ABA Summit 2014 Marketing para transformar – reunindo um qualificado grupo de profissionais para acompanhar as palestras.

O evento teve destaque especial para a participação do recém-formado Grupo de Líderes da ABA, com grandes nomes do mercado brasileiro que se reuniram em um debate para fomentar a discussão sobre a construção de marcas e aprimorar o uso do marketing e da comunicação como ativo competitivo de negócios.

Atendendo plenamente os objetivos traçados pela organização do evento, a plateia foi formada, predominantemente, por executivos de alto escalão de empresas associadas à ABA, além de dirigentes de veículos de comunicação, agências, institutos de pesquisa e demais fornecedores da área de comunicação.

Atrair um público mais qualificados para os eventos e as atividades dos Comitês é prioridade para a nova gestão da ABA.

Entende-se que a entidade precisa seguir nesse caminho para cumprir sua missão de ser um agente transformador do mercado, principalmente no sentido de ressignificar a importância do marketing nas organizações.

“Estou convicto de que cabe à ABA liderar esse processo de transformação do mercado”, destacou João Campos (gerente geral da Kibon, Vice-Presidente da Unilever e Presidente da ABA) em seu discurso na abertura do Summit, explicando que isso será feito a partir dos eventos, dos Comitês, das frentes de Advocacy e outras tantas ações em planejamento.

O ABA Summit contou também pela primeira vez com um Painel de Presidentes com o intuito de debater como os líderes das empresas enxergam o marketing e seu papel nas organizações, visto como ativo competitivo de negócios.

Mediado pela jornalista Cláudia Vassalo, o painel contou com a participação de João Campos, gerente geral da Kibon, Vice-Presidente da Unilever e Presidente da ABA; Guilherme Loureiro, Presidente do Walmart; Alberto Carvalho, Presidente da P&G; Gino di Domenico, Presidente Brasil Kirin; e Luiz Carlos Dutra, Vice-Presidente da Votorantim e Co-presidente do Conselho Superior da ABA.

A partir das ideias apresentadas e discutidas pelos Presidentes, ficou clara a importância de se ter uma marca corporativa forte, bem trabalhada pelo marketing, e que há espaço para sua ampliação em qualquer cenário político, social ou econômico.

Além do Painel, o ABA Summit 2014 apresentou as palestras de Maurício Kato, CEO da HavasWorldwide São Paulo, falando sobre as tendências e perfis dos novos consumidores, e Simon Clift, Chairman da Touch Branding em Londres e ex-CMO Unilever, apresentando cases de sucesso do marketing Unilever.

Maurício Kato, compartilhou com os participantes informações apuradas com os chamados “prosumers" que, no geral, são pessoas que ditam tendências de consumo. “É um grupo essencial para conseguirmos antecipar mudanças de comportamento de consumo”, explicou Kato.

Encerrando o evento, Simon Clift, convidado internacional, falou sobre as bases necessárias para o posicionamento adequado das marcas, enfatizando campanhas icônicas e apresentando cases de sucesso internacionais da Unilever, tais como a Campanha pela Real Beleza, da marca Dove, e o Project Sunlight – projeto internacional de cunho social da marca corporativa que também chega ao Brasil essa semana.

O evento teve patrocínio ouro Globo e Correios; patrocínio prata Nextel, Santander, Sky, SBT e Globosat; e apoio especial Bradesco e Arizona.

ABA

A ABA – Associação Brasileira de Anunciantes é uma entidade sem fins lucrativos, criada para representar, defender interesses comuns e contribuir para a evolução e profissionalização de empresas anunciantes do Brasil, cujas associadas representam cerca de 70% dos investimentos em propaganda no País.

É filiada à WFA – World Federation of Advertisers, entidade que congrega associações de anunciantes de 55 países, incluindo todas as principais economias mundiais e empresas responsáveis por mais de 60% dos investimentos publicitários internacionais.

A ABA também é fundadora e integrante do Conar – Conselho de Auto-Regulamentação Publicitária e do Cenp – Conselho Executivo das Normas-Padrão.

Fonte: Assessoria