
Em coletiva realizada em sua sede, na tarde desta segunda-feira, dia 12 de março, o presidente da ABAV Nacional, Antonio Azevedo, acompanhado por cinco de seus vice-presidentes: Ana Carolina Souza, Maria Ângela Carvalho, Edmar Bull e José Maurício, e de Gisele Lima, diretora da Promo Inteligência Turística, empresa que a partir deste responde pela organização da Feira de Turismo das Américas, anunciou uma agenda de mudanças que serão implementadas no evento a partir deste ano.
Enquanto a direção da entidade continua analisando a viabilidade da mudança da feira para São Paulo (já tem agenda reservada em março no Expo Center Norte e no Anhembi, no segundo semestre), uma nova empresa já foi contratada para organizar o evento: a Promo Inteligência Turística dirigida por Gisele Lima, que tem em seu currículo a gestão dos escritórios do Brasil no Exterior e a organização do Salão do Turismo – Roteiros do Brasil em 2011 e o processo de implantação da Aviestur na cidade de Campos do Jordão (2010/11).
Ciente de que a Feira da ABAV estava fragilizada, deixando de atender às necessidades do mercado, no entanto preocupados “pois uma feira do porte da nossa é como um transatlântico, que exige mudanças de rumo gradativas, sob o risco de adernar”, segundo Antonio Azevedo, foi solicitado à Promo uma série de alterações na feira em que comemora sua 40ª edição visando oferecer um espaço prioritariamente voltado para a comercialização de produtos e serviços, prospecção e conclusão de novos negócios.
Baseada nesse conceito, a Associação Brasileira de Agências de Viagens – ABAV Nacional dá o pontapé inicial para aquele que pretende ser o maior e mais importante evento do setor. ABAV – A Feira de Turismo das Américas, será realizada entre os dias 24 e 26 de outubro, das 11h às 18h, no Riocentro, Rio de Janeiro. Reunirá, além de agentes de viagens e operadores turísticos com poder de decisão, compradores de corporações (hosted buyers) provenientes do Brasil e do exterior, repleta de novidades.
Na prática, com área total de 40 mil m² e a ampliação dos espaços dedicados à feira, a ABAV comemora 15% a mais de vendas dos espaços de exposição em relação a igual período do ano passado, com 40% de reservas efetuadas, contemplando a participação dos diferentes elos da cadeia do setor, entre eles agências de viagens, operadoras de turismo, consolidadoras, companhias aéreas, empresas de cartão de assistência, locadoras de veículos, transportadores rodoviários, hotelaria, resorts, parques temáticos, centros de eventos, cruzeiros marítimos, convention & visitors bureaux, associações, entidades de classe e segmentos especializados, consultorias e equipamentos turísticos em geral.
Outra mudança importante, a repaginação da planta do evento que passa a contar com três pavilhões interligados. A entrada da feira se dará pelo Pavilhão 2 que receberá a secretaria do evento, além da Vila do Saber, Congresso ABAV, Rodadas de Negócios e a Sala de Imprensa que, segundo Gisele Lima “será o melhor espaço que uma feira já proporcionou para os profissionais de imprensa”.
O Pavilhão 3 será palco do lançamento do Espaço Corporativo, com apoio da Abracorp e da Braztoa, contando com a presença de expositores do Brasil, América Latina e Caribe. O Pavilhão 4 reunirá mais empresas expositoras, entidades e representantes da Europa, dos Estados Unidos, África e Ásia, além de fornecedores de soluções desenvolvidas com foco no setor, das áreas de financiamento e tecnologia.
“Nesta próxima edição não haverá nenhum pavilhão institucional específico e os estandes comerciais, entre eles as companhias aéreas, hotéis e empresas de cartão de assistência, estarão distribuídos nos pavilhões 3 e 4”, reitera o presidente da ABAV Nacional. O Pavilhão 3, segundo a entidade realizadora do evento, está com 60% de seus estandes reservados, sendo que 55% deles escolheram áreas maiores do que em 2011, o que resulta no aumento de 30% no tamanho médio dos estandes.
“Todas as metas estabelecidas estão sendo superadas”, resume Antonio Azevedo, presidente da ABAV Nacional, referindo-se ao desempenho comercial alcançado pela 40ª edição da ABAV – A Feira de Turismo das Américas, que, em grande parte, é atribuído ao conjunto das inovações e à credibilidade do evento.
