ABCasa promoveu ações para minimizar impactos da pandemia em 2020

O ano de 2020 certamente vai entrar para a história. As medidas restritivas impostas pelas autoridades contribuíram para aumentar a massa de desempregados, bem como o fechamento de diversas empresas, muitas delas encerrando definitivamente suas atividades. Poucos foram os segmentos que saíram ilesos do flagelo provocado pela Covid-19.
ABCasa Pocket

A ABCasa (Associação Brasileira de Artigos para Casa, Decoração, Presentes, Utilidades Domésticas, Festas e Flores), bem como seus associados, também sentiu os efeitos da pandemia nos primeiros meses. Foram dias difíceis em que, além de tentar entender toda a situação, foi preciso criar novas formas de trabalho, se adaptando ao que ficou conhecido como o “novo normal”.

No entanto, mesmo com todas os obstáculos, o balanço é positivo, uma vez que a grande maioria dos associados conseguiu passar pela fase mais difícil da pandemia e sobreviver, sendo que muitos até experimentaram um crescimento expressivo durante o período.

Ao longo do ano, os departamentos trabalharam em sintonia para a promoção de diversos eventos virtuais, como as celebrações virtuais da Natal & Festas e da ABCasa Fair, que contou com dezenas de horas de lives, um showroom para exportações on-line e rodadas de negócios, além de oferecer cursos, palestras e web aulas que somaram mais de 17.000 inscritos.

Sensível aos problemas ocasionados pelas medidas restritivas, a Associação fechou novas parcerias para marketplace com grandes players do mercado, de maneira que os associados puderam oferecer seus estoques a lojistas através de vendas on-line.

No mês de outubro, driblando todas as dificuldades, foi possível realizar o primeiro evento presencial durante a pandemia: a ABCasa Pocket Show. Reunindo mais de 80 expositores em uma área de 14.000 metros quadrados no Expo Center Norte, na capital paulista, a feira deu novo fôlego a fabricantes e importadores, e também aos lojistas, que tiveram a oportunidade de abastecer seus estoques para o Natal.

Para a equipe de Marketing da ABCasa, a pandemia do Covid-19 revelou que é possível se adaptar a qualquer situação. Em apenas uma palavra, 2020 foi o ano da resiliência. Não importa quantas vezes as coisas mudaram, o departamento se adaptou e ofereceu a melhor solução possível.

Desafios

Antes da pandemia, em fevereiro, o primeiro grande evento do ano foi marcado por muitos desafios. A chuva forte que alagou toda a região do Expo Center Norte, onde se realiza a ABCasa Fair, obrigou associados, colaboradores e fornecedores a trabalharem bastante para que tudo estivesse pronto para a inauguração. Por fim, tudo deu certo e o evento superou as expectativas.

Thaís Moraes, gerente de Operações da ABCasa, explica as dificuldades para a organização da ABCasa Pocket Show, que se mostrou um trabalho duro, sem direcionamentos das autoridades e ainda na incerteza da realização. “O grande desafio era fazer cumprir as regras básicas e as que foram aparecendo durante a montagem”, relembra.

Segundo a profissional, os montadores foram compreensivos e respeitaram todas as regras, procurando ter o mínimo de contato possível entre si. “Os expositores, ainda com receio, resolveram encarar o desafio, na esperança de dias melhores e por confiar na parceria com a ABCasa. O resultado foi que a Pocket Show saiu, e o que é melhor, sem nenhum caso ou suspeita de Covid-19”, destaca.

A Associação ainda contribuiu para a modernização do Anhembi. Através de parceria com a Prefeitura, SP Turis e o próprio Anhembi, o telhado do prédio foi totalmente reformado e entregue no final de novembro. “Para a próxima edição da Natal, Festas & Parques, teremos com um telhado novinho nos esperando”, finaliza Thais.

Eventos

Para o departamento de Eventos, 2020 foi um ano de muita consultoria e de empatia com os associados, que tiveram na ABCasa o seu ponto de apoio para passar por um dos momentos mais difíceis para a economia brasileira. “Apresentamos a política financeira a cada associado e explicamos todos os trâmites que viriam dali em diante, assessorando nas tomadas de decisão e acompanhando cada processo”, ressalta Patrícia Brito, gerente do departamento.

Patrícia lembra que, mesmo com a pandemia, 40 novas empresas ingressaram na associação, nos setores de presentes, utilidades domésticas, decoração, parques, festas, natal, têxtil e decoração. “Fomos procurados por grandes marcas do mercado que estão introduzindo o segmento de utilidades domésticas, a fim de fazer seus lançamentos em nossos eventos em 2021”, explica a gestora.

Contando atualmente com 600 associados, incluindo o setor de brinquedos e parques, recentemente incorporado, a ABCasa procura se aproximar cada vez mais do mercado. Nos próximos meses, também representará o setor moveleiro, que será um incremento importante para compor a gama de associados. “Em 2021, pretendemos nos aproximas dos setores de papelaria, têxtil e de festas, mercados que já iniciamos um trabalho importante e acreditamos que temos muito ainda a explorar, além de buscarmos patrocínios por parte de empresas que sejam de interesse dos nossos visitantes, mas que também venham ao encontro das necessidades apresentadas pelos nossos associados”, conclui Patrícia.

