AMPRO apoia campanha de conscientização da ABAP sobre publicidade infantil

A AMPRO - Associação de Marketing Promocional é uma das 21 entidades e empresas apoiadoras da campanha "Somos Todos Responsáveis", uma iniciativa da ABAP - Associação Brasileira das Agências de Propaganda,

Para a discussão de um tema que entrou em pauta mundialmente: a publicidade infantil e como as crianças interagem com a mídia. "O radicalismo é a melhor forma de errar em qualquer situação, é preciso proteger a criança e não segrega-la da comunicação”, afirma o presidente da AMPRO, Kito Mansano.

A campanha rebate a posição defendida por alguns grupos sobre a proibição da publicidade para crianças de até 12 anos e propõe promover uma discussão equilibrada e livre de radicalismos sobre os desafios apresentados pelas novas mídias e o papel dos pais e dos profissionais envolvidos com a publicidade no Brasil. “O bem-estar de nossas crianças não pode ser usado de forma simplista, como bandeira de um grupo, ou com oportunismo. Cuidar das crianças é uma responsabilidade de todos nós “, diz Luiz Lara, presidente da Abap.

A entidade lembra que, atualmente, as crianças já nascem rodeadas pela mídia, seja nos formatos tradicionais, como a TV, o rádio, os jornais, as revistas ou também na internet, nas telas em elevadores, nos jogos de videogame, nos smartphones, entre outros canais.“É impossível proibir crianças de ter acesso a conteúdos em plena era do conhecimento e da informação digital”, diz Lara. “Se a ideia é proteger as crianças da mídia não adianta mais desligar a televisão, abaixar o volume do rádio e ficar longe das bancas de jornais”, diz Dalton Pastore, presidente do Conselho Superior da Abap. “A questão é mais complexa e merece uma discussão mais profunda, baseada em educação e não em proibição”, complementa.

Com base em testemunhos e dúvidas de pais e mães colhidos pela campanha durante um ano, foram elaboradas cinco cartilhas digitais - voltadas para pais, publicitários, jornalistas, educadores e sobre a legislação - com questões respondidas pelos maiores especialistas do Brasil em pedagogia e educação de crianças. Os materiais estão disponíveis para download gratuito pelo site : www.somostodosresponsaveis.com.br .

"Somos TODOS responsáveis por nossas crianças e por ajudá-las a fazer melhores escolhas em um mundo de transformações e de novas oportunidades. Com esse movimento, nosso papel é contribuir para expandir o debate e convidar a todos, especialmente pais e mães, a conhecer fatos, diferentes pontos de vista, as experiências e as opiniões de especialistas e de gente comum sobre o papel da publicidade nas vidas de suas crianças", apresenta o portal.

Além da AMPRO, a campanha já recebeu apoio de outras diversas entidades e empresas, como ABA - Associação Brasileira dos Anunciantes, ABEMD - Associação Brasileira das Empresas de Marketing Direto, ABP - Associação Brasileira de Propaganda, ABRACOM - Associação Brasileira das Agências de Comunicação, ABRINQ - Associação Brasileira dos Fabricantes de Brinquedos, ANJ - Associação Nacional de Jornais, APP - Associação dos Profissionais de Propaganda, CNP - Conselho Nacional de Propaganda, Central de Outdoor, FENAPEX - Federação Nacional da Publicidade Exterior, IAB Brasil, Instituto Palavra Aberta e SEPEX-SP - Sindicato das Empresas de Publicidade Exterior do Estado de São Paulo.

Outros detalhes podem ser consultados no site ou na fanpage: 

https://www.facebook.com/SomosTodosResponsaveis .

AMPRO:

A AMPRO é a maior entidade que representa o setor de Live Marketing em todo o país. Presidida por Kito Mansano, com sede em São Paulo possui mais de 350 empresas associadas, com representação em várias regiões por meio de diretorias regionais (sul, sudeste, centro-oeste e norte/nordeste). É a única que desenvolve nacionalmente a teoria e a prática do setor de Live Marketing de forma ampla e, para ganhar maior representatividade em prol das necessidades do setor, iniciou, em 2013, processo de criação de um sindicato, o SINDILIVE.