A comunidade global está em um precipício crítico: como podemos enfrentar os problemas do presente enquanto vislumbramos um futuro melhor? Coletivamente, os 50 Projetos Mais Influentes deste ano visam responder a essa mesma pergunta - com equipes oferecendo soluções inspiradoras para os problemas mais urgentes do mundo. E, às vezes, eles apenas tornaram a maneira como vivemos, trabalhamos e nos divertimos muito mais fácil, melhor ou mais interessante.
Esses empreendimentos notáveis, transformam a inovação em uma forma de arte, mostrando o pensamento criativo sobretudo, desde mudanças climáticas até desenvolvimento de infraestrutura. Não faltam soluções inteligentes de problemas e bom senso na variedade de mais de 200 projetos – abaixo uma das ações selecionados, que valem a pena ser revisitados.
ABBA voltaram aos palcos após 40 anos
Mamma Mia, lá vão eles de novo: as superestrelas do pop ABBA voltaram aos palcos após 40 anos de ausência. Desta vez, porém, a banda está usando uma combinação poderosa de tecnologia de ponta e design inovador para preencher a lacuna entre os reinos físico e digital. Aproveitando uma mistura sem precedentes de luz e som, o ABBA Voyage apresenta avatares digitais - ABBAtars, se você preferir - do supergrupo sueco dançando e cantando ao lado de uma banda ao vivo de 10 integrantes em um estádio especialmente construído em Londres.
O projeto de seis anos e US$ 175 milhões para criar gêmeos digitais dos cantores do Dancing Queen – todos eles agora na casa dos 70 anos – foi uma aula magistral não apenas no aproveitamento de novas tecnologias, mas também na colaboração. Trabalhando em estreita colaboração com a empresa de efeitos visuais de George Lucas, Industrial Light & Magic (ILM), a equipe conseguiu criar versões virtuais hiper-realistas dos membros da banda Agnetha Fältskog, Anni-Frid Lyngstad, Björn Ulvaeus e Benny Andersson.
“As pessoas costumam falar sobre se você pode criar pessoas que viveram no passado ou quando eram mais jovens, e na verdade criamos o ABBA em seu auge - 1979”, diz Ben Morris, diretor criativo da ILM no vídeo de anúncio do programa.
Para tornar os avatares o mais realistas possível, a equipe usou centenas de câmeras para filmar os membros do ABBA junto com quatro dublês em trajes de captura de movimento durante cinco semanas. Em seguida, 850 membros da equipe em quatro dos estúdios globais da ILM desenvolveram e animaram os avatares. Os líderes do projeto também modernizaram as roupas icônicas do ABBA, vestindo os ABBAtars com designs de Dolce & Gabbana e Erevos Aether .
Mas criar os ABBAtars foi apenas metade do desafio - a equipe também teve que construir um espaço que pudesse dar vida a eles. Então, o estúdio de arquitetura de entretenimento do Reino Unido, Stufish, juntou-se ao projeto em 2019, projetando e construindo a ABBA Arena para 3.000 pessoas.
“Sabíamos que seria um pouco híbrido entre um teatro, uma arena e um cinema”, diz Alicia Tkacz, sócia e arquiteta da Stufish em Londres. “O show e a arena eram um gênero indefinido de entretenimento que estávamos criando do zero.”
A equipe de Stufish viajou para Estocolmo para se encontrar com os produtores do show, ILM e ABBA. Isso incluiu um pedido de que o projeto fosse totalmente desmontável, o que permitirá que o prédio seja retirado e realocado em outras cidades.
“Como estúdio, estamos muito interessados em desenvolver locais de turnê, fundindo nosso conhecimento de shows em turnê e locais permanentes”, diz Tkacz. “Este projeto nos permitiu concretizar essa ambição e projetar uma estrutura totalmente desmontável. O conceito de levar uma produção e um local dessa escala para as pessoas é realmente empolgante.”
A equipe do projeto rapidamente se estabeleceu em um local no Queen Elizabeth Olympic Park. Mas como o terreno estava contaminado, a equipe teve que projetar a estrutura de uma forma que não exigisse a remoção de resíduos. A solução: situar a estrutura tanto quanto possível no asfalto, de modo que suas fundações só penetrem no solo em 18 pontos. O telhado da arena - uma cúpula de aço semi-axisimétrica de 744 toneladas - foi construído no solo e depois levantado por meio de macacos de corda até a posição.
Ao longo da construção, a Stufish teve que ficar em silêncio sobre seu trabalho de design confidencial – o que não é fácil, considerando que os aplicativos de planejamento devem ser acessíveis ao público. Para garantir que o grande retorno do ABBA permanecesse em segredo, a equipe enviou designs com a palavra “Logo” na frente do prédio, que intencionalmente tinha a mesma contagem de caracteres do nome final na arena: ABBA.
Com os planos de produção do show e a construção da arena ocorrendo simultaneamente, a equipe precisava de processos claros de tomada de decisão para manter todos alinhados e dentro do cronograma. “Esse projeto complexo exigiu muita diligência das equipes”, diz Tkacz. “Havia linhas claras de responsabilidade e tomada de decisões. Os processos e etapas de aprovações precisavam ser claros desde o início, para garantir que atingíssemos o cronograma ambicioso.”
Stufish completou a arena em abril, e o ABBA Voyage estreou em maio com ótimas críticas, com o The Guardian declarando-o uma “extravagância retrofuturista deslumbrante”. Os shows estão programados até maio de 2023, mas o legado do projeto pode se estender muito mais, já que outros buscam fundir arenas sob medida com experiências digitais - e outras empresas de entretenimento procuram espremer cada gota infundida de nostalgia dos mais antigos.
“É uma integração incrível de música ao vivo agora e vozes do passado”, diz Ulvaeus do ABBA. “É uma ilusão incrível.” O colega de banda Andersson dá o endosso final: "É um show muito bom - é isso que é."
Depoimento da sócia e arquiteta da Stufish, Alicia Tkacz, sobre como os membros da equipe colaboraram para criar o show do ABBA Voyage e sua arena sob medida, tudo ao mesmo tempo.
Como arquitetos de entretenimento, somos criadores de espetáculos e somos arquitetos. Realmente vemos nosso papel como sendo - obviamente, projetar este local sob medida, mas projetá-lo junto com o show significa que ambos trabalham em conjunto um com o outro, e podemos garantir que tudo o que a equipe criativa precisa da perspectiva do show seja refletido na arquitetura e vice-versa. Mas o que foi realmente importante para este projeto em particular é que o mundo físico se reflete no mundo digital. Então eles tinham que falar um com o outro ao mesmo tempo, e a relação entre onde o mundo físico termina e o mundo digital começa foi fundamental para fazer esse show funcionar.
Era uma equipe muito colaborativa de pessoas. Tínhamos, obviamente, Svana [Gisla] e Ludvig [Andersson], os produtores; Baillie Walsh, a diretora; a Industrial Light & Magic obviamente trouxe esse tipo de experiência cinematográfica; e depois havia uma equipe de designers de shows ao vivo mais tradicionais. Então, o tipo de mundos colidindo, suponho, poderia ter sido um verdadeiro batismo de fogo, mas, na verdade, funcionou. E acho que foi preciso muita diligência dentro das equipes. Há muitas pessoas envolvidas, então a gestão foi fundamental, certificando-se de que haja uma linha clara de responsabilidade, quem está tomando as decisões, as etapas necessárias para obter a aprovação final. Foi muito claro para que todos conhecessem o processo desde o início, o que realmente ajudou.
Como estúdio e como empresa, estamos muito acostumados a projetos com escalas de tempo muito rápidas. Depois que eles decidem que o show vai abrir, você não pode alterar esse prazo, que é bem diferente talvez de alguns outros projetos de construção; há um pouco de flexibilidade quando o prédio é entregue. Mas com espetáculos você tem que abrir quando eles venderam os ingressos para o primeiro show. Parece que há muito o que fazer, mas nos últimos meses as coisas simplesmente acontecem e parecem se encaixar, e todos esses departamentos e empresas separados que estão trabalhando da parte deles, de repente tudo se juntou e foi muito bom finalmente ter essa arena. E quando eles começaram a ensaiar o show, tudo meio que fez sentido. É por isso que estamos todos aqui, é para o show, e foi incrível.
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