Exportações on-line

Embora a pandemia também tenha trazido desafios para o departamento internacional da ABCasa, principalmente com o cancelamento de feiras e missões comerciais internacionais, surgiram várias oportunidades, conexões e inovações para os associados, bem como para todo o setor de casa & decoração brasileiro.

Gislaine Carrijo, gerente da ABCasa Internacional, explica que o foco durante a pandemia foi a capacitação das empresas associadas para o comércio exterior através de programas como o da APEX Brasil e PEIEX (Programa de Qualificação para Exportação).

“Produzimos conteúdo que prepara e auxilia as empresas associadas e demais interessados para o ingresso e atuação no mercado internacional (exportação, importação, internacionalização, feiras e ambientes virtuais de negociação), entre outras oportunidades e ferramentas”, ressalta.

A gerente também destaca o papel de instituições como Sebrae, IBREI (Instituto Brasileiro de Desenvolvimento de Relações Empresariais Internacionais), CECIEx (Conselho Brasileiro das Empresas Comerciais Importadoras e Exportadoras), ACS/SP, Chamber of Commerce, São Paulo Negócio, FECAP (Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado) e ESPM (Escola Superior de Propaganda e Marketing), que se uniram à ABCasa em apoio ao setor e ao fortalecimento do mercado.

O Showroom para Exportação Online & Rodadas de Negócios Virtual Internacional ABCasa, em parceria com a Brazil Global e IBREI, foi outra ação do departamento que atraiu compradores de diversos países da América do Norte, Europa, África, Ásia, Emirates Árabes entre outros, ressaltando o potencial e referência do setor de casa e decoração brasileiro para o mundo.

“No próximo ano daremos continuidade ao Showroom, trazendo um upgrade na plataforma que se expandirá para além das feiras físicas realizadas pela ABCasa, com todos os serviços oferecidos aos associados no International Business Center, que é o espaço oficial para o receptivo de delegações estrangeiras e business”, finaliza Gislaine.

ABCasa Desenvolvimento

Desde março, toda a programação do departamento de Desenvolvimento passou a ser 100% online e gratuita, com a participação de mais de 17 mil pessoas em treinamentos, cursos, palestras, web aulas e lives.

“Em parceria com o Sebrae/SP, elaboramos os programas como Descomplique e Enfrentar, voltados a associados, lojistas e profissionais de mercado. Os participantes que foram certificados tiveram acesso a um programa de crédito junto ao Banco do Povo”, destaca Miryam Tolotto, gerente da ABCasa Desenvolvimento.

Quatro cursos do programa Inova Senac também foram disponibilizados aos associados: Visual Merchandising, Vitrinismo, E-commmerce e Marketing Digital, todos gratuitos e com certificados para frequência superior a 75%. Outro curso criado durante a pandemia foi “Introdução à Mesa Posta para Profissionais”, desenvolvido em parceria com Fabi Calvo, Master em Etiqueta, que teve mais de 750 inscritos.

O departamento ainda utilizou as redes sociais para se aproximar dos associados. “Criamos um canal no Telegram para compartilharmos conteúdo bônus e material informativo da associação aos inscritos. Já no WhatsApp, fizemos um grupo específico para cursos, com suporte ao acesso à plataforma online, lista de presença, plantão de dúvidas para atividades práticas e interação junto aos participantes”, finaliza Miryam.

ABCasa Benefícios

Em 2020, a equipe do ABCasa Benefícios intensificou o trabalho junto aos hubs de e-commerce existentes no mercado com o objetivo de oferecer descontos mais atraentes aos usuários e associados. Além disso, durante a pandemia, reforçou uma campanha para que empresas com comercialização no atacado e varejo disponibilizassem seus produtos na plataforma através do canal exclusivo para associados. Cerca de 50 empresas associadas já estão disponíveis e ativas na plataforma. Atualmente, o ABCasa Benefícios conta com 31.211 usuários, 396 empresas parceiras, 47 associados ativos na plataforma e outros 72 usuários em tratativa.

Parcerias

A ABCasa Parcerias focou em negociações estratégicas junto aos parceiros institucionais, comerciais e de conteúdo para as áreas institucionais e eventos da associação, com destaques para E-commerce Brasil, Sebrae, USP, Escola Conquer, FMU, IED, Universidade Anhembi Morumbi, Unidas Rent a Car, Ibevar, Mercado Livre, MadeiraMadeira, Magalu, Loja Integrada, entre outros.

"Mesmo com todas as dificuldades, conseguimos avançar em muitos sentidos no ano de 2020 e agora vamos trabalhar para, dentro do possível, fazer um grande ano de 2021 para nossos associados e todos os envolvidos nos segmentos de atuação da ABCasa, sempre com responsabilidade e seguindo todos os protocolos de segurança indicados pelas autoridades competentes", conclui Eduardo Turqueto, presidente da ABCasa.

Fonte: Assessoria