Outra novidade anunciada na Coletiva é a realização do Fórum dos Ministros de Turismo Ibero-americanos, a exemplo do promovido anualmente na véspera da FITUR Madrid.
De acordo com a diretoria da ABAV, todas as mudanças e inovações estão focadas no desenvolvimento de novos negócios para quem frequenta a feira e, por isso, a entidade convidará compradores corporativos (hosted byers) e cada um deles realizará reuniões previamente agendadas durante o evento. As novidades e mudanças da edição incluem o Espaço Corporativo, Rodada de Negócios, Caravanas de Agências de Viagens, Espaço Empreendedor, Aldeia dos Sabores e Vila do Saber. Confira a seguir.
Espaço Corporativo - Fica no pavilhão 3 e conta com área de 1.450 m², com lobby de 500 m², contornado por cerca de 40 convention & visitors bureaux de destinos nacionais e internacionais, alocados em table tops. O local servirá de ponto de apoio aos 600 hosted buyers convidados do Brasil, da América Latina, América do Norte e Europa.
Todos os hosted buyers, estão sendo cuidadosamente selecionados pela Abracorp e pela GOL Linhas Aéreas Inteligentes e incluirá compradores corporativos de empresas globais sediadas no Brasil e exterior, com destaque para a América do Sul.
“A iniciativa inovadora compreende a ativação do segmento Meetings, Incentives, Congress & Exhibitions (MICE), que registra significativo incremento na promoção de feiras, congressos, convenções, viagens de incentivo, entre outros eventos corporativos”, afirma o vice-presidente da ABAV Nacional e presidente da Abracorp, Edmar Bull.
Rodada de Negócios - As salas que receberão as rodadas de negócios nacionais e internacionais ficarão instaladas no pavilhão 2, juntamente com as atividades do Congresso ABAV. As reuniões serão realizadas mediante reserva antecipada do espaço.
O local será equipado com toda a infraestrutura necessária para reunir expositores e visitantes interessados em fechar acordos comerciais vantajosos e terá horário não coincidente com a programação da feira. A nova formatação aprimora a pioneira iniciativa da ABAV, do Brasil Today Destination, iniciada em 2003 e que contou com a participação de operadores nacionais de receptivo das várias regiões do Brasil e compradores internacionais de 16 países (Europa e América Latina). Os Hosted Buyers deverão participar de 25 reuniões previamente agendadas, sendo 20 com Suppliers de sua escolha e os demais determinados pela direção da feira.
Caravanas de Agências de Viagens - A presença dos agentes de viagens dos diversos estados será estimulada pela ABAV Nacional, que conclamou as ABAVs Estaduais a organizarem Caravanas permitindo que as associadas tenham oportunidade de visitar a feira e participar das atividades do Congresso. As agências de viagens não associadas também serão motivadas a marcar presença no evento, com a possibilidade de se inscreverem nas caravanas, porém passarão por critérios de qualificação que levarão em conta volume de negócios gerados e localização geográfica.
Além desse investimento, a associação fechou acordo com algumas entidades internacionais do setor turístico e com companhias aéreas, que se comprometeram a realizar o transporte de agentes de viagens e operadores turísticos, tanto brasileiros quanto estrangeiros.
Espaço Empreendedor - “Uma ABAV para todos”. Esse é o slogan que conceitua o Espaço Empreendedor, nos pavilhões 3 e 4, que atrairá pequenos empresários do setor com preços competitivos e espaços diferenciados para que, além de exporem seus produtos e serviços, também possam participar das rodadas de negócios. Os estandes dessa área têm tamanho entre 9 e 16 m², e são entregues prontos para o uso com montagem padrão.
Aldeia dos Sabores - A Feira de Turismo das Américas busca valorizar a gastronomia nacional, promovendo destinos que têm a gastronomia como atrativo para movimentar o turismo local, nos pavilhões 3 e 4. Os espaços inovadores serão chamados Aldeia dos Sabores e ficarão sob a responsabilidade de representantes dos roteiros que desejam comercializar ou oferecer gratuitamente comidas típicas da sua gastronomia aos participantes. Os interessados também podem patrocinar a ida de chefs, contando com estrutura completa para a gestão do espaço.
