Academia Brasileira de Eventos e Turismo qualifica nova turma para mercado de Feiras e Eventos

Após estágios no Brasil, universitários da Anhembi Morumbi, FGV, ESPM e do Senac embarcam para visitas técnicas monitoradas nos Estados Unidos, Portugal e Alemanha.

A Academia Brasileira de Eventos e Turismo já embarcou os universitários selecionados para a 2ª Turma do Projeto Educacional, um programa de estágio nacional e visita técnica monitorada internacional que visa aprimorar o conhecimento dos participantes no mercado de feiras e eventos. Depois de um mês de estágios em São Paulo, os estudantes participam de visitas técnicas internacionais monitoradas, nos pavilhões Exponor (Porto - Portugal), Messe/Colônia (Alemanha) e OCCC – Orange Country Convention Center, em Orlando (USA).

Fizeram parte da seleção 16 alunos representando as cinco universidades parceiras do Projeto: Anhembi Morumbi, Senac, ESPM, FAAP e FGV. Foram selecionadas cinco participantes: Paula Queirolo, aluna de Tecnologia em Eventos da Anhembi Morumbi; Carolina Nemer, que cursa Hotelaria no Senac; Marília Galdino, do curso de Publicidade e Propaganda do Senac; Mariana Marcondes, do curso de Jornalismo da ESPM; e Barbara Gadel, que cursa Administração de Empresas na FGV. As entrevistas foram feitas por um grupo de Acadêmicos e especialistas do setor de eventos e turismo.

As alunas participaram de um programa de estágio durante o mês de janeiro em São Paulo, com o apoio de 11 empresas organizadoras, montadoras e pavilhões - APAS, APCD, Couromoda, Francal, Laço, Estrutural, Surreal, Publistand, Hotma, Expo Center Norte, Transamérica, e embarcaram para a etapa de visitas técnicas internacionais.

Após o retorno do grupo, a Academia fará a avaliação do estágio e a apresentação dos futuros profissionais ao mercado. "A primeira turma do projeto Educacional, que terminou em outubro, já está sendo apresentada ao mercado com uma visão do negócio 'Feiras' no Brasil e a maneira desta mesma atividade no exterior. Nosso objetivo é melhorar a tão necessária competitividade para nos colocarmos num mercado global. E, como ponto de suma importância, mostrar aos alunos que estão se formando este maravilhoso mercado de Feiras de Negócios, tão importante para a economia brasileira", afirma o presidente da Academia Brasileira de Eventos e Turismo, Sergio Medina Pasqualin.

Considerado inédito no país, o Projeto Educacional da Academia Brasileira de Eventos e Turismo atende às exigências do Ministério da Educação, já teve dois reconhecimentos internacionais e foi considerado pela UFI - The Global Association of the Exhibition Industry, como inovador no setor de feiras a nível mundial.

"Para confirmar que estamos no caminho correto, estamos sendo procurados por outros setores ligados ao mercado de Eventos e Turismo, para que estendamos tal projeto a outras áreas, bem como outros pavilhões no exterior em tratativas para participar deste programa inovador", complementa o presidente da Academia.

Para o primeiro semestre de 2016, a proposta é que 40 alunos das cinco universidades parceiras do Projeto participem das inscrições no programa, ou seja, oito por instituição. As instruções para participação são fornecidas pelas próprias faculdades.