Maior evento do setor de brinquedos da América Latina apresentou novidades, tendências, promoveu negócios e trouxe temas relevantes aos visitantes
A 39ª Feira Internacional de Brinquedos -- Abrin, principal evento do setor de brinquedos da América Latina, encerrou a edição de 2023 no início de março, registrando mais de 18 mil visitantes ao longo de quatro dias, um recorde de público que rendeu o título de maior edição de sua história.
Co-realizada pela Francal Feiras e Abrinq -- Associação Brasileira dos Fabricantes de Brinquedos, a Abrin 2023 recebeu visitantes de todo o Brasil e mais 21 países da América Latina, Ásia e Europa. Do total, 62% representam o varejo, o que demonstra o aquecimento do mercado. Apenas no primeiro dia reuniu um público 45% superior ao mesmo dia de 2022.
A feira reuniu 144 expositores, que trouxeram os principais lançamentos do segmento e serviu como vitrine para lojistas de todo o país. Esse é o sentimento de Paulo Bazzo, diretor da Cotiplás. “A Abrin sempre é uma vitrine, é a feira mais bonita e alegre que existe. Ela trata de brinquedo, criança e felicidade. Por isso, já estamos pensando nas novidades do próximo ano”, afirma o executivo.
Para Marcelo Silva, gerente de marketing da Líder Brinquedos, a edição de 2023 representou uma grande retomada da marca depois dos anos de pandemia. “A Abrin é muito importante para gerar visibilidade para nossa marca, apresentar novos produtos e alavancar as vendas para o restante do ano”, refletiu o profissional.
De acordo com Germano Brandino, diretor de marketing da Novabrink, essa edição foi surpreendente tanto de público quanto de humor de mercado, diante de tantos desafios recentes, e trouxe ótimas expectativas para os próximos anos. “Com tantas notícias ruins que tivemos recentemente, a Abrin trouxe uma nova perspectiva de que podemos, sim, ter um ano de sucesso, com boas vendas e oferecendo alegria para as nossas crianças”, analisou.
Rodada de negócios
Boas vendas foi o que motivou empresários a participarem da Rodada de Negócios e realizar, em dois dias de evento, cerca de 100 reuniões em área reservada, para conversar, trocar experiências, avançar negociações e fechar acordos.
Abrin talks
Um dos pontos altos da feira foi o Abrin talks, que promoveu 20 horas de conteúdos durante os quatro dias, com palestras sobre dados do setor, hábitos de consumo, a nova jornada de compra do consumidor, varejo online, fidelização de clientes, inclusão e diversidade, tendências, licenciamentos e cases de sucesso de marcas e práticas de mercado, como: Candide; Disney; Líder Brinquedos; Redibra; Toy Mania; Fundação Dom Cabral; Estrela, Grupo Ri Happy; Play Pesquisa e Conteúdo Inteligente; Totoy Kids; Buzzmonitor; Tik Tok; Pagbank; Usina de Pesquisa & Stellium, entre outros.
Abrin Store
Outro destaque e uma grande novidade este ano foi a Abrin Store, uma loja conceito onde foram aplicadas as técnicas de visual merchandising, que busca proporcionar ao consumidor novas maneiras de testar produtos, experiências imersivas às crianças e tornar mais agradável e fácil a jornada de compra.
Presenças vips
A Abrin 2023 ainda contou com a presença do youtuber Luccas Neto, que realizou um Meet & Greet no estande da Novabrink para divulgar o filme “Os Aventureiros” com todo o elenco; do medalhista olímpico Bob Burnquist, para promover a nova linha de skates Burnkit Kids, da Unitoys, e incentivar crianças a iniciarem na modalidade, e da influenciadora gen z, Luluca, que esteve nos estandes da Fun Divirta-se para o lançamento da coleção de brinquedos que leva o seu nome.
Balanço e edição de aniversário
Synésio Batista da Costa, presidente da ABRINQ, avalia que a Abrin 2023 foi uma das edições mais bonitas realizadas até o momento, bem decorada, com os estandes tendo o cuidado de expor seus produtos a fim de valorizá-los, foi uma festa para o setor de brinquedos. “Vendemos cerca de 30% do ano todo na feira, o que corresponde a mais de R$5 bilhões em negócios. Isso assegura empregos, aquece a economia e nos dá o desafio de conquistar corações e mentes de meninos e meninas de todo o Brasil”, conclui o executivo.
“Tivemos uma surpresa muito boa esse ano. Percebemos uma quantidade maior de expositores e de visitantes. Para o próximo ano, estimamos um evento grandioso”, afirma Rebecca Konig, diretora comercial da Pica Pau.
Essa também é a expectativa de Milena Tolussi, da área de marketing da Roma Brinquedos. “Depois do sucesso que foi esse ano, esperamos que a Abrin de 2024 supere e seja maior ainda”.
“Acreditamos muito que ano que vem será melhor ainda. Criança precisa de brinquedo e estamos aqui para proporcionar isso!”, conclui Karla Hernandez, gerente comercial da SidNyl.
A edição de 2024 já tem data marcada, será de 3 a 6 de março, no Expo Center Norte em São Paulo e promete ser especial, em virtude das comemorações de 40 anos da Abrin.
Confira depoimento do presidente da ABRIN Synésio Costa e de alguns expositores da feira
Vídeo Polly Eventos
Depoimentos de expositores
“Esse ano realmente recebemos muitos visitantes e os negócio foram muito bem, estamos de volta aos trilhos. Acreditamos que se continuarmos assim, ano que vem a feira pode ser ainda maior”, afirma André Scheng, diretor Braskit.
“Notamos um movimento muito grande nesta edição, o que é bem positivo para este momento de retomada da economia. Isso mostra o interesse do varejo nos nossos lançamentos”, comenta Osvaldo Vacinaletti, diretor da Calesita/Tateti.
“Notamos um alto movimento no domingo e achávamos que diminuiria ao longo do evento, mas fomos positivamente surpreendidos com o nosso estande cheio todos os dias”, comemorou Weslenn Campos, diretor de marketing Brinquedos Anjo.
“Estamos muito impressionados com a organização do evento, com a quantidade e a qualidade dos visitantes deste ano”, comemorou Gabriela Oliveira, diretora de marketing da Magic Toys.
Confira abaixo imagens de alguns expositores presentes na ABRIN 2023
Fotos Polly Eventos
Comentários