Coordenado pelo empresário e diretor da Abeoc-SP, Abraham Gurvitch, o Comitê de Gestão da Cadeia Produtiva foi oficialmente lançado na tarde do dia 14 de junho, durante reunião realizada no Centro de Convenções Rebouças.
Nesse primeiro encontro foram levantadas as principais questões que atravancam o crescimento do setor e o desenvolvimento saudável das empresas que compõe a cadeia produtiva dos eventos de São Paulo.
O mercado de eventos foi representado por empresários de vários setores, entre eles o Coordenador Geral dos Comitês, diretor da Abeoc-SP e da RVMais, Osvaldo Barbosa; o coordenador do Comitê de Gestão Produtiva e presidente da Ecology Turismo , Abraham Gurvitch; a vice-presidente da Abeoc-SP e diretora da Recon Eventos, Gigi Carvalho; o diretor do SPC&VB, Toni Sando ; o diretor da Acqua Consultoria, Rodrigo Coroeira; o diretor da Hotma Arquitetura de Eventos, Getulio Tamada; a diretora do C.C. Rebouças, Ana Luisa Cintra e o diretor da Indytur, José Luiz S. Silva.
A reunião foi aberta pelo coordenador dos trabalhos, Abraham Gurvitch, que chamou a atenção para a importância do associativismo e a união de forças para que o setor possa crescer de forma sustentável, profissional e ética.
Osvaldo Barbosa, coordenador dos comitês de gestão da Abeoc-SP, ressaltou a importância de se estabelecer regras de convivência e do alinhamento das expectativas em toda a cadeia. Segundo Osvaldo, “a primeira providencia a ser tomada, e talvez a mais urgente, é harmonizar os relacionamentos entre as empresas e estabelecer sinergia entre nossos negócios”.
Presença relevante, Toni Sando contribuiu pontualmente com o comitê ao destacar a necessidade de se estabelecer as prioridades a serem trabalhadas. “É imperativo que se faça um diagnóstico claro dos principais problemas do setor e, então, buscar as soluções que atendam as empresas do setor, fortalecendo a vocação da cidade para os eventos”.
Rodrigo Coroeira, da Acqua Consultoria, salientou a urgência de se melhorar a infra-estrutura hoteleira – seja aumentando os meios de hospedagem, seja atualizando os espaços para eventos.
A questão dos transportes, tanto aéreo como terrestre, foi também destacada como urgente. José Luiz S. Silva expos os problemas enfrentados por conta das burocracias dos órgãos públicos e a necessidade de estabelecer regras que possibilitem a realização do trabalho por parte dos receptivos.
Diretora da Recon Eventos, Gigi Carvalho propôs que os assuntos/dificuldades sejam analisados de maneira minuciosa, gerando um relatório que possa ser discutidos junto aos órgãos competentes e declarou: “não podemos perder mercado para outras cidades e estados, como já vem acontecendo, em função da burocracia e logísticas deficientes”.
Outro ponto, levantado por Rodrigo, é a questão da concorrência internacional. “Empresas de fora estão canibalizando nosso mercado. É preciso nos estruturar e buscar soluções criativas para não sermos engolidos pelas grandes empresas”. Conhecer novas formas de trabalho e aliar-se a parceiros fortes são algumas das sugestões.
A primeira reunião foi encerrada com o agendamento do próximo encontro e a definição dos assuntos prioritários: transporte, meios de hospedagem, espaços e concorrência internacional. Será elaborado um diagnóstico de cada um dos pontos a serem trabalhados para depois ser montada a estratégia de trabalho. E, para finalizar, Toni Sando comentou: “entendo que o maior desafio deste comitê é estabelecer a conscientização, tanto no setor publico quanto no privado, da importância dos eventos para o desenvolvimento econômico da cidade”.
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