A ABAV é composto por mais de 2000 associados, entre agências de viagens, operadoras de turismo, agências receptivas, consolidadoras, agências corporativas e especializadas, que juntos são responsáveis por mais de 80% das vendas de pacotes de viagens em todo o Brasil. Em 2022, o faturamento anual dessas empresas alcançou R$ 29,7 bilhões, representando um crescimento em relação ao ano anterior. Apesar disso, o resultado ainda está cerca de 12% abaixo dos números pré-pandemia de 2019, que atingiram R$ 33,9 bilhões. A expectativa é que, com a retomada do setor, o faturamento volte a crescer e possa até mesmo ultrapassar os números de 2019 até o final de 2023.
"Alguns desafios de 2022 impactaram os números - que poderiam ter já chegado aos de 2019, como a reorganização do setor, inclusive na contratação de recursos humanos em um momento de demanda até mais alta que o esperado, a oferta de malha aérea, reabertura de alguns hotéis, reorganização dos produtos nacionais e internacionais ofertados, lentidão ou inclusão de processos de vistos que não existiam em 2019, assim como a pausa de emissão de passaportes", explica a presidente da ABAV Nacional, Magda Nassar.
A ABAV tem como um de seus principais objetivos para 2023 continuar promovendo capacitações gratuitas por meio do ICCABAV, seu Instituto de Capacitação e Certificação. No ano anterior, mais de 10 mil profissionais foram treinados por meio dessa iniciativa, que tem contribuído para manter o crescimento do faturamento do setor. Além disso, em outubro deste ano, será realizada a 50ª edição da ABAV Expo, o maior evento de turismo do país, organizado pela ABAV Nacional e com inscrições já disponíveis no site www.abavexpo.com.br.
O evento será realizado no Riocentro, com expectativa de reunir mais de 36 mil participantes em seus mais de 37 mil metros de exposição. A entidade, que completará 70 anos em dezembro, é influente no cenário político e destaca-se pela diversidade empresarial em seu sistema, o que permite a criação de um ambiente plural que impulsiona o mercado do turismo em múltiplas direções.
Sobre a ABAV Expo
A ABAV Expo é o maior evento do mercado turístico do Brasil e um dos mais importantes da América Latina. Reúne os principais representantes da indústria turística do país e do mundo, sendo um ponto de encontro para o lançamento de novas tendências e produtos, além de promover negócios, relacionamentos e oportunidades de capacitação para profissionais do setor. Comemorando sua 50ª edição, o evento é organizado pela ABAV Nacional e foi considerado o mais relevante para participação em 2022 por 72% dos profissionais da indústria de acordo com uma pesquisa realizada pela ABAV em parceria com o SEBRAE em junho de 2021.
Em 2021, a ABAV Expo voltou a ter sua característica itinerante e foi o primeiro grande evento teste a seguir os protocolos sanitários pós vacinação Covid-19. A feira aconteceu em Fortaleza e arrecadou R$ 5,24 milhões em receita para a cidade. Cada visitante teve uma permanência média de 3,6 dias e deixou na cidade um gasto médio diário de R$ 693,26, que foram divididos entre hospedagem (34,1%), compras (27,5%), alimentação (16,9%), entretenimento (11,7%) e transporte (9,8%). Segundo o relatório produzido pelo Observatório de Turismo, o fluxo turístico gerou um impacto estimado em R$ 7,1 milhões na economia de Fortaleza.
A edição de 2022 da ABAV Expo aconteceu no Centro de Convenções de Pernambuco, em Olinda, e contou com a participação dos principais players do mercado de turismo do Brasil e do mundo. De acordo com dados divulgados pela Secretaria de Turismo e Lazer do Estado de Pernambuco, em parceria com a EMPETUR e o Observatório do Turismo, a rede hoteleira da região metropolitana do Recife (Recife/Olinda e Jaboatão dos Guararapes) teve uma ocupação média de 88,52%. Durante o evento, foram registrados 26.017 turistas em hotéis, com uma permanência média de 4,5 dias e um gasto médio de R$2.199,36. A receita turística bruta no período foi de R$84,5 milhões.
Comentários