Nesta primeira fase do Projeto, participaram da seleção da Academia 14 estudantes dos cursos de Turismo, Eventos, Administração, Comunicação Social, Relações Públicas e Relações Internacionais das quatro faculdades. A turma aprovada concluiu um mês de estágio em promotoras, montadoras e pavilhões na capital paulista - APAS, APCD, Couromoda, Francal, Laço, Cas Stands, Estrutural, Hotma, Expo Center Norte e Transamérica Expo Center, terminando com palestra técnica na UBRAFE - União Brasileira dos Promotores de Feiras, entidade apoiadora do Projeto - e 14 dias de visitas técnicas monitoradas em dois grandes espaços para eventos no exterior, um em Portugal - Exponor - e um na Alemanha - Messe Dusseldorf. O projeto é considerado inédito no setor, por ser o primeiro a estimular a integração da universidade com o mercado nacional e internacional.
"Precisamos qualificar. O Projeto Educacional da Academia atendeu as exigências do Ministério da Educação, as necessidades das empresas brasileiras e as exigências das empresas do exterior; já teve dois reconhecimentos internacionais e foi considerado pela UFI - The Global Association of the Exhibition Industry, como projeto inovador no setor de feiras a nível mundial. A grandiosidade e o atrevimento desse projeto são dignos do nosso Brasil", afirmou o presidente da Academia Brasileira de Eventos e Turismo, Sergio Medina Pasqualin, durante a cerimônia de certificação dos alunos que aconteceu no Expo Center Norte.
Os certificados foram entregues a Caique Santos, aluno do 8º semestre do curso de Turismo da Anhembi Morumbi; Vanessa Sampaio, aluna do 4º semestre de Relações Públicas da FAAP; Gisele Silva, aluna do 4º semestre do curso de Tecnólogo em Eventos do Senac; e Giuliana Davanzo, aluna do 6º semestre do curso de Relações Internacionais da ESPM, com a participação dos coordenadores Profª Silvia Valente (cursos de Turismo e Tecnólogo em Eventos - Anhembi Morumbi), Profª. Iara Moraes (curso Relações Públicas - FAAP), Profª Sandra Maia (curso Tecnólogo em Eventos - Senac) e Prof. Marcelo Rocha (curso Relações Internacionais - ESPM).
"É uma honra fazer parte deste Projeto. Esse desprendimento para olhar o futuro não é característica do meio empresarial brasileiro, por isso estamos comemorando o término da primeira fase desse programa, que é pioneiro no Brasil e que já foi reconhecido como único no mundo!", afirmou o diretor de Graduação da ESPM, Prof. Ismael Rocha.
"A melhor palavra que define o Projeto Educacional da Academia é: riqueza. Porque, desde que ele era apenas uma ideia, havia riqueza em comprometimento, dedicação, seriedade. E toda a nossa vivência ao longo desse período também tornou-se rica. Obrigada por acreditarem em nós, na nossa capacidade, palavra e vontade de tornar real essa experiência", discursou a aluna Vanessa Sampaio.
A próxima fase do Projeto Educacional deve contar também com as participações da FGV - Fundação Getulio Vargas, no Brasil, e do pavilhão Messe Colonia, na Alemanha. A proposta para 2016 é que 40 alunos das cinco instituições participem das inscrições, ou seja, oito por instituição, ainda no primeiro semestre. O próximo programa de estágios e visitas técnicas está previsto para os meses de janeiro de 2016, em São Paulo, e fevereiro, no exterior.
Homenagem
O evento, que reuniu cerca de 300 convidados representantes de mais de 50 setores da economia, entre eles os Eventos, Turismo e Comunicação, também fez uma homenagem ao publicitário e sócio-fundador do Grupo ABC, Nizan Guanaes, que recebeu a Medalha do Mérito Acadêmico, tradicional outorga oferecida pela Academia a profissionais relevantes junto ao setor da comunicação, aos eventos e turismo brasileiros.
Ao receber a homenagem, Guanaes convidou a turma certificada ao palco e falou sobre seu apoio ao Projeto Educacional. "Vivemos um momento, no Brasil, extremamente desafiador. Acordar neste país e ser empresário, no dia de hoje, é um ato de teimosia. Somos rebaixados em termos de investment grade, mas vemos, por exemplo, que essa Academia, as empresas e entidades que a compõem são investment grade; temos que continuar persistindo, somos brasileiros e teimosos", disse.
O Projeto Educacional da Academia Brasileira de Eventos e Turismo conta com patrocínio de um grupo de empresas ligadas aos setores de feiras e eventos: Alphaplug, Apas, AS Eventos, Beauty Fair, CAS Stands, CBM, Couromoda, Engeve, Francal, GL Events, Hotma, Laço, Messe Dusseldorf, Fundação Faculdade de Medicina - FFM, Spectrus, Stillos e VM Comunicação.
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