Vila do Saber - Composta por seis salas de treinamento com capacidade para 50 pessoas cada, no pavilhão 2, a Vila do Saber poderá ser usada pelos expositores. Com isso, será possível agendar apresentações para grupos previamente inscritos, com o objetivo de aproveitar o evento para abrir novos canais de distribuição ou apresentar peculiaridades de algum destino, entre outras promoções. Os interessados em assistir as apresentações, de 30 minutos, precisam se inscrever no site da feira e preencher uma ficha com o seu perfil, a descrição de seus objetivos, necessidades e expectativas.
Acordo com ITB Berlim e com a BTL Lisboa - ABAV – A Feira de Turismo das Américas acaba de fechar acordo de cooperação com a maior feira de turismo do mundo, a ITB Berlim. A parceria, firmada durante a 46ª edição ITB Berlim, que contou com a participação de expositores de 187 países, já garante trazer para a 40ª ABAV um seminário internacional do ativo segmento Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis, Transexuais e Transgêneros (LGBT), formado por um perfil de consumidor que gasta mais que o heterossexual e é fiel às suas marcas. Além disso, as próximas edições do evento brasileiro prevê ampliar a área de exposição para acolher novos expositores da ITB Berlim, já a partir de 2013. Mais recentemente, foi firmado acordo similar com a BTL, importante feira que se realiza anualmente em Lisboa.
Participação da US Travel - Também está confirmada para o encontro a presença das associadas à US Travel, por meio da BFOR, empresa responsável pela participação dos Estados Unidos em todas as feiras de turismo internacionais. Para 2012, a previsão é de aumento da área dos EUA em 50% em relação a 2011.
ABAV – A Feira de Turismo das Américas - A maior e mais importante feira de turismo do setor sediada no Brasil constitui excelente oportunidade para negociações e relacionamento com profissionais do trade turístico. O evento, palco que expõe a maior diversidade de produtos, serviços e destinos voltados à indústria de viagens e turismo, prioriza em sua estratégia de crescimento facilitar o entrosamento entre buyers e suppliers, além de muito networking. Com a presença de expositores de cerca de 50 países, neste ano apresenta uma série de novidades e, também, é palco para encontros de entidades públicas e privadas, e importantes acordos internacionais.
ABAV – A Feira de Turismo das Américas
-
Data: 24 a 26 de outubro de 2012
-
Horário: das 11h às 18h
-
Local: Riocentro – Av. Salvador Allende, 6555, Barra da Tijuca, Rio de Janeiro
-
Quantidade de pavilhões: 3
Pavilhão 2: Congresso ABAV, Rodada de Negócios, Vila do Saber, Sala para Coletiva de Imprensa e Secretaria do evento
Pavilhão 3: Espaço Corporativo e expositores do Brasil, América Latina e Caribe, empresas aéreas e conventions bureaux
Pavilhão 4: Expositores da Europa, Estados Unidos, África e Ásia, empresas aéreas e das áreas de financiamento e tecnologia -
Área total do evento: 40 mil m2
-
Previsão de estandes: 350
-
Previsão de expositores: mais de 1.000
-
Previsão de participantes: 25 mil
-
Países participantes: mais de 50
A diretoria da Abav Nacional anunciou uma série de novidades a serem implementadas na próxima edição da Feira das Américas. A principal será uma maior participação do corporativo, que terá uma área de 1,5 mil metros quadrados capitaneada pela Abracorp. No local serão instalados totens que serão usados individualmente por CVBs de todo o País para conversações com os diversos buyers esperados pelo evento.
“Em função disso teremos um grande número de gestores de viagens na feira”, comentou o presidente da Abav, Antonio Azevedo.
PAVILHÕES
Outra novidade da Feira das Américas 2012 será a utilização não mais dos cinco pavilhões do Riocentro, mas de apenas três, os de número 2, 3 e 4 – o 1 foi demolido e o 5 será descartado. Desta forma, os estandes dos Estados não ficarão mais juntos, em um único pavilhão, mas pulverizados nos três utilizados. Ainda assim, a Abav estima em quatro mil metros quadrados o aumento da área de exposição, passando de 36 mil para 40 mil metros quadrados.
