A abertura foi conduzida pelo presidente da ABAV-PR, Roberto Bacovis, e contou com a participação de diversas autoridades, empresários, convidados e profissionais de turismo. “Queremos dar destaque ao Turismo do Paraná. Temos orgulho deste Estado singular e acolhedor e, é neste contexto de destaque e valorização que chegamos ao 21º Salão Paranaense de Turismo, um dos principais eventos do setor no sul do Brasil e Mercosul, e que acontece de maneira independente, totalmente organizado pela ABAV-PR. Em tempos difíceis, os desafios em realizar esse evento são muito grandes, mas também são grandes os nossos sonhos e boas intenções para fortalecer o Turismo em nosso Estado e em nosso país”, revela Bacovis.
A cerimônia de abertura contou com a presença de autoridades que integraram a mesa diretora, entre eles o prefeito de Curitiba, Gustavo Fruet; o presidente em exercício da Embratur, Walter Luiz de Carvalho Ferreira; o representante do governador do Paraná, Beto Richa, e secretário de Esporte e do Turismo do Paraná, Douglas Fabrício; o presidente da Paraná Turismo, Jacó Gimenes; o prefeito de Foz do Iguaçu, Reni Pereira; o presidente do Instituto Municipal de Turismo de Curitiba, Caíque Ferrante; o presidente da Fecomércio, Darci Piana; a presidente da Abrasel-PR, Jilcy Mara Joly Rink; o presidente do SEHA, João Jacob Mehl; o representante da Fenactur, Vítor Daniel; o empresário e representante da ABAV Nacional, Eraldo Palmerini; e, o diretor superintendente do Sebrae Paraná, Vitor Tioqueta.
Durante a cerimônia, além de destacar os diferenciais do evento e agradecer seus patrocinadores e apoiadores, Bacovis também abordou assuntos que vem sendo discutidos há anos no estado, entre eles, a ampliação da infraestrutura dos dois principais aeroportos do Paraná – da capital e de Foz do Iguaçu. “Gostaria de reforçar o pedido de intervenção e auxílio na infraestrutura do Turismo no Estado do Paraná. Precisamos viabilizar, em um esforço coletivo entre governo federal e estadual, a terceira pista de nosso aeroporto internacional Afonso Pena. Também peço pelo aeroporto de Foz, no qual sabemos que já existe um projeto custeado pela Itaipu Binacional para a ampliação do local, que é um dos principais portões de entrada de turistas estrangeiros do Brasil. Precisamos que as boas impressões do nosso belo país comecem no aeroporto de Foz”, diz.
O prefeito de Curitiba, Gustavo Fruet, referenciou o Salão Paranaense. “É uma alegria para a cidade sediar esse importante evento. 80% do PIB de Curitiba é resultado da prestação de serviços, entre eles o turismo”. Já o secretário de Esporte e do Turismo, Douglas Fabrício, destacou as ações que serão realizadas pelo Paraná, no atual momento. “Fizemos uma série de parcerias e pactos de atitudes para fortalecer o turismo”, revelou. Ainda na abertura do 21º Salão Paranaense, o secretário realizou o lançamento oficial do Selo do centenário do turismo do Paraná – uma viagem na memória do turismo paranaense / 1916-2016.
O 21º Salão Paranaense de Turismo será realizado nos dias 6 e 7 de março, no Expo Unimed, na capital paranaense, e conta com o patrocínio da Holding Higiserv / BWT Operadora de ‘’Turismo / Serra Verde Express; Grupo BRT; CNC – Fecomércio-PR, FBHA – Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação, Sindicato Empresarial de Hospedagem e Alimentação – SEHA, ABIH-PR; Itaipu Binacional; GOL; TAM; e, Vital Card; parceria estratégica da Abrasel-PR; Centro Histórico de Curitiba; Feijão Amigo; Governo do Paraná – Paraná Turismo; Infraero; Núcleo de Turismo Receptivo; Procerva – Associação das Microcervejarias do Paraná; Rede Slaviero; Sebrae/PR; Transtupi; e apoio da ABOTTC; CCVB; FC&VB/PR; Identificare; Instituto Municipal de Curitiba; Ministério do Turismo; Sindetur-PR.
Comentários