apresentação da nova agenda foi feita pela presidente da Embratur, Jeanine Pires, durante reunião do Fornatur (Fórum Nacional de Secretários e Dirigentes Estaduais de Turismo), como parte da programação do 3º Salão do Turismo – Roteiros do Brasil, que acontece até domingo, 22, em São Paulo.

Organizada por mercado e programas de ação, a agenda foi desenvolvida para atender de forma mais eficiente a demanda do mercado turístico nacional e internacional. No período 2008/2009, as ações de promoção do Brasil no exterior contam foco especial no consumidor final, como as campanhas publicitárias e o relacionamento com a imprensa. O planejamento prevê ainda várias ações voltadas diretamente para o mercado, como a participação em feiras de turismo, seminários para operadores e encontros de negócios.

O objetivo é oferecer aos empresários, entidades e órgãos públicos a oportunidade de planejar com antecedência as suas ações no exterior e organizar sua participação em vários eventos internacionais. “O que a agenda propõe é uma união de esforços a partir de um calendário já desenhado nos diferentes mercados prioritários, de acordo com orientações do Plano Aquarela [Marketing Turístico Internacional]”, afirmou Jeanine Pires, durante a apresentação. “O nosso objetivo, como sempre, é aumentar o fluxo de estrangeiros para o Brasil e incrementar a entrada de divisas em nosso País por meio do turismo internacional”.

O presidente do Fornatur, que também é secretário do Turismo do Ceará, Bismarck Maia, falou sobre a importância do planejamento e execução das ações de forma integrada e convocou os demais secretários a apresentarem suas próprias agendas de promoção. “A divulgação antecipada das ações da Embratur vai permitir aos estados planejar melhor suas atividades no exterior e maximizar o resultado dos investimentos em promoção turística”, reforçou o secretário.