APAS SHOW 2024: Edição é sucesso de público e de negócios gerados

Considerada uma das maiores feiras de alimentos e bebidas das Américas e a maior feira supermercadista do mundo, APAS SHOW supera expectativas e impulsiona setor supermercadista com mais de R$ 15.3 bilhões em negócios gerados
Corredores da APAS SHOW 2024

A 38ª edição da APAS SHOW, realizada entre 13 e 16 de maio de 2024, encerrou-se com números impressionantes, reafirmando sua posição como a maior feira supermercadista do mundo e o maior evento de alimentos e bebidas das Américas. Com a presença de mais de 140 mil visitantes e mais de 850 expositores distribuídos em seis pavilhões, a feira movimentou um recorde histórico de R$ 15.3 bilhões em negócios, marcando um crescimento expressivo em comparação aos R$ 14 bilhões de 2023.

Estamos muito orgulhosos de anunciar que a APAS SHOW 2024 não apenas atingiu, mas superou todas as nossas expectativas. Este ano, tivemos um aumento significativo no volume de negócios e na participação de visitantes, o que reflete a importância crescente do setor supermercadista para a economia brasileira e global”, afirmou Carlos Corrêa, diretor-geral da APAS. "Conseguimos superar nossas metas porque só trabalhamos com protagonistas, não com coadjuvantes", completou Corrêa.

Crescimento e Expansão Global

A APAS SHOW 2024 consolidou-se como um evento de relevância global, atraindo participantes de diferentes setores e cadeias produtivas. Com um espaço de mais de 80 mil m², a feira contou com a presença de mais de 200 expositores internacionais de 22 países, destacando a diversidade e a inovação do setor.

Os números apresentados nesse ano, as novidades, inovações e diferentes abordagens que fizeram dessa feira um sucesso, mostram que o conceito de releitura da marca APAS SHOW, criado antes do evento, é totalmente pertinente e reflete a realidade do que vivemos: ‘A APAS SHOW é o melhor festival para abrir a mente e fechar negócios’”, afirma Corrêa. O executivo completa também que a estratégia de releitura adotada reafirmou a importância da feira como um evento fundamental para o setor, não só para os quatro dias em que aconteceu, mas para a consolidação de negócios e projetos de inovação que ocorrerão ao longo de todo o ano, fruto do conhecimento e networking promovidos no evento.

Além do impressionante volume de negócios, a feira registrou um aumento significativo na visitação, com 141.428 participantes, um crescimento de quase 3% em relação ao ano anterior. Este aumento demonstra a atração e a importância da APAS SHOW como um ponto de encontro crucial para empresários, investidores e profissionais do setor.

Congresso de Gestão

Giovanna Antonelli no “Talk” sobre o “Discurso do Óbvio” do Congresso de Gestão - “Update-se - O mercado do futuro mais perto de hoje”

O Congresso de Gestão Internacional, realizado em paralelo à feira, também foi um sucesso absoluto. Com o tema "Update-se - O mercado do futuro mais perto de hoje", o congresso registrou a presença de mais de 118 palestrantes trazendo insights valiosos sobre as transformações do setor de varejo.

Nomes como João Branco, consultor sênior na V4 Company, conhecido por sua liderança como Chief Marketing Officer (CMO) do McDonald’s Arcos Dourados; a norte-americana Andrea Bell, profissional altamente qualificada e influente no campo da análise de tendências de consumo e estratégias de marca; o britânico David Roth, líder da WPP BAV, especialista em branding e mudança do consumidor na China; e atriz Giovanna Antonelli foram algumas das autoridades em suas áreas de atuação que formaram o quadro de palestrantes do congresso. Além de apresentações inspiradoras, os participantes tiveram acesso à workshops interativos, painéis de discussão e uma variedade de atividades com a presença de palestrantes renomados no mercado.

Tanto a feira como o Congresso de Gestão Internacional trouxeram muita inovação para o setor. Na feira, uma das novidades de 2024 foi o pavilhão azul B, onde estavam concentradas startups de inovação e tecnologia, para o aprimoramento do setor de alimentos e bebidas. O espaço trouxe soluções de Inteligência Artificial, dados, gestão de estoque, eficiência operacional, sustentabilidade, entre outros.

Já na experiência digital proporcionada pela APAS SHOW 2024, um novo aplicativo interativo foi um dos destaques, unindo expositores, visitantes, congressistas e palestrantes, tudo na palma da mão, oferecendo humanização e interação social. A novidade foi tão significativa que ele ficou no ranking top 10 de downloads de aplicativos na categoria de eventos e redes sociais na Apple Store e Google Store.

Responsabilidade Social e Ambiental

A APAS SHOW 2024 também se destacou pelo seu compromisso com a responsabilidade social. A arrecadação de alimentos superou novamente os recordes anteriores, com 240 toneladas recolhidas, que serão distribuídas para a população do Rio Grande do Sul, afetadas pelas fortes chuvas; além das comunidades em vulnerabilidade social assistidas pela Associação Prato Cheio, Amigos do Bem, SESC – Mesa Brasil e Instituto Center Norte. “Sobre a questão do meio ambiente, podemos destacar que neutralizamos no evento mais de 200 toneladas de emissões de carbono em parceria com diferentes instituições sociais”, destaca o executivo da APAS.

Conclusão e Expectativas Futuras

Ao encerrar a APAS SHOW 2024, Carlos Corrêa ressaltou a importância do evento para o setor supermercadista e a economia nacional. “Os números de visitas e o volume de negócios demonstram a importância da feira para um setor que continua em plena expansão no país. Em 2025, temos a missão de fazer um evento ainda mais grandioso, que atenda às expectativas do mercado e continue a impulsionar o crescimento do setor. A APAS SHOW 2024 foi mais do que uma feira – foi um marco de inovação, negócios e desenvolvimento para o setor supermercadista, estabelecendo novos padrões e elevando a barra para os próximos anos”, finaliza.

Opinião de expositores

Concluímos a nossa participação aqui na APAS SHOW 2024, que aconteceu em São Paulo. Foi novamente uma feira imperdível para nós como indústria, como fornecedor do varejo, oportunidade única de encontrar todos os nossos clientes, do Brasil inteiro e clientes de fora. Foi um evento com muita qualidade, com oportunidade de realmente tratar de negócio, de tendência de consumo dos nossos consumidores, como é que a gente como indústria e o varejista precisa se adequar ao novo consumidor. Então são dias que a gente tem essa oportunidade de ter essas trocas de qualidade. Estamos muito satisfeitos e acreditamos que a APAS SHOW de fato é uma feira consolidada no calendário e que a gente pretende participar todos os anos” – Alex Buchheim, CEO da Limppano;

"Para a EcoPower foi uma grata surpresa a participação na APAS SHOW 2024. Tivemos resultados muito positivos em termos de networking, visitas de clientes e contatos interessantes para desenvolvimento de novos projetos. Nosso objetivo de apresentar soluções de sustentabilidade e economia para esse público de supermercadistas, varejo, atacado e indústrias foi atendido e já estamos com expectativas para o próximo ano" – Leandro Neves, diretor comercial do Grupo EcoPower;

Nós, da Black Skull, estamos muito felizes de ter feito parte da 38ª edição da APAS SHOW. Ano passado nós também participamos e eu, particularmente, como presidente da companhia, quero dizer que a APAS SHOW é o evento que me dá mais prazer de participar. Nessa feira a gente encontra amigos, clientes e parceiros e tem oportunidade de falar dos nossos lançamentos” – Marcelo Bella, CEO da Black Skull.

Confira algumas imagens, por Polly Eventos

Fonte: Assessoria