A vida é uma peça de teatro, sem ensaio

Para a professora Yara Moraes, da Pós-Graduação da FAAP, a frase de Charles Chaplin pode ser muito bem adaptada ao mercado de eventos, onde não há ensaio, mas espera-se resultado de sucesso. Para isso, os profissionais precisam estar muito bem preparados.

Realizar eventos corporativos parece ser uma atividade simples, mas engana-se quem pensa assim. Além de planejar a ação como ferramenta de comunicação, contratar fornecedores, coordenar tarefas, administrar pessoas e controlar prazos, o profissional precisa ter muito equilíbrio e várias competências, algo que requer preencher uma extensa lista de habilidades.

Segundo a professora Yara Moraes, coordenadora do curso de Planejamento e Organização de Eventos da Pós-Graduação da Fundação Armando Álvares Penteado (FAAP), o bom profissional dessa área deve estar muito bem preparado. “É preciso antes de tudo saber motivar a equipe, pois as atividades de um evento se entrelaçam e todos precisam estar afinados e motivados porque muitas vezes os trabalhos avançam noite adentro”, recomenda a professora.

Além disso, é preciso ser organizado, criativo, ter bom relacionamento interpessoal, habilidade de negociação, saber trabalhar sob pressão e entender que o evento é feito para que os públicos estratégicos se relacionem, sendo este um dos principais itens da ação. Mas, a lista de habilidades para a função não acaba aí. É igualmente importante ter boa base de cultura geral, de preferência dominar outro idioma, ser curioso, saber planejar todo o processo de um evento e ter flexibilidade suficiente para não engessar o planejamento e fazer ajustes, caso sejam necessários.

Evento é a arte de construir relacionamentos

Saúde, muita energia e principalmente paixão por eventos são ingredientes fundamentais para o sucesso do empreendimento. “É necessário ainda ser educado, ter posicionamentos firmes e saber lidar com os diversos públicos, além de estar preparado para improvisar e sorrir quando a vontade é chorar”, pontua a professora, lembrando que estão abertas as inscrições para a 11ª turma do curso, cujas aulas começam em setembro.

A professora Yara acrescenta que o mercado de eventos está avançando à medida que a economia brasileira se torna mais relevante no mundo. Por conta de eventos como a Copa do Mundo e as Olimpíadas, o Brasil chama atenção no cenário mundial e de empresários, com a possibilidade de promover eventos como forma de estreitar relacionamentos com os públicos de interesse e dessa formar fixar sua marca. “Essa é uma boa oportunidade para os profissionais que desejam aproveitar o mercado aquecido para investir em capacitação e atualização”, recomenda.

Fonte: Assessoria