CARAVANAS
Outra ação de destaque planejada pela entidade será a ampliação das caravanas de agentes de viagens. “É verdade que a participação deles vinha diminuindo. Na próxima edição, todas as Abavs estaduais terão de levar ao menos uma caravana”, afirmou Azevedo.
Outras novidades anunciadas: Espaço do Empreendor, que oferecerá estandes de menor porte, a preços acessíveis, voltados a pequenas empresas; Aldeia dos Sabores: ilhas gastronômicas onde os destinos poderão apresentar seus produtos típicos; Vila do Saber: complexo de salas de capacitações, no pavilhão 2.
O Uzbesquitão será um dos expositores estreantes, dos muitos que virão para o Brasil. Em Lisboa, pelo menos seis contratos foram assinados em áreas diversas, inclusive de cruzeiros fluviais, no Douro. Um congresso de ministros de turismo de toda a América Latina e dos países lusófonos, mais a Espanha, também deverá acontecer durante a feira de outubro. E a Abav pretende chegar a ter pelo menos 40 mil m2 na área de exposição comercial.
Estas são algumas, existem muitas outras novidades que foram apresentadas durante o anúncio oficial feito hoje à tarde (12), na sede da Abav Nacional para mostrar como será a ‘Feira das Américas’ de 2012. Hoje o site da feira já entrou no ar e pelo menos 15% a mais em relação ao período identifico do ano passado já estão negociados.
Entre mudanças e inovações, a intenção da 40a. edição da Feira das Américas será o da oferta de um espaço voltado para a comercialização de produtos e serviços em busca de novos negócios. De 24 a 26 de outubtro, das 11 até 18 horas, tudo promete ser diferente em relação aos anos anteriores. A começar pela mudança da empresa organizadora, depois de três anos.
‘A Abav continua sendo o grande evento turístico do Brasil’, fez questão de ressaltar o presidente Antonio Azevedo, cercado de auxiliares diretos, garantindo que ‘não estamos mudando por mudar’ e lembrando que o ex-presidente Kaká abriu a porta para esta série de necessárias modificações dentro da fase de transição.
A maior parte dos expositores estava pedindo a ampliação da área, justificou o presidente que garantiu detalhes da repaginação da feira no Riocentro. ‘Todas as metas estabelecidas estão sendo superadas’, resume. A entrada será pelo pavilhão 2, a feira acontecerá nos pavilhões 3 e 4, não haverá um espaço exclusivo para o institucional e o evento será muito mais no âmbito comercial.
Também no Pavilhão 2 haverá uma estrutura montada para capacitação e palestras, enquanto no 3, em uma das grandes apostas do evento para este ano, haverá intensa participação do segmento corporativo. ‘Haverá uma representação muito grande’, adiantou o vice-presidente Edmar Bull, que assumiu logo após a presidência da Abracorpp, ele que também é vice da Abav. Neste mesmo pavilhão também será ativada a presença da Braztoa e haverá a retomada de uma série que houve em 2003, quando a Feira transferiu-se para o Rio de Janeiro, o ‘Brasil Today.
Antonio Azevedo destacou os recentes acordos fechados no exterior como fundamentais para o crescimento da ‘Feira das Américas’. ‘Fechamos com a ITB, que será responsável pelo segmento LGBT, um dos que mais crescem no turismo internacional; temos o acordo duplamente negociado em Portugal, com a BTL e também com a Apavt (Associação dos Agentes de Viagem de Portugal), e renovamos a participação da US Travel, que vai dobrar a área em relação ao ano passado. Como vocês podem verificar, a Abav sempre realizou este evento olhando para o mercado, agora mais ainda.’
Outras informações foram complementadas por Gisele Lima, em nome da empresa promotora, a Promo Indúistrias Criativas. Como o Brasilturis Jornal já antecipou, cerca de 600 hosted buyer da América do Sul virão sob o patrocínio da GOL Linhas Aéreas Inteligentes, já de modo agendado para reuniões no estados. ‘E no aspecto corporativo, além da Abracorpp com todas as suas agências, teremos também os Conventions Visitors, em uma área de quase 1,5 mil m2’.
Serão três pavilhões interligados e o foco será mesmo o desenvolvimento de novos negócios.
