APAS 2013 gera R$ 5,5 bilhões em negócios

A 29ª edição da Apas, maior feira mundial do setor supermercadista, fechou os quatro dias de evento com geração de negócios na ordem de R$ 5,5 bilhões, entre 550 empresas, sendo 147 internacionais.

Em um espaço de 68 mil m2 de área de exposição, a feira contou com a participação de 65 mil empresários e executivos brasileiros e de países como Argentina, Paraguai, Chile e Estados Unidos. Por meio do Projeto Comprador, realizado em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), a APAS estima ainda exportações brasileiras na ordem de US$ 47 milhões, nos próximos doze meses, estimuladas após rodadas de negócios entre 50 empresas brasileiras e 60 compradores, de 22 países, que tiveram também a participação de outras entidades, como a Associação Brasileira da Indústria de Café (ABIC), a Associação Brasileira da Indústria de Chocolates, Cacau, Amendoim, Balas e Derivados (ABICAB), a Associação Nacional das Indústrias de Biscoitos (ANIB) e o Instituto Brasileiro de Frutas (IBRAF).

O tema da APAS 2013 foi o "Capitalismo Consciente - prosperar construindo relações de valor para todos", que trata de uma evolução nos modelos de gestão que vai além dos negócios e da responsabilidade social. "Sempre buscamos trazer temas de vanguarda e que possam sinalizar aos supermercadistas o que está por vir no mercado. Em 2013, dentro de um processo continuado de tornar nossa atividade cada vez com um maior nível de responsabilidade para com nossos consumidores trouxemos o Capitalismo Consciente. O setor supermercadista emprega quatro milhões de pessoas e abastece 85% dos lares das famílias brasileiras. Precisamos estar sintonizados com as novas aspirações e novas exigências dos nossos clientes para que possamos cada vez mais servi-los melhor. As atitudes do Capitalismo Consciente são fundamentais para a sustentabilidade dos nossos negócios nos próximos anos", explica João Galassi, presidente da Associação Paulista de Supermercados (APAS).

Além da Feira, o Congresso de Gestão em Supermercados reuniu mais de 80 palestras paralelas, com a participação de mais de 3 mil profissionais. Os temas foram ministrados por especialistas de empresas como Unilever, Chilli Beans, Magazine Luiza, Sonda, Brasil Foods, CEF, entre outras, que abordaram assuntos ligados a temas diversos, como marketing, operações, capital humano, tecnologia, gestão, estratégia e comercial. O Congresso contou ainda com palestras do educador físico Márcio Atalla; de Raj Sisodia, cofundador e presidente do Instituto Capitalismo Consciente; de Jenn Lim CHO da Delivering Happiness, e de Cafu, capitão da Seleção Brasileira de Futebol de 2002.

Gratuita para todos os visitantes da Apas, a Arena no Conhecimento abordou ainda palestras programadas com conteúdos úteis para o público ligado aos segmentos de Cafés, Petcare, Padaria e Chocolates, com dicas sobre como desenvolver estas categorias, melhorar a rentabilidade, aumentar as vendas e aproveitar as oportunidades do mercado.

Responsabilidade Social, ambiental e premiações

Conhecida como evento responsável, a APAS arrecadou, neste ano, um total de 35,6 toneladas de alimentos, com a colaboração de expositores da feira de São Paulo e dos eventos regionais. As doações foram direcionadas às entidades associadas à ONG Canto Cidadão, com o apoio da Vigor, que emprestou um dos seus caminhões para a ação.

A redução na quantidade de lixo também foi um dos destaques da edição de 2013 da feira. Foram 18 caçambas contra 32, em 2012, apenas na montagem do evento. A inserção de catadores de lixo da cooperativa Coopere e de um sistema de triagem e reciclagem dentro do pavilhão também contribuíram para o resultado positivo. Durante a feira, o número de caçambas reduziu de 25 para 7 em 2013. "Conseguimos, por meio desse projeto, trabalhar a inserção social desses profissionais, criar valor para o lixo, reduzir o impacto ambiental gerado pela feira e também passar ao público informações sobre a política nacional de resíduos sólidos", explica Erlon Ortegaz, diretor de sustentabilidade da APAS.

Os melhores expositores também foram premiados na APAS 2013. O Prêmio APAS Popai Brasil, foram entregues pelo Popai Brasil no último dia da feira, para os estandes que se destacaram em categorias como Melhor Ação Promocional, Melhor Estande e Melhor Exposição - estandes mega, grandes, médios e pequenos. Entre as empresas premiadas estiveram Unilever, Fraldas Capricho, Copag e RodaBrill/Petbrill, com troféus de Melhor Ação Promocional; Arcor, Bom Porto, Cia Muller de Bebidas e Seal, com prêmio de Melhor Estande; e Brasil Foods, Gomes da Costa, PróMarket e Docile , com Melhor Exposição.

A Feira APAS 2013 aconteceu de 06 a 09 de maio no Expo Center Norte, em São Paulo.

Em um espaço de 68 mil m2 de área de exposição, a feira abrigou mais de 550 expositores nacionais e internacionais, com estimativa de negócios na ordem de R$ 5 bilhões.

O tema do ano foi o "Capitalismo Consciente - prosperar construindo relações de valor para todos", que trata de uma evolução nos modelos de gestão que vai além dos negócios e da responsabilidade social. "O conceito nasceu para elevar o valor humano dentro das empresas. É uma evolução dos modelos de gestão, em que o cruzamento dos benefícios socioambientais com os benefícios econômicos resulta em um valor compartilhado por toda a cadeia do abastecimento, gerando relações de valor com harmonia e transparência”, explica João Galassi, presidente da Associação Paulista de Supermercados (APAS).

Além da Feira, o Congresso de Gestão em Supermercados reuniu mais de 80 palestras paralelas, com especialistas de empresas como Unilever, Chilli Beans, Magazine Luiza, Sonda, Brasil Foods, Deloitte, CEF, entre outras, que abordaram assuntos ligados a temas diversos, como marketing, operações, capital humano, tecnologia, gestão, estratégia e comercial.

Empresários puderam ainda conhecer cases focados no tema da feira com a organização de grupos para visitas de negócios aos varejistas que adotaram o Capitalismo Consciente, já com resultados. Os grupos foram acompanhados por consultores especializados em uma agenda programada durante três dias da feira.

Gratuita para todos os visitantes da Apas, a Arena no Conhecimento abordou ainda palestras programadas com conteúdos úteis para o público ligado aos segmentos de Cafés, Petcare, Padaria e Chocolates, com dicas sobre como desenvolver estas categorias, melhorar a rentabilidade, aumentar as vendas e aproveitar as oportunidades do mercado.

A Feira APAS 2013 aconteceu de 06 a 09 de maio no Expo Center Norte, em São Paulo.

Fonte: CBS