A mulher na indústria hoteleira

A indústria do turismo e da hotelaria avançou significativamente nos últimos anos na América Latina. Segundo dados da Organização Mundial do Turismo (OMT), o crescimento total estimado é de, aproximadamente, 50% até 2020.

Apesar do crescimento, as mulheres que atuam na indústria ainda têm um longo caminho a percorrer: os cargos de direção nas redes hoteleiras, em nível internacional, são ocupados em sua maioria por homens. Segundo os autores do livro “Turismo e Gênero”, Maria del Mar Alonso Almeida e Jose Miguel Rodriguez Aton, somente em 33% dos casos as mulheres ocupam cargos de direção.

Diana Plazas, Vice-Presidente de Marcas, Marketing e Digital para o Caribe e América Latina da Marriott International

Por isso, a história de Diana Plazas, Vice-Presidente de Marcas, Marketing e Digital para o Caribe e América Latina da Marriott International (CALA), é um exemplo de sucesso na indústria.

Antes de se juntar a Marriott International, onde trabalha já há dois anos, Diana dirigiu esforços globais de marketing para a marca DoubleTree by Hilton, composta por mais de 400 hotéis presentes em 30 países. Graças a sua experiência no setor, conquistou diversos prêmios com as campanhas que desenvolveu.

Entre elas destacam-se vários Gold Adrian Awards (HSMAI) e o reconhecimento como uma das “25 mentes mais extraordinárias do setor de vendas e de marketing” pela organização, bem como pela importante publicação do setor “Hotel Magazine”. Diana também foi vencedora do “PR News Social Media Icon Award”.

Diana contribuiu para o crescimento da Marriott International nos últimos anos graças ao papel estratégico que desempenha na rede e às iniciativas que desenvolveu. Atualmente, é responsável por estabelecer e executar as estratégias digitais e de marketing que ajudem a trazer mais hóspedes e transformar a rede em um negócio cada vez mais rentável. Por meio deste tipo de ativações globais, sua equipe alcançou o sucesso com campanhas como “Ideias que Viajam” e com o patrocínio à ESPN em eventos importantes como a Copa América e os Jogos Olímpicos.

Além de Diana Plazas existem outros grandes casos de êxito feminino na Marriott International, o que coloca a rede como uma das marcas com maior número de mulheres em postos de liderança na América Latina: 19 mulheres no posto de Gerente Geral de propriedades na região. Confira abaixo outros exemplos de mulheres em cargos de liderança na rede:

• Chris Holter - Regional Vice President Revenue Strategy Mexico and Caribbean

• Mary Lynn Elizondo - Regional Vice President Human Resources at Marriott International

• Laura Santoni - Area Vice President, Mexico

• Diana Plazas - Vice President, Brands, Marketing & Digital - CALA at Marriott International

• Louise Bang - Vice President Global Sales Latin America and Caribbean

Isso demonstra que não há desafio na indústria que as mulheres não possam enfrentar, sendo uma tendência que elas ocupem posições importantes nas empresas da região. Este é um bom momento para criar um ambiente mais igualitário no setor graças ao crescimento gerado nos mercados da América Latina.

Fonte: Assessoria