. O 2 receberá a Vila do Saber, o Congresso e Fórum, a Rodada de Negócios e Secretaria. No 3 será o ritmo inovador que compreende o segmento Meetings, e Incentives, além de congressos.Nos pavilhões 3 e 4, o Espaço Empreendedor conceitua ‘Uma Abav para todos’, com a atração de pequenos empresários.
Outro detalhe anunciado por Gisele: ‘vamos ampliar as caravanas de agentes de viagem de todo o Brasil’. Isto também vem de encontro à posição de Azevedo que pretende afirmar um ‘maior envolvimento das Abavs regionais e com o apoio das companhias aéreas. Certamente, teremos uma grande caravana de cada estado’.
Com o objetivo de apresentar mudanças efetivas que atendam as expectativas de expositores e visitantes, o evento promete ser diferente das edições anteriores, a começar pela organização, que este ano passa a ser responsabilidade da Promo Inteligência Turística. “Havia uma necessidade de um falar brasileiro na organização. Estamos satisfeitos com a mudança, o mercado está satisfeito”, disse o presidente da ABAV, Antonio Azevedo.
As mudanças são resultado de uma pesquisa de satisfação realizada no evento do ano passado, que identificou os pontos a serem melhorados, tanto no ponto de vista dos expositores, quanto dos visitantes e jornalistas.
O grande destaque desta edição fica a cargo do Espaço Corporativo, que fornecerá um local específico para o segmento com cerca de 1500m². A iniciativa, realizada em parceria entre ABAV, Abracorp e os Conventions e Visitors Bureau tem como objetivo uma aproximação maior do mercado corporativo com a Feira das Américas, com foco na área de negócios. “A iniciativa inovadora compreende a ativação do segmento Meetings, Incentives, Congresses & Exhibitions (MICE), que registra significativo incremento na promoção de fóruns, congressos, convenções, viagens de incentivo, entre outros eventos corporativos”, afirma o vice-presidente da ABAV Nacional e presidente da Abracorp, Edmar Bull.
As novidades para 2012 não param por ai. A Aldeia dos Sabores atenderá ao público do evento divulgando a gastronomia de determinados destinos, oferecendo pratos da cozinha regional. O Espaço do Saber terá toda a infraestrutura dedicada à capacitação dos profissionais com palestras, fóruns e cursos. Além disso, haverá as Rodadas de Negócios que darão a oportunidade de aproximação entre buyers e suppliers, o Espaço Empreendedor, voltado para pequenas empresas, e o incentivo às caravanas de agentes.
Todas essas novidades já estão repercutindo no interesse dos expositores. A US Travel, dobrou seu espaço de exposição, interessados no filão dos turistas brasileiros que crescem a cada ano nos Estados Unidos. A ABAV já registrou um aumento de 15% no volume de vendas, em relação ao ano passado, e a maioria dos expositores estão solicitando o aumento da área.
Outra novidade é o acordo de cooperação com a ITB Berlim que trará ao evento um seminário internacional do ativo segmento Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis, Transexuais e Transgêneros (LGBT), “É um segmento forte que tem uma demanda interessante e maior valor agregado”, disse Antonio Azevedo.
Com um investimento de 8 milhões de reais, essa promete ser a melhor Feira das Américas dos últimos anos e a expectativa dos organizadores é de um crescimento de 20% no número de visitantes. Questionado pelo Diário sobre as especulações de onde será realizada a feira no ano que vem, Antonio Azevedo disse que só há duas possibilidades: Rio ou São Paulo, porém não há nada decidido.
“Queremos que esta seja a melhor de todas as feiras que já fizemos no Rio Centro”. Com esta frase o presidente da Associação Brasileira de Agências de Viagens (Abav), Antônio Azevedo, resumiu o objetivo das mudanças anunciadas nesta segunda-feira (12/03) para a edição de 2012 da feira da entidade. A primeira inovação é no nome. O evento passa a se chamar “Abav – A feira de turismo das Américas”, será realizado entre os dias 24 e 26 de outubro no Rio de Janeiro e terá organização da Promo Inteligência Turística.
