AMPRO vai instituir Federação Ibero-Americana de Marketing Promocional

Discutir e definir as melhores práticas do Marketing Promocional na  Ibero-América. Este é o principal objetivo da nova proposta da  AMPRO - Associação de Marketing Promocional, anunciada no último dia 19/05, em evento que reuniu diferentes associações de marketing promocional internacionais. O encontro contou com a presença de membros da AMPRO Brasil, Chile e Uruguai, além da AMAPRO do México. A CAMPRO, da Argentina não esteve presente, mas enviou dados do mercado local e um comunicado de apoio expresso. O propósito do evento foi  discutir os temas comuns e viabilizar a constituição de uma Federação Ibero- Americana de Marketing Promocional, que será lançada no 4o trimestre deste ano em um próximo congresso a ser realizado num dos países das associações membro.

“O marketing promocional, um dos mercados que pouco sofre com interferências externas e está em ascensão em todo mundo, merece uma união desse gênero. A constituição de uma Federação Ibera- Americana só tende a fortalecer, cada vez mais, os interesses do segmento. Colocar o Brasil nesse projeto é também um grande mérito, já que aqui há pessoas altamente capazes”, comenta o presidente do Festival Ibero-Americano de Promoções e Eventos, Jorge Sardella.

Tendo em vista as tendências identificadas no Encontro e os interesses convergentes, a nova instituição terá como propósito inicial criar grupos de trabalho para discutir e definir as melhores práticas. “Os objetivos iniciais são defender o valor da idéia como força diferenciadora no marketing promocional; buscar a maior capacitação de todo o mercado do marketing promocional envolvendo universidades, agências, fornecedores e anunciantes; avançar no tema de certificação das agências associadas; buscar a criação de um código de auto-regulamentação, possibilitando um marco legal mais homogêneo e seguro para todos os membros da cadeia do marketing promocional, respeitando os limites da livre concorrência de cada país independente; defender regras mais racionais e eficientes para o processo de licitações de agências, permitindo a valorização da criatividade e da boa implementação das ações; e convidar associações de marketing promocional de outros países a integrar a Federação.”, informa Guilherme de Almeida Prado, Vice Presidente de Núcleo Estratégico da AMPRO Brasil.

Para Carola Bulat, gerente geral da AMPRO Chile, o encontro na sede brasileira da entidade foi importante para ajudar a profissionalizar o mercado local. “Esta experiência no Brasil foi importante e enriquecedora. Vamos completar 5 anos de AMPRO no Chile, há muito o que conquistar no mercado local e a experiência de outros países é essencial.”, afirma.

German Barcala Clavier, presidente da AMPRO Uruguai, tem a mesma opinião. “Este encontro foi muito importante para todas as associações, pois temos uma série de objetivos e problemas em comum. A formação de uma entidade Ibero-americana vai auxiliar muito para colaborarmos para o crescimento dos mercados locais. Parabenizo a AMPRO Brasil pela iniciativa.”, diz.

Pontos em comum

As associações reunidas identificaram uma série de pontos em comum nos mercados de cada país. Entre eles, destacaram-se :

A concepção da idéia passa a ter papel fundamental no aumento de valor das marcas, sendo importante uma melhor definição de sua remuneração e do respeito às regras de propriedade intelectual; Formas de remuneração distintas estão sendo adotadas em cada país; Aumento da competição predatória com a proliferação de agências pouco estruturadas e que não respeitam as leis; Licitações pouco produtivas, com grande quantidade de agências, prejudicando o surgimento de idéias inovadoras; Aumento da necessidade de medir o retorno sobre investimento;
Melhora na capacitação dos profissionais de toda a cadeia, mas ainda insuficiente;
Aumento da importância do marketing promocional frente aos investimentos dos anunciantes.

Mercados

Informações sobre os mercados locais também foram tratadas no Encontro. De acordo com a AMPRO Chile, o mercado BTL local movimenta, atualmente, cerca de USD 300 milhões anuais e está em crescimento. As empresas que mais contratam serviços são da área de comércio e indústria, geralmente com mais de 1000 funcionários. As empresas chilenas valorizam as ações de marketing promocional e julgam que as atividades com resultados mais efetivos em merchandising, localmente, são as degustações e promoções de ofertas e descontos.

No México, segundo a AMAPRO, a atividade promocional tem crescido a passos largos nos últimos anos, com um importante aumento no número de agências a cada ano. Em 2007 houve um movimento estimado de USD 1,45 milhões apenas em investimentos em promoção.  "O manejo de promotores é a principal fonte de renda das agências locais, correspondendo a 80% do seu faturamento, em média." afirmou  Gerardo Gallart Arce, Presidente da AMAPRO. 

Já na Argentina, o marketing promocional cresceu de maneira exponencial nos últimos 10 anos. De acordo com estimativas da CAMPRO, atualmente encontram-se, entre os anunciantes, 40% pertencentes ao Marketing Mix e o conceito PROMO está fortemente estabelecido entre os consumidores locais. Uma pesquisa recente divulgada pela CAMPRO com 200 empresas mostra que 35% delas utilizam ações promocionais BTL em seu plano de comunicação, sendo que as empresas grandes realizam uma média de 5 ações por ano. As ações mais procuradas na Argentina são os concursos, eventos proprietários, sorteios, veraneios e datas especiais. O montante estimado que as grandes empresas destinam anualmente para promoções é de cerca de USD 2,6 milhões. (VB)