“Fomos eleitos com uma plataforma de mudanças e uma delas envolvia a feira. Neste ano vamos introduzir algumas inovações para que isso aconteça de forma gradativa. O ex-presidente Kaká já abriu as portas para essas mudanças com a terceirização da feira. Vamos agora aperfeiçoar isso”, disse. “Em 2011 fizemos uma pesquisa com os participantes e expositores para pautar essas mudanças. Independente da reformulação, a Abav continua sendo o grande evento do turismo no Brasil”, complementou.
Azevedo ressaltou ainda que o intuito dessas inovações é que a feira possa gerar um volume maior de negócios e que possa agradar tanto os expositores como os visitantes. “Queremos ter uma feira onde se possa fazer bons negócios, pois este deve ser o objetivo de qualquer evento deste tipo”, afirmou.
Veja abaixo as principais mudanças:
Novo Layout – A feira da Abav terá um novo modelo de layout nos pavilhões do Rio Centro, sendo que o primeiro não será utilizado neste ano. A entrada será pelo pavilhão 2, onde nas edições anteriores ficavam os estados. Os pavilhões 3 e 4 mesclarão estandes institucionais e comerciais. O labirinto do terceiro pavilhão também deixa de existir dando espaço para ilhas com estandes de expositores internacionais.
Corporativo – A Associação Brasileira de Agências de Viagens Corporativas (Abracorp) será responsável por um espaço de 1,5 mil m², onde estarão expostos cerca de 40 Convention & Visitors Bureaux. A entidade também levará cerca de 800 hosted buyers (gestores de viagens) para participarem da feira. “Ficamos impressionados como este espaço despertou o interesse dos expositores, principalmente em função do grande número de compradores”, revelou Azevedo.
Rodadas de Negócios – Nesta edição do evento haverá também um espaço para rodadas de negócios no pavilhão 2. Azevedo explicou que com a colaboração das companhias aéreas serão convidados buyers de países da América Latina, Europa e Estados Unidos para participarem das rodadas. “Serão cerca de 600 compradores. A partir de junho, os interessados poderão se cadastrar e terão o seu perfil analisado. Entre outras coisas eles terão que assumir o compromisso de agendar pelo menos 25 edições”, destacou Gisele Lima, diretora da Promo.
Caravanas – O presidente da Abav confirmou que um dos compromissos da entidade para esta edição é facilitar e ampliar a participação dos agentes de viagens. Para isso, ele já anunciou que as caravanas serão ampliadas. “Sabemos que a hotelaria no Rio de Janeiro é cara e isso dificulta um pouco para os agentes. Teremos um apoio grande das companhias aéreas e vamos envolver todas as Abavs regionais”, garantiu.
Vila do Saber – As salas para eventos e capacitações continuarão no pavilhão 2. A novidade desta edição será a possibilidade de participação dos expositores. De acordo com Azevedo, eles poderão aproveitar o espaço para apresentar os seus produtos e serviços aos participantes. “Uma das vantagens é que o expositor poderá ter acesso ao perfil dos agentes que se inscreverem nas suas palestras e capacitações, podendo também aumentar o seu banco de dados”, contou Gisele.
Aldeia dos Sabores – Nos pavilhões 3 e 4 do Rio Centro, serão instaladas ilhas gastronômicas onde os estados e países poderão apresentar e comercializar os pratos tradicionais dos seus destinos. De acordo com Azevedo, a alimentação foi um dos problemas apontados pelos expositores e participantes nas pesquisas realizadas pela entidade. “Nesses espaços, os destinos poderão apresentar sua gastronomia e agregar valor aos seus produtos”, definiu Azevedo.
Espaço Empreendedor – A Abav irá disponibilizar espaços menores e já com estrutura pronta para que empresas de menor porte possam expor os seus produtos.
Espaço Braztoa – A Associação Brasileira das Operadores de Turismo (Braztoa) também contará com o seu espaço na feira. Com um conjunto de módulos com 12 m² cada, já está confirmada a participação de 22 expositores.
BTL e ITB – A Abav também firmou parceria com as feitas BTL de Lisboa e ITB de Berlim, esta considerada a mais importante em geração de negócios no mundo. No caso da BTL o acordo de cooperação prevê a facilitação dos expositores de Portugal no evento. A ITB será responsável pelo espaço LGBT da Abav neste ano. De acordo com Azevedo, esta participação será ampliada em 2013